A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
INTEGRADA - noite

Pré-visualização | Página 1 de 2

FACULDADE UNAMA 
EM ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: CLÍNICA INTEGRADA RESTAURADORA
	
	ALUNO
	 
	MATRÍCULA
	 
	DISCIPLINA
	CLÍNICA INTEGRADA RESTAURADORA (DENTÍSTICA II E PERIODONTIA II) 
	DATA DA PROVA
	03/12/2020
	PROFESSOR
	Rodrigo L. Guimarães 
	TIPO DE PROVA
	 
	TURMA
	 6º período noite
	CÓDIGO DA TURMA
	 
	NOTA
	 
1 – (0,6)O clareamento dentário é um dos procedimentos estéticos conservadores mais procurados nos consultórios odontológicos. Para sua realização, diferentes modalidades de protocolos podem ser empregadas considerado a vitalidade do elemento e expectativa de tempo médio de duração de tratamento. Desse modo, para o clareamento caseiro de dentes vitais, qual dos produtos abaixo está corretamente indicado? 
a) Perborato de hidrogênio a 35%.
b) Peróxido de hidrogênio a 25%.
c) Perborato de carbamida a 36%.
d) Peróxido de hidrogênio a 35%.
e) Peróxido de carbamida a 10%.
2 – (0,6) Somente um exame clínico adequado no consultório odontológico com uma sonda periodontal pode determinar se a gengiva está saudável; se há inflamação gengival (gengivite) ou se há uma doença nas estruturas de suporte dos dentes (periodontite) e através profundidade de sondagem é medida com cuidado e precisão a partir da margem gengival. Um dos objetivos da sondagem periodontal é a avaliação clínica dos danos às estruturas periodontais. Um diagnóstico preciso é o resultado da síntese de conhecimento científico, experiência clínica, intuição e bom senso. Analise as afirmações abaixo.
I - A proposta da sondagem inicial, juntamente com o exame clínico e radiográfico, é feita para determinar se o dente pode ser salvo ou deve ser extraído.
II - A proposta da segunda sondagem é estabelecer cuidadosamente o nível de inserção e o grau de envolvimento da crista óssea alveolar.
III - Posteriormente ao tratamento periodontal, sondagens são executadas para determinar mudanças na profundidade de sondagem e apurar o progresso da cicatrização após procedimentos diferentes.
É correto o que afirma em: 
a) I e II apenas. 
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III apenas.
e) II apenas.
3 – (0,6)Paciente com 55 anos de idade, sexo feminino, relata sensação de mobilidade nos dentes 43, 42, 41, 31, 32 e 37. O exame clínico, por meio de sondagem, mostrou bolsas profundas na região inferior anterior e lesão de furca no dente 37. A lesão de furca detectada no dente 37 mostrou perda horizontal dos tecidos de suporte, excedendo 3mm, sem comunicação entre as faces, caracterizando-se como de grau:
a) 5
b) 4
c) 1
d) 3
e) 2
4 – (0,6)Paciente R.T.P., 58 anos de idade, sexo masculino, relata sensação de mobilidade nos dentes 41, 31, 32 e 33. No exame clínico, os elementos 41 e 31 tem aumento visível da mobilidade da coroa excedendo 1 mm na direção horizontal, no elemento 32 há intensa mobilidade da coroa do dente, nas direções horizontal e vertical, impossibilitando a função do dente, já no elemento 33 com mobilidade da coroa de 1 mm na direção horizontal. Com relação ao grau de mobilidade dentária, pode ser classificado de acordo com Miller (1950):
a) Grau 0: 41 e 31/ Grau 1: 32/ Grau 2: 33.
b) Grau 1: 41 e 31/ Grau 2: 32/ Grau 3: 33.
c) Grau 2: 41 e 31/ Grau 3: 32/ Grau 1: 33. 
d) Grau 1: 41 e 31/ Grau 2: 32/ Grau 0: 33. 
e) Grau 2: 41 e 31/ Grau 3: 32/ Grau 0: 33.
5 – (0,6)As lesões cervicais não cariosas possuem etiologia multifatorial e quando não diagnosticadas precocemente podem levar à perda patológica, lenta e irreversível da estrutura cervical do dente. Mais importante do que restaurar a estrutura dental perdida, é determinar a etiologia da lesão de cada elemento, de modo a impedir a progressão das lesões já existentes e evitar o desenvolvimento de novas. Analise as assertivas abixo relacionadas às lesões cervicais não cariosas.
I - Presença de dentina hipermineralizada e presença de muita umidade são problemas na adesão das restauração em lesões cervicais.
II - Recomenda-se o uso de uma resina composta de baixo módulo de elasticidade, uma vez que grande parte da energia mastigatória é absorvida pela restauração.
III - As resinas de micropartículas apresentam módulo de elasticidade menor que as híbridas e, portanto, tendem a “flexionar” com o dente sob pressão ao invés de desprender dele.
É correto o que se afirma em:
(a). I e II apenas.
(b). I e III apenas.
(c). I, II e III apenas.
(d). II apenas.
(e). III apenas.
6 – (0,6)Paciente S.D.F., 56 anos, sexo masculino procurou a clínica da Unama para realizar um tratamento odontológico. Na queixa principal, paciente relatou que havia extraído 4 dentes com os dedos, porque eles haviam crescido, mas não havia cárie e nem dor. No exame clínico periodontal constatou-se a perda de inserção clínica de 5 mm (no sítio com a maior perda), perda óssea vertical de 3mm (no sítio com a maior perda), perda óssea radiográfica além do 1/3 médio, presença de 10 pares de dentes em oclusão, ausência de colapso oclusal, evidência direta de progressão de 1,5mm em 5 anos e destruição compatível com depósito de biofilme.
 A Classificação da periodontite do caso acima de acordo com o estádio e grau da doença é
a) Estádio I / Grau A
b) Estádio II / Grau B
c) Estádio III / Grau A
d) Estádio II / Grau C
e) Estádio III / Grau B
7 – (0,6) Os traumatismos em dentes decíduos ou permanentes têm sido um grande desafio para o cirurgião-dentista, sendo considerado como uma situação de urgência tanto em relação à fratura propriamente dita, como também pela alteração emocional produzida na criança e nos responsáveis. Em relação às vantagens da colagem de fragmento, analise as afirmações abaixo.
I - O procedimento clínico é seguro, simples, rápido e de baixo custo, gerando fatores emocionais e sociais altamente positivos. 
II – A estética obtida é menos duradoura em comparação à restauração de resina composta.
III - A função do dente fraturado é prontamente restabelecida através da preservação de contatos oclusais idênticos aos originais
É correto o que se afirma em:
(a). I e II apenas.
(b). I e III apenas.
(c). II e III apenas.
(d). II apenas.
(e). III apenas.
8 – (0,6)Com o grande número de processos jurídicos contra os cirurgiões dentistas em decorrência da não identificação dessas patologias periodontais nas suas formas iniciais ainda reversíveis, ficou evidente a necessidade da elaboração de um método clínico com validade legal que orientasse o diagnóstico e o provável tratamento sem exigir grandes investimentos tanto de equipamento quanto de treinamento profissional. Neste contexto, foi elaborado um método rápido e simples, desenvolvido para avaliar a condição periodontal do paciente, o PSR/RPS (Periodontal Screening and Recording/Registro Periodontal Simplificado). Analise as assertivas com relação ao código (ou escore) e tratamento dos casos nas imagens abaixo:
I - Figura 6: Código 1 = sangramento à sondagem. Tarja preta da sonda visível.
Tratamento: raspagem e aplainamento radicular, remoção dos fatores retentivos
II - Figura 7: Código 2 = sangramento à sondagem. Presença de cálculo. Tarja preta da sonda visível.
Tratamento: orientação de higiene oral
III - Figura 6: Código 2 = sangramento à sondagem. Presença de cálculo. Tarja preta da sonda visível.
Tratamento: orientação de higiene oral, raspagem e aplainamento radicular, remoção dos fatores retentivos
IV - Figura 6: Código 3 = bolsa de 4 a 5mm. Tarja preta da sonda parcialmente visível. 
Tratamento: exame completo do sextante em questão. Se 2 ou mais sextantes apresentarem código 3, é necessário fazer exame periodontal completo de todos os sextantes e exame radiográfico
V - Figura 7: Código 3 = bolsa de 4 a 5mm. Tarja preta da sonda parcialmente visível. 
Tratamento: exame completo do sextante em questão. Se 2 ou mais sextantes apresentarem código 3, é necessário fazer exame periodontal completo de todos os sextantes e exame radiográfico
É correto o que se afirma em:
(a). I e II apenas.
(b). I e V apenas.
(c). II e III apenas.
(d). III e V apenas.
(e). IV e V apenas.
9 – (0,6) O clareamento consiste