Buscar

Atividade 1 PISC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Modelo para entrega da avaliação da Unidade 1.
Nome: Raphaele Santos Medeiros
Curso: Serviço Social
	Qual cenário você explorou?
	Comunidade
	Quais os principais problemas encontrados?
	Saneamento básico inadequado ou a falta de saneamento básico gerando maior incidência de doenças e o aumento de mortalidade, além de gerar impacto negativo no sistema público de saúde e dificuldade no combate à pandemia de COVID-19, entre outros problemas.
	Qual desses problemas você considera mais relevante? Justifique.
	O saneamento básico inadequado ou a falta dele é o problema mais relevante, pois desencadeia uma série de outros problemas; entre eles, desigualdade social, maior incidência de doenças, maiores gastos na saúde pública, enchentes, poluição e aumento de mortalidade.
	Elabore um texto (referencial teórico) sobre o problema indicado no item acima.
	No Brasil o saneamento básico é regulamentado pela Lei 11.445/2007 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, e apesar do que é estabelecido pela Lei; Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua – PNAD Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 31,7% dos domicílios não tem coleta de esgoto, apenas 38% do esgoto é tratado e 15,6% não têm serviço de coleta de lixo.
As famílias de baixa renda são as mais afetadas pela falta de saneamento básico, de acordo com a pesquisa do Instituto Trata Brasil em 2016, 91,7% dos esgotos nas áreas irregulares não são coletados e nem tratados e as formas de abastecimento de água mais comuns são poço rudimentar, água de córrego, carro pipa e ligação clandestina da rede oficial.
O contato com água contaminada em função da falta ou inadequação do saneamento básico tem como impacto a propagação de doenças, sendo as mais comuns: leptospirose, dengue, hepatite A e esquistossomose, além das diarréias infecciosas.
Em análise divulgada pelo Projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis), da UFMG, dos períodos entre 13 de abril e 24 de julho de 2020, foi detectada a presença do coronavírus em todas as amostras de esgoto da Bacia do Rio de Arrudas e também nas amostras da Bacia da Onça, em nove semanas de monitoramento.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, 88% das mortes por diarréia no mundo são provocadas pelo saneamento inadequado, onde 84% são crianças.
 O estudo realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) aponta que nos três primeiros meses de 2020, foram gastos 16 milhões de internações ocasionadas por doenças decorrentes do saneamento inadequado.
Todos esses índices torna claro a importância do saneamento básico adequado e todas as conseqüências geradas por sua falta sua ou inadequação.
Referência Bibliográfica:
http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/estudos/areas-irregulares/volume2/relatorio-completo-areas-irregulares.pdf
http://www.tratabrasil.org.br/
https://blog.brkambiental.com.br/problemas-decorrentes-da-falta-de-saneamento/
https://www.medicina.ufmg.br/falta-de-acesso-ao-saneamento-basico-expoe-brasileiros-a-doencas/
https://www.eosconsultores.com.br/5-consequencias-da-falta-de-saneamento-basico/
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais