Buscar

Documento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Sindicato Patronal dos Metalúrgicos de São Paulo e o Sindicato dos trabalhadores da categoria se reuniram para realizar a convenção coletiva das partes, contudo não houve acordo com relação a várias cláusulas de tal negociação. O Sindicato dos trabalhadores lhe procurou, para que você preste assessoria jurídica e, o seu representante lhe fez as seguintes indagações: Qual medida judicial pode ser adotada para resolver tal caso? Quais os requisitos para a propositura de tal medida? Justifique e embase suas respostas com normas do ordenamento jurídico.
1) A MEDIDA A SER TOMADA É julgamento de dissídios coletivos, art. 616, §4º da CLT , E art. 859 da CLT. E NAO MENOS IMPORTANTE E o terceiro é a aprovação da parte contrária (comum acordo), conforme o Art. 14, §2º da CF.
2) SIM HÁ IRREGULARIDADE COMO DIZ O §1º do artigo 93 da Lei nº 8.213/91 , O QUE DEVESER FEITO ESTA NA LEI ART. 93 § 1o Lei nº 8.213/91 .
3) Pela Lei nº 9.958/2000, não é obrigatória, mas facultativa, a instituição das Comissões de Conciliação Prévia (CCP).Segundo o art. 625-F, CLT, o prazo para a audiência de tentativa de conciliação será de 10 dias contados da provocação do interessado. E, consoante o art. 625-E:
Art. 625-E. Aceita a conciliação, será lavrado termo assinado pelo empregado, pelo
empregador ou seu proposto e pelos membros da Comissão, fornecendo-se cópia às
partes. Parágrafo único. O termo de conciliação é título executivo extrajudicial e terá eficácia liberatória geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas.

Outros materiais