Buscar

atividade 3 fundamentos de nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 Fundamentos de Nutrição
Construa uma tabela e defina macrominerais e microminerais. Depois, classifique os minerais, de acordo com seus grupos, e informe as principais fontes alimentares de cada subgrupo. Você deve construir uma tabela com as seguintes categorias: mineral, classificação, função e fonte.
	 Macrominerais
 Ingestão necessitamos maior ou igual a 100 mg/dia
	Cálcio
funções estruturais, como a formação dos ossos e dentes (locais de maior concentração), além participar da  contração muscular, regulação metabólica, liberação de diversos hormônios, processo de coagulação sanguínea e transmissão de impulsos nervosos.
 Fonte
 Latícinios, couve, ostras, sardinha tofu, nabo, gergelim
	Fósforo
Representa cerca de 1% do peso corpóreo de um indivíduo adulto. Está relacionado com as funções metabólicas: regulação da atividade proteica, armazenamento temporário da energia advinda do metabolismo de macronutrientes, absorção e transporte de nutrientes e formação dos ossos e dentes, além de compor as estruturas químicas das membranas celulares, do DNA  e do RNA.
Fonte
Leite, gema de ovo, carnes, cereais, aves 
	Sódio
age em conjunto com outros eletrólitos, como o potássio, no líquido intracelular, para regular a pressão osmótica e manter o equilíbrio hídrico.
Fonte
Tablete de caldo de carne, embutidos, salgadinhos, enlatados, biscoitos
	Cloro
Importante na digestão, pois uma parte é utilizada na formação do ácido clorídrico (HCI), nas glândulas gástricas, sendo secretada no estômago, essencial para manter a acidez estomacal e ativar
Fonte
Sal de cozinha, alimentos processados
	Potássio 
É o cátion intracelular mais importante do nosso organismo. Associado ao cálcio, desempenha função na regulação neuromuscular. Com o sódio, auxilia o equilíbrio hídrico.
Fonte
Banana, tomate, brócolis, espinafre, laranja
	Magnésio
essencial para a respiração celular, por meio da participação na formação de ATP, também compõe a estrutura óssea e participa da transmissão neuromuscular, sendo importante no metabolismo de outros minerais, como cálcio, ferro, zinco, e no transporte do potássio, entre outras funções.
Fonte
Cereais de grãos integrais, leite, vegetais verdes, legumes, chocolate
	 Microminerais
necessários em quantidades mínimas, inferiores a 15 mg/dia
	Ferro
Elemento essencial para o ser humano, cerca de dois terços do ferro do nosso organismo podem ser encontrados sob a forma de hemoglobina no sangue ou ligados à mioglobina nos músculos e também às enzimas. O ferro pode ser caracterizado como inorgânico (ferro não heme) e orgânico (ferro heme), sendo um mineral essencial para a homeostase celular, para o transporte de oxigênio e o metabolismo energético.
Apesar do ferro não heme estar presente em todos os alimentos de origem vegetal, a sua absorção depende da solubilização no estômago e da redução no intestino, permitindo uma absorção entre 2% e 10% do total de ferro ingerido.
Fonte
Carnes, vísceras, vegetais verde-escuros, grãos
	Zinco
função enzimática o zinco contribui com as atividades catalíticas em muitas enzimas. Na função reguladora o zinco é captado ativamente pelas vesículas sinápticas, onde atua na atividade neuronal e na memória. Tenha em mente que é durante a digestão que ocorre a degradação das moléculas, e o pH ácido do estômago promove a solubilização do zinco. Entretanto, a absorção deste mineral no estômago é mínima.
Fonte
Frutos do mar, carnes, grãos integrais, cereais, legumes, tubérculos
	Cobre
O cobre tem funções orgânicas específicas. Ele atua como intermediário da transferência de elétrons, em atividades enzimáticas importantes para a homeostasia de funções fisiológicas, como a respiração celular, oxidação e transporte de ferro, defesa contra radicais livres, formação de pigmentos (melanina), biossíntese de neurotransmissores, defesa antioxidante e formação do tecido conjuntivo.
Fonte
Fígado, rim, frutos do mar, peixe, frango, carne, ovos, grãos, cereais
	Selênio
O selênio é essencial para o funcionamento de muitos aspectos do nosso sistema imunológico, além de atuar na neutralização de radicais livres, proteção do organismo contra a ação de metais pesados, remoção de vírus e destruição de células neoplásicas, entre outras funções.
Fonte
Castanha-doo-pará, atum, cogumelos, alho, cebola, brócolis, aípo, frutos do mar, frango, grãos, farelo, gérmem de trigo, fígado

Outros materiais