A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
História do Brasil Republicano (HID05)

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acadêmico:
	Raely da Cruz Sampaio (1360559)
	
	Disciplina:
	História do Brasil Republicano (HID05)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656919) ( peso.:3,00)
	Prova:
	25913984
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No ano de 1964, o Brasil dava início a uma nova fase de sua história política: instaurava-se no país uma ditadura militar. Assinale a alternativa CORRETA que melhor retrata esse período:
	 a)
	Ampliação do número de partidos políticos.
	 b)
	O voto popular foi mantido somente na escolha de governadores e prefeitos.
	 c)
	Anulação das leis constitucionais.
	 d)
	Limitação do controle de vigência nacional em universidades.
	2.
	As principais cidades no Brasil no período colonial e também durante o império eram: Recife, Salvador e Rio de Janeiro. As duas últimas eram cidades portuárias ligadas ao tráfico negreiro e pelo comércio, principalmente da cana-de-açúcar e do ouro. Como se sabe, por séculos o Brasil precisou atender o mercado estrangeiro como fornecedor de matéria-prima. Do ponto de vista industrial, o Brasil ficou em grande parte dependente do capital estrangeiro durante todo o período da primeira República. Sobre a experiência brasileira na Modernidade e os surtos industriais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Por séculos, os incentivos econômicos e tecnológicos se destinavam prioritariamente à monocultura da cana-de-açúcar e, posteriormente, do café. Sendo assim, o Brasil se caracterizava como um mercado consumidor de produtos industrializados importados de outros países, o que não mudou muito na Primeira República.
	 b)
	Do ponto de vista industrial, a cidade do Rio de Janeiro se modernizou com a presença de indústrias têxteis ligadas ao capitalismo inglês, sendo uma das mais famosas a fábrica de Bangu.
	 c)
	Uma medida tomada pelo governo para incentivar a abertura de indústrias causou uma grave crise financeira, isto porque muitos especuladores não utilizavam o capital para a construção de fábricas e a contração de pessoal, mas para a aplicação na bolsa de valores do Rio de Janeiro, o que causou uma quebradeira, colocando o mercado de créditos em suspeição.
	 d)
	Já nas primeiras décadas da República, teve início o processo de modernização e industrialização do Brasil, que deixou de ser um país com caráter agroexportador. Para tanto, o Estado investiu muito no desenvolvimento das indústrias, inclusive com incentivo fiscal e a expansão do crédito para os investidores capitalistas.
	3.
	O século XX foi marcado por duas grandes Guerras Mundiais, eventos que arrasaram indivíduos e demonstraram o quanto a tecnologia foi empregada não para a manutenção da vida, mas para a morte dos seres humanos. Motivados por questões econômicas, políticas e ideológicas, estes eventos contaram com a participação brasileira. Com relação à participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil participou diplomaticamente do conflito após 1917, acompanhando a entrada dos Estados Unidos na guerra.
II- A participação militar brasileira foi pequena, com médicos, alguns poucos oficiais do exército e com a Divisão Naval das Operações de Guerra, que pouco participou da guerra, que caminhava para o seu final.
III- A participação militar brasileira foi de grande relevância, em especial nas ações ligadas à Marinha de Guerra, sendo o almirante brasileiro Max de Frontin o principal estrategista naval na Batalha do Dardanelos.  
IV- O Brasil não participou diplomaticamente da Primeira Guerra Mundial, mantendo-se neutro, acompanhando as posturas de alguns países, como a Bélgica e a Suíça.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	Como se sabe, por séculos o Brasil precisou atender ao mercado estrangeiro como fornecedor de matéria-prima. Além disso, os incentivos econômicos e tecnológicos se destinavam prioritariamente à monocultura da cana-de-açúcar e, posteriormente, do café. O Brasil se caracterizava como um mercado consumidor de referências culturais, artísticas, ideológicas e arquitetônicas, ou seja, as ideias de modernidade foram importadas da Europa e começaram a circular no Brasil a partir de 1808, com a chegada da família real e a corte na capital do país, o Rio de Janeiro. As reformas urbanas realizadas na capital serviram de base e inspiração para as outras capitais e para as principais cidades do país. Contudo o processo de urbanização da sociedade foi longo e nem sempre esteve vinculado ao processo de industrialização. Do ponto de vista industrial na República Velha, analise as sentenças a seguir:
I- A cidade do Rio de Janeiro se modernizou com a presença de indústrias têxteis ligadas ao capitalismo inglês, sendo uma das mais famosas a Fábrica de Tecidos Bangu.
II- As empresas dos Estados Unidos também se destacaram na área têxtil em nosso país, já nas primeiras décadas do século XX e, além disso, implementaram no país o sistema de produção fordista causando mudanças nas relações de trabalho.
III- Nos primeiros anos de República tivemos uma ampliação de indústrias no país, todavia, sem grande expressão. O setor industrial aumentou a sua produção no período da Primeira Guerra Mundial.
IV- Durante a Primeira Guerra Mundial o Brasil se viu impossibilitado de importar produtos estrangeiros, e por este motivo expandiu a produção industrial brasileira em substituição aos produtos importados.
V- Os norte-americanos também estiveram presentes no Brasil na República Velha, todavia as atividades estavam mais ligadas aos setores de infraestrutura, onde se destacava a construção de ferrovias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III, e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e V estão corretas
	5.
	Um dos mais revolucionários governos democráticos e republicanos ocorreu quando Juscelino Kubitschek exerceu o cargo de presidente. Muitas inovações nas ordens social e econômica ocorreram na segunda metade dos anos 1950. No que tange às relações internacionais, o governo JK, sigla pela qual ficou conhecido, teve algumas ações de destaque. Analise as sentenças a seguir:
I- Envio de tropas brasileiras em uma missão internacional do canal de Suez, localizado no Egito.
II- A compra de um porta-aviões, o Minas Gerais, para a Marinha de Guerra do Brasil.
III- Envio de soldados para a Guerra do Vietnã.
IV- Missão humanitária e militar no Haiti.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	Com o golpe de 1964 o governo de João Goulart foi derrubado, sendo instaurado o regime militar no Brasil. Houve reações de alguns grupos que apoiavam o governo democrático de Jango como, por exemplo, a greve geral proposta pelo Comando Geral dos Trabalhadores. No entanto, o presidente desistiu do confronto com os militares e foi exilado no Uruguai, de onde retornaria apenas em 1976, para ser sepultado. A justificativa dos militares para o golpe militar foi "a restauração da disciplina e a hierarquia das Forças Armadas para deter a ameaça comunista que pairava sobre o Brasil". Sobre as relações entre o golpe de 1964 no Brasil e o confronto internacional entre Estados Unidos e União Soviética, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964. Acesso em 5 set. 2018.
https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-guerra-fria-e-a-ditadura-militar-no-brasil. Acesso em: 5 set. 2018.
	 a)
	Na concepção dos militares envolvidos no golpe de 1964, os Estados Unidos estavam se fortalecendo como uma potência bélica e poderiam avançar sobre a América Latina,