A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova de Contabilidade Gerencial Avaliação Objetiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova de Contabilidade Gerencial - Avaliação Objetiva - Tentativa 2 de 2
Questão 1 de 10
Garrison e Noreen (2001, 4-5) defendem que o sistema de informação contábil gerencial deve ser suficientemente flexível para fornecer quaisquer dados que sejam importantes para uma determinada decisão. Isso quer dizer, em outras palavras, que:
A - Muitas vezes, dizem eles, a oportunidade é mais importante para os gerentes do que a permissão.
B - Muitas vezes, dizem eles, a oportunidade é mais importante para os gerentes do que a precisão.check_circleResposta correta
C - Muitas vezes, dizem eles, a oportunidade é menos importante para os gerentes do que a permissão.
D - Muitas vezes, dizem eles, a oportunidade é menos importante para os gerentes do que a precisão.
E - Qualquer dado ainda que muito irrelevante serve à contabilidade financeira.
Questão 2 de 10
Podemos definir que Custo Indireto de Fabricação é:
A - O material comprado indiretamente para manufatura dos bens de produção.
B - O material comprado que auxilia os componentes de fabricação que agregam diretamente valor ao produto,check_circleResposta correta
C - Tudo aquilo que estipula o preço direto dos produtos fabricados,
D - Tudo aquilo que se enquadra nos conceitos de materiais diretos ou mão-de-obra direta,
E - Tudo aquilo que se enquadra nos conceitos de material utilizado no processo de expansão.
Questão 3 de 10
O início da função de contador, teve seus primórdios com o nome de “guarda livros” em meados da década de 30. Com base nestes relatos, podemos definir suas principais funções como:
A - Efetuar a escrituração fiscal dos lançamentos contábeis, oriunda do acordo verbal do empresários com seus funcionários.
B - Efetuar a escrituração fiscal dos lançamentos de cobranças bancárias, oriundas das vendas e negociações do departamento de vendas da empresa.
C - Escriturar as ocorrências dos cobradores que em muitas ocasiões não faziam os apontamentos de dívidas comerciais adversos as necessidades de compras que a empresa efetuava, visando a fiscalização tributária da empresa.
D - Fiscalizar as atividades dos membros da empresa, bem como orientar e anotar nos livros de ocorrências as penalidades causadas pelos colaboradores.
E - Principal função, a de escriturar e manter em boa ordem os livros mercantis das empresas comerciais, logo, contar e registrar os apontamentos contábeischeck_circleResposta correta
Questão 4 de 10
Existem diversas empresas que utilizam a forma de Custeio por processos, porém, as principais são as produtoras de gás, água, energia elétrica, monitores, microcomputadores, cereais matinais, combustíveis e óleos lubrificantes, protetores solares, farinha, refrigeradores, automóveis e máquinas de lavar, pelo fato de:
A - Nenhuma delas possuem objetivos básicos pois não tratam de sistemas de custos diferentes.
B - Que ambas não possuem os mesmos objetivos básicos, pois tratam de sistemas de custos de diferenciados.
C - Que ambas possuem os mesmos objetivos básicos: apropriar os materiais, a mão de obra e os custos indiretos aos produtos além de propiciar um mecanismo para o cálculo dos custos unitários e de lembrar das contas contábeis de fabricação utilizadas que são as mesmas para os dois sistemas e do fluxo de custos entre essas contas que também seguem basicamente o mesmo padrão.check_circleResposta correta
D - Que ambas possuem um mesmo rateio de custos entre os meios de fabricação e tem que ser controlados de forma única pois a variação de preços de um produto para outro é muito pouca.
E - Que nenhuma delas possuem os mesmos objetivos básicos que é de apropriar os materiais, a mão de obra e os custos diretos aos produtos além de propiciar um mecanismo para os baixos custos unitários e de lembrar das contas fixas de fabricação utilizadas para os dois sistemas e do fluxo de custos entre essas contas.
Questão 5 de 10
Identifique a relação correta entre os sistemas de custeio abaixo.
1 - Custeio por Ordem de Produção
2 - Custeio por Processo
Enumere as afirmações:
(__) Os custos unitários são calculados por departamento, no respectivo relatório de produção.
(__) Os custos são acumulados por ordem, individualmente.
(__) A folha de registro é o documento-chave do controle e da acumulação dos custos de uma ordem.
(__) Um único produto é fabricado continuamente ou por vários períodos. Todas as unidades fabricadas são iguais.
(__) Os custos são acumulados por departamento.
(__) O custo unitário é calculado por ordem, na respectiva folha de registro de custo.
(__) O relatório da produção do departamento é o documento-chave que apresenta a acumulação e a destinação dos custos de um departamento.
(__) Diversas ordens de produção são executadas a cada período, cada qual com especificações diferentes.
Assinale a alternativa que preenche de forma correta a sequência de afirmações anterior:
A - 1, 1, 1, 2, 2, 1, 2, 1.
B - 1, 2, 1, 2, 2, 1, 2, 2.
C - 2, 1, 1, 2, 2, 1, 2, 1.check_circleResposta correta
D - 2, 1, 1, 2, 2, 2, 1, 1.
E - 2, 1, 2, 1, 2, 2, ,1, 2.
VoltarQuestõeslist
Questão 6 de 10
A explicação que melhor define as diferenças entre a contabilidade gerencial e financeira segundo Garrison e Noreen (2001, 1-2) é:
A - A contabilidade gerencial proporciona os parâmetros – ou scorecards – pelos quais o desempenho passado de uma empresa é avaliado, enquanto a contabilidade financeira provê as informações essenciais com que as empresas são efetivamente geridas.
B - A contabilidade gerencial provê as informações essenciais com que as empresas não necessitam para serem geridas, enquanto que a contabilidade financeira não proporciona os parâmetros necessários para uma correta análise dos resultados comerciais.
C - A contabilidade gerencial provê as informações essenciais com que as empresas são efetivamente geridas, enquanto a contabilidade financeira proporciona os parâmetros – ou scorecards – pelos quais o desempenho passado de uma empresa é avaliado.check_circleResposta correta
D - É difícil conceber que uma organização (que tenha ou não finalidade de lucro, seja comercial, industrial, financeira ou de prestação de serviços) sem a figura de pelo menos um gerente.
E - Para entender por que a contabilidade gerencial é necessária precisamos conhecer o ambiente frequentado pelos gerentes, o que pensam, como pensam e quais informações necessitam.
Questão 7 de 10
Para o controle estratégico, o conhecimento contábil-gerencial fornece informações (ATKINSON et al., 2000):
A - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de curto prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado externo.
B - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de curto prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado interno.
C - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado, desgostos dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado externo.
D - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado externo.check_circleResposta correta
E - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de saúde humana, preferência dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado externo.
Questão 8 de 10
Na definição de Mussak acima, vemos que este pensamento é o que é melhor definido como:
A - Apesar da aparente proximidade existente entre os temas de competências organizacionais (CO) e aprendizado organizacional (AO), muitos foram os avanços no sentido de tangibilizar a relação existente entre os conteúdos e sua aplicação na realidade organizacional.
B - Competência essencial para a realização do seu trabalho em detrimento do que está sujeito a ser realizado. Trazendo assim a concepção de que as competências são essenciais ou transversais de acordo com o ângulo de realização do trabalho. Ex: Existem pessoas que