Buscar

Prova N2 AGRESSAO E DEFESA

Prévia do material em texto

Prova N2
 
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	As células CD4+ ou células T auxiliares são as células que expressam em sua superfície o CD4. Após sua ativação, as células T auxiliares se diferenciam em cinco tipos de células T efetoras distintas.
Considerando os subtipos e suas funções, assinale a alternativa que representa aquele que possui a relação tipo/função corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	T H2: combate parasitas extracelulares multicelulares.
	Respostas:
	TH1: inibe a resposta imune adaptativa, evitando o desencadear de um descontrole.
	
	TH17: promove a produção de anticorpos pelos plasmócitos.
	
	TH2: combate parasitas extracelulares multicelulares.
	
	TFH: aumenta o recrutamento de neutrófilos para o local da infecção logo no início da resposta imune adaptativa.
	
	Treg: aumenta a atividade microbiana de fagócitos ou auxilia na ativação das células T CD4+.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A variabilidade genética encontrada nas bactérias é dada aos eventos de mutações e as recombinações genéticas. As mutações podem ser geradas de forma espontânea (geralmente é ocasionada por um erro da DNA polimerase) ou induzida (provocada por um agente mutagênico físico ou químico).
Com base nas diferentes formas de recombinação gênica das bactérias, assinale a opção que representa a absorção de fragmentos de DNA livre (após lise celular) por uma bactéria.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Transformação.
	Respostas:
	Transdução.
	
	Conjugação.
	
	Transformação.
	
	Bipartição.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A primeira célula a chegar ao local de uma inflamação é o neutrófilo. Logo depois, são recrutadas outras células leucocitárias e os linfócitos. Em resposta a um processo inflamatório causado por helmintos ou em respostas alérgicas, são recrutados alguns leucócitos específicos.
Com relação à resposta contra os helmintos e às alergias, assinale quais os tipos celulares responsáveis por tais agentes.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Eosinófilos e basófilos.
	Respostas:
	Neutrófilos e eosinófilos.
	
	Basófilos e monócitos.
	
	Monócitos e eosinófilos.
	
	Eosinófilos e basófilos.
	
	Basófilos e neutrófilos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O elo entre as respostas inata e adaptativa é realizado pelas células dendríticas. Elas participam da eliminação do patógeno no momento que o internalizam e ativam os linfócitos T virgens.
Em relação ao processo de internalização e ativação do sistema imune adaptativo, julgue as alternativas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F).
(  ) As células dendríticas possuem projeções celulares que auxiliam no processo de macropinocitose. Após realizarem a macropinocitose, essas células migram até os linfonodos onde atuam como APCs, e apresentam o antígeno para os linfócitos T, iniciando a ativação da resposta adaptativa.
(  ) As células dendríticas realizam fagocitose, internalizando o patógeno, e ao migrarem para os linfonodos ativam os linfócitos T e os linfócitos B.
(  ) As células dendríticas atuam como APCs nos linfonodos, onde internalizam o patógeno por meio da micropinocitose. Após apresentarem o antígeno para os linfócitos T, inicia a ativação da resposta imune adaptativa.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	V, F, F.
	Respostas:
	V, V, V.
	
	V, V, F.
	
	V, F, F.
	
	F, F, F.
	
	V, F, V.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	A principal função de uma célula apresentadora de antígenos (APC) é a de fagocitar o patógeno, processá-lo e apresentar os pequenos fragmentos de antígenos para os linfócitos T. Em relação às células apresentadoras de antígeno, analise as afirmativas a seguir.
I.                    Nem todas as APCs fazem fagocitose e apresentam antígenos para os linfócitos T.
II.                 As células dendríticas, os macrófagos e os linfócitos B são células apresentadoras de antígenos.
III.              A ativação dos linfócitos T não depende diretamente da apresentação do antígeno pelas APCs.
Agora, assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(a).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	I e II.
	Respostas:
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Existem dois tipos de resposta imunológica: a resposta inata e a adaptativa. A função de ambas é exterminar o patógeno da forma mais eficiente possível, utilizando suas células específicas.
Em relação às respostas inata e adaptativa, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).
(  ) A resposta imune inata entra em ação nas primeiras horas após a invasão de um patógeno, enquanto que a resposta imune adaptativa pode demorar dias para iniciar sua atuação.
(  ) O sistema imune inato tem um número limitado de especificidades, ao passo que o sistema imune adquirido possui inúmeras especificidades, as quais são altamente seletivas.
(  ) A resposta inata é constante, não evoluindo ao longo do processo de resposta imunológica, nem sequer gera memória imunológica. Já o sistema imune adaptativo tem sua resposta melhorada ao longo do tempo e é capaz de gerar memória imunológica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	V, V, V.
	Respostas:
	V, V, V.
	
	V, V, F.
	
	V, F, F.
	
	F, F, F.
	
	V, F, V.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	A função das APCs é internalizar o patógeno, processar e, por fim, apresentar fragmentos pequenos de antígenos para os linfócitos T. As células dendríticas são células apresentadoras de antígenos que transitam até os linfonodos para o combate da infecção. Em relação às células dendríticas, analise as afirmativas a seguir.
I. As células dendríticas são células apresentadoras de antígeno profissionais, as quais são capazes de ativar até mesmo as células T virgens.
II. Essas células mudam o padrão de expressão de receptores de quimiocinas, o que resulta no trânsito dessas células até os vasos linfáticos. Uma vez dentro de um vaso linfático, as células são drenadas para órgãos linfoides secundários, locais onde um grande número de células do sistema imunológico reside, incluindo as células T virgens.
III. As células dendríticas são o elo de ligação entre uma resposta inata e uma adaptativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	III, apenas.
	Respostas:
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, e é considerada uma doença negligenciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A resposta imune frente a uma infecção por protozoário é iniciada pela ação via linfócitos T CD4+, em especial pela resposta padrão TH1, visando aumentar a ação dos macrófagos. Esses macrófagos podem produzir uma variedade de citocinas em resposta a essa infecção.
Com base nas informações do texto, assinale a alternativa que contenha as citocinas produzidas pelos macrófagos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	IFN-γ e TNF-α.
	Respostas:
	IFN-γ e IL-5.
	
	IL-2 e TNF-α.
	
	IFN-γ e IL-9.
	
	IL-3 e TNF-α.
	
	IFN-γ e TNF-α.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O jato de plasma a frio a pressão atmosférica é um método relativamente novo que está sendo investigado para a atividade antimicrobiana. No entanto, o modo exato de ação ainda está sendo explorado. Aqui relatamos que a eficácia do PAC está diretamente correlacionada com a espessura da parede celular bacteriana em várias espécies. Biofilmes de Bacillus subtilis
(Gram positivos) mostraram a maior resistência ao método. Em contraste, os biofilmes de Pseudomonas aeruginosa (Gram-negativa) foram quase completamente erradicados usando as mesmas condições de tratamento.
MAI-PROCHNOW, A. et al. Gram positive and Gram negative bacteria differ in their sensitivity to cold plasma. Scientific Reports. v. 6, n. 38610, 2016. (Tradução nossa).
Em relação às bactérias gram positivas e gram negativas,julgue as premissas abaixo:
I. As bactérias Gram positivas possuem uma parede celular mais delgada e ainda possuem uma membrana externa e o espaço periplasmático.
II. As porinas são proteínas localizadas na membrana externa de bactérias Gram negativas e possuem função de passagem de solutos.
III. A membrana externa possui um lipopolissacarídeo (LPS) que, por muitas vezes, são responsáveis pelas características antigênicas das bactérias que os possui.
IV. Bactérias Gram positivas possuem uma espessa camada de peptídeoglicano.
Agora, marque a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	II, III e IV estão corretas.
	Respostas:
	I, II e IV estão corretas.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	I, III e IV estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	
	II e IV estão corretas.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As alergias são caracterizadas por respostas mediadas por citocinas padrão TH2. As citocinas liberadas pelos linfócitos TH2 são responsáveis pela troca da classe do anticorpo para a IgE, que tem dois destinos possíveis. O primeiro destino é ligar-se à superfície do helminto, e o segundo é ligar-se ao receptor FcεRI expresso na superfície de mastócitos. Com base no exposto, assinale a alternativa que contenha a característica comum nas respostas alérgicas e contra helmintos mediadas por anticorpos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 1. Em respostas imunes contra helmintos, observa-se predomínio de citocinas TH2, as quais, entre outras funções, levam à troca de isotipo de anticorpo para a classe IgE.
	Respostas:
	Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 1. Em respostas imunes contra helmintos, observa-se predomínio de citocinas TH2, as quais, entre outras funções, levam à troca de isotipo de anticorpo para a classe IgE.
	
	Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 2. A IgE é uma imunoglobulina muito importante na ativação de mastócitos e eosinófilos, sendo esse o principal ponto em comum entre as respostas alérgicas e aquelas mediadas contra helmintos.
	
	Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 3. A IgE é uma imunoglobulina muito importante na ativação de mastócitos e eosinófilos, sendo esse o principal ponto em comum entre as respostas alérgicas e aquelas mediadas contra helmintos.
	
	Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 4. Em respostas imunes contra helmintos, observa-se predomínio de citocinas TH2, as quais, entre outras funções, levam à troca de isotipo de anticorpo para a classe IgE.
	
	Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade. Em respostas imunes contra helmintos, observa-se predomínio de citocinas TH1, as quais, entre outras funções, levam à troca de isotipo de anticorpo para a classe IgE.
	
	
	
Domingo, 6 de Dezembro de 2020 11h11min33s BRT

Outros materiais