Buscar

AV HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV 
		HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP.
	 
	 
	 1.
	Ref.: 17867
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O conflito entre árabes e israelenses marca um dos principais episódios da História durante o século XX, ainda presente no século XXI. Com o final da Segunda Guerra e a Criação da ONU, é criado o Estado de Israel. Sobre esse momento é INCORRETO afirmar:
		
	
	A criação do Estado de Israel foi reconhecido pelas duas principais potências da época: União Soviética e dos Estados Unidos.
	 
	A criação do Estado de Israel foi uma medida para desviar as atenções para os acontecimentos do início da corrida armamentista das potências emergentes na Guerra Fria.
	
	Após a fundação do Estado de Israel, em 1948, e a Guerra que se seguiu entre Israel e a Liga Árabe, e o sentimento de ódio entre os dois povos irradiou-se de forma descontrolada
	
	Os Estados árabes vizinhos, que contestam a criação de Israel, decidem intervir. Os exércitos do Egito, Iraque, Líbano, Síria e Transjordânia entraram na Palestina.
	
	A ONU decidiu-se pela partilha da Palestina em dois Estados: um judeu e o outro árabe.
	
	
	 2.
	Ref.: 18753
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	"... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último." (ARON, Raymond.)
Raymond Aron definiu o período da Guerra Fria como um tempo de 'paz impossível e guerra improvável'. A afirmativa do autor refere-se:
		
	 
	A ausência de um confronto direto entre norte-americanos e soviéticos, pois ambos temiam uma guerra nuclear.
	
	Ao fato de que uma terceira guerra mundial era inevitável.
	
	Ao fato de que apenas a URSS ambicionava por um confronto armado.
	
	Aos conflitos armados em zonas de influência soviética.
	
	Ao arsenal bélico norte-americano que deveria ser testado em zonas de influência soviética.
	
	
	 3.
	Ref.: 622187
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Durante a Guerra Fria, a URSS tentou expandir o modelo socialista pelo mundo, conseguindo, inclusive, criar uma área de influência direta nas Américas. Em que país das Américas a URSS conseguiu implantar sua área de influência?
		
	
	Brasil
	
	Guatemala
	 
	Cuba
	
	Argentina
	
	Chile
	
	
	 4.
	Ref.: 618581
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, deflagra uma grave crise político-institucional onde uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas (considerados militares de direita) era contrária à posse do vice-presidente eleito João Goulart. Assinale, abaixo, a opção que melhor explica as razões para essa oposição militar à posse do vice-presidente da República, João Goulart.
		
	
	João Goulart era considerado um político de elite e, por isso, grande parte da oficialidade das Forças Armadas não o aceitava pois queriam um presidente mais próximo dos problemas da população
	
	Uma parte da oficialidade das Forças Armadas não queriam que João Goulart assumisse porque entendiam que Leonel Brizola tinha mais condições para ficar à frente do governo naquele momento.
	 
	Os militares de direita não queriam a posse do vice-presidente João Goulart pela identificação do mesmo com o trabalhismo de Getúlio Vargas.
	
	João Goulart não representava os interesses dos trabalhadores e uma parte da oficialidade das Forças armadas temia que, por essa razão, seu governo fosse um governo de confronto com sindicados de trabalhadores, o que seria prejudicial para o país naquele momento.
	
	Uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas não queria a posse de João Goulart por estar ao lado de grande parte da população brasileira que queria a volta de Jânio Quadros e não aceitava João Goulart na presidência da República.
	
	
	 5.
	Ref.: 231821
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Podemos dizer que o movimento Hippie pode ser inserido no contexto do (s):
		
	
	conflitos travados ao longo dos anos 1960 entre os EUA e a URSS pelo controle da tecnologia espacial.
	
	ultra desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, que aconteceu na primeira metade do século XX.
	 
	movimento de mudanças culturais que marcou o mundo ocidental ao longo das décadas de 1960 e 1970.
	
	extermínio dos judeus, que foi promovido pelo Estado alemão entre o final dos 1930 e o início dos anos 1940.
	
	conflitos entre os EUA e o governo cubano, que marcaram a década de 1960.
	
	
	 6.
	Ref.: 269545
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A partir dos anos 1980, o surgimento do neoliberalismo muda as relações capitalistas, principalmente pelo fato do mesmo pregar o Estado mínimo ou seja, intervenção mínima do Estado e diminuição do Estado de Bem Estar Social. Como exemplo desse tipo de modelo podemos apontar:
		
	
	Fortalecimento de parceria público privada
	
	Fortalecimento do modelo educacional baseado na ideologia tecnicista
	
	Investimento privado na melhoria de mobilidade urbana
	
	Expansão do sistema de financiamento estudantil
	 
	Privatização de empresas estatais
	
	
	 7.
	Ref.: 231921
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Durante grande parte da Guerra Fria, o Brasil foi governado por uma Ditadura Militar que esteve diretamente relacionada com a dinâmica do contexto internacional da época. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor complementa essa afirmação.
		
	
	A Ditadura Militar brasileira foi um caso excepcional na América Latina, já que os países vizinhos jamais abandonaram a democracia.
	
	A Ditadura Militar brasileira construiu sólidas bases de desenvolvimento, o que fez com que o Brasil não precisasse de empréstimos internacionais.
	
	Durante a Guerra Fria, o Brasil se alinhou ao comunismo soviético, o que fez com que a nossa Ditadura Militar fosse controlada pelo operariado.
	
	Na verdade, a Ditadura Militar brasileira foi um governo democrático, já que o poder legislativo quase não ficou fechado no período.
	 
	A Ditadura Militar brasileira foi caracterizada pelos investimentos na indústria pesada, que foram quase todos financiados pelo capital internacional, o que resultou no grande endividamento do Brasil junto à instituições como o FMI.
	
	
	 8.
	Ref.: 248167
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Durante a década de 1980, ficou nítido o atraso econômico da União Soviética em relação aos países ocidentais. Nessa década, o modelo no qual toda a economia estava concentrada no Estado mostrou-se insuficiente para atender às demandas sociais. A URSS não conseguiu se manter como grande potência e continuar no páreo contra os Estados Unidos. Aponte uma consequência dessa crise.
		
	
	Com o governo de Gorbachev, a URSS começou a radicalizar sua corrida armamentista;
	
	com o governo de Gorbachev, a URSS começou a dar os primeiros sinais de abandono do comunismo, principalmente ao assinar com os EUA um tratado que previa o abandono das relações diplomáticas com Cuba e China.
	 
	com o governo de Gorbachev, a URSS começou a dar os primeiros sinais de abertura política e econômica. Porém, a política por ele aplicada não foi capaz de garantir a unidade do governo, causando descontentamento tanto no partido quanto na população;
	
	o governo de Gorbachev, deu início ao programa espacial soviético;
	
	o governo de Gorbachev, deu início ao programa Guerra nas Estrelas;
	
	
	 9.
	Ref.: 249873
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	"A principal característica desse processo desenfreado por ampliação de espaços era a de que a expansão dos Estados europeus tinha sido motivada por uma necessidade irrefreável de ampliação de mercados das economias competitivas (...). Isto significava uma mudança radical no modo de organização política dos Estados-nação, uma vez que suas fronteiras tornaram-se restritivas e constrangedoras para a expansão dos mercados." (REIS FILHO, 2011). Acerca do processode expansão de mercados que caracterizou o neocolonialismo no século XIX, podemos apontar como fator primordial para esse processo a consolidação do:
		
	
	Cientificismo
	
	Socialismo
	 
	Capitalismo
	
	Racionalismo
	
	Anarquismo
	
	
	 10.
	Ref.: 229776
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A afirmação da hegemonia dos Estados Unidos perante os demais países do mundo, a partir de 1990, gerou uma série de reações e ressentimentos em diversas regiões do globo terrestre. Esses ressentimentos levaram à ações terroristas fazendo inúmeras vítimas inocentes por todo o mundo. Podemos dizer que esse terrorismo:
		
	
	É um movimento restrito a apenas algumas regiões, pois os países ou grupos envolvidos em ações terroristas não têm recursos para ações de maior impacto, embora as ações que praticam causam muitos prejuízos e mortes de inocentes.
	
	É resultado das enormes diferenças econômicas e sociais existentes no mundo de hoje, fazendo com que o terrorismo seja uma forma de reação inteiramente nova, sem precedentes na História.
	
	Deve-se ao fundamentalismo religioso de alguns países Orientais que pretendem difundir e fazer valer a palavra e os valores do Alcorão ao Ocidente.
	 
	Está ligado a uma reação contra a dominação dos Estados Unidos e seus aliados, principalmente Israel, não só no campo econômico, mas também no campo da dominação política, cultural e militar.
	
	É uma luta desenvolvida por alguns países fundamentalistas árabes apenas contra Israel por não aceitarem a sua presença naquela região.

Outros materiais