A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
prova Business Model Generation

Pré-visualização | Página 1 de 3

Business Model Generation
1- Conforme Design Thinking Fonte: Liedtka, J., & Ogilvie, T. (2011). Designing for growth: A design thinking tool kit for managers: Columbia University Press.
No que se refere à fase de ideação, analise as seguintes sentenças:
 
I – A geração de ideias se vale geralmente de um brainstorming seguido de uma estruturada redução de ideias, geralmente por clusterização. V
II – Pitchs são discursos elaborados e complexos em que o empreendedor apresenta sua ideia para um público de forma sintética e simples.
III – A estrutura de ligação entre necessidades, características de produto e os requisitos mínimos é chamada de desenvolvimento conceitual de produto. V
IV – A fase de experimentação pode ser realizada paralelamente à fase de ideação.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As afirmativas I e III estão corretas.
B)  Somente a afirmativa I está correta.
C)  As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D)  Apenas a afirmação I está incorreta.
2 Parte superior do formulário
No mundo real é muito importante que o empreendedor saiba que na realidade a regra será que os experimentos não geram bons resultados em seu início e assim ele busca outras formas de testar até que o experimento seja bem-sucedido ou até que o empreendedor definitivamente esteja convencido de que não é uma boa ideia.
Sobre as expectativas do empreendedor, assinale as alternativas corretas.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
 
(F ) Os pontos de decisão podem ser alterados a qualquer momento durante o processo.
(F ) Com possíveis falhas em experimentos, os rigores do processo podem ser flexibilizados.
(V ) Um empreendedor que está apaixonado pela sua ideia tem dificuldades em aceitar os dados negativos dos experimentos.
(V ) Será um passo rumo ao fracasso ele prosseguir na sua ideia flexibilizando as prerrogativas de métricas antecipadamente determinadas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F – F – V – F.
B)  V – V – F – F.
C)  V – V – F – V.
D)  F – F – V – V.
3- Enquanto a escola de Michael Porter visa entender o ambiente externo para traçar as estratégias internas da organização e como ela deve trabalhar, baseada em métodos estatísticos e econômicos, surge então uma outra forma de entender a vantagem competitiva a partir dos recursos e competências internos da organização.
Em relação à visão baseada em recursos – RBV, como são classificados os recursos que podem ser utilizados por uma empresa para obtenção de vantagem competitiva?
 
Assinale a alternativa correta:
A)  Valioso, Organizável, Tangível e Valor.
B)  Raro, Conhecimento, Material e Inimitável
C)  Valioso, Raro, Inimitável e Organizável.
D)  Conhecimento, Valor, Tangíveis e Material.
4- Em síntese, as capacidades dinâmicas são processos que permitem que a organização aprenda rápida e continuamente, garantindo uma recombinação contínua de seus recursos e competências. O aprendizado organizacional é fundamental e constante, uma vez que os gestores terão em seu cotidiano problemas onde não se tem conhecimento para propor planos de longo prazo, e nesses contextos a necessidade de aprender é muito mais importante do que afirmações, que não passam de premissas, pressupostos ou hipóteses de negócios sem fatos e dados que o sustentem.
Deste modo, podemos afirmar que a partir das capacidades dinâmicas pode-se: Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
 
(V ) Implementar rapidamente ações estratégicas de forma a avançar no mercado agressivamente.
( ) Focar-se na concorrência de mercado como vantagem competitiva.
( V) Identificar uma oportunidade de negócio.
(V ) Elaborar planos de ação a partir dos recursos e competências disponíveis.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F – F – V – V.
B)  V – F – V – V.
C)  F – V – F – F.
D)  V – V – F – F.
5- Apesar de em seu planejamento o modelo de negócios seja de fácil entendimento, quando são iniciadas as atividades de execução, o empreendedor se depara com algumas inconsistências que devem ser gradativamente gerenciadas para que esse modelo de negócios consiga se estabilizar e funcionar de uma maneira adequada.
No que se refere à definição de segmentos de mercado, analise as seguintes sentenças:
 
I – É fundamental que o empreendedor assuma certos riscos e que consiga avançar com rapidez rumo ao entendimento do seu mercado para iniciar as confirmações de hipóteses. V
II – As premissas e hipóteses de negócios são inexistentes e precisam ser obtidas de forma primeiramente indutiva e posteriormente dedutiva. V
III – O sucesso está baseado em fatos e dados presentes e disponíveis a todas as pessoas em um determinado contexto competitivo.
IV - Instrumentos estatísticos ou macroeconômicos são fundamentais para pesquisas de mercado em segmentos consolidados, onde os usuários desses produtos já tenham o juízo de valor formado de seus desejos. V
 
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a afirmativa I está correta.
B)  As afirmativas II e III estão corretas.
C)  Somente a afirmativa IV está correta.
D)  As afirmativas I, II e IV estão corretas
6- Com isso, reconhece-se que o processo de criação de uma nova organização é uma tarefa complexa, especialmente nos estágios iniciais, onde os esforços se concentram principalmente na construção do produto a ser comercializado. Contudo, a arquitetura organizacional da empresa também deve ser pensada e planejada (TRIMI; BERBEGAL-MIRABENT, 2012).
A partir da metodologia proposta por Osterwalder, qual destes componentes é contemplado?
 
Assinale a alternativa correta:
A)  Pessoas. ERRADA
B)  Estratégia.
C)  Canais.
D)  Contabilidade
7- O termo modelos de negócios surgiu como uma forma de desenvolver conhecimento a respeito de como uma determinada empresa ou organização cria, desenvolve e capta valor para seus clientes. Essa ação de entregar valor ao cliente visa então gerar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes de mercado. Neste sentido, o Business model generation – canvas utiliza nove blocos que demonstram a lógica de como o empreendedor pretende modelar seu negócio. Algumas atividades envolvem a mão de obra terceirizada e alguns recursos que podem ser adquiridos fora da organização.
A alternativa abaixo descreve a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócio funcionar.
 
Assinale a alternativa correta:
A)  Parceiros-chave.
B)  Estrutura de custos.
C)  Recursos-chave.
D)  Segmentos de clientes
8- O conceito de modelo de negócio tornou-se um termo predominante na literatura com o advento da internet em meados de 1990, porém, diferentes autores apontam que não existe um consenso na literatura sobre um conceito único para definir o que é modelo de negócio (CLAUSS, 2017). Neste sentido, a diversidade nas definições disponíveis representa desafios substanciais para delimitar a natureza e os componentes de um modelo e determinar o que constitui um bom modelo. Fonte: Morris, M., Schindehutte, M., & Allen, J. (2005). The entrepreneur's business model: toward a unified perspective. Journal of business research, 58(6), 726-735.
Neste sentido, qual o conceito central presente nas variadas definições de modelo de negócio?
 
Assinale a alternativa correta:
A) Geração de ideias.
B) Concorrência.
C) Desenvolvimento de negócios. ERRADA
D) Proposição de valor
9- Apesar de algumas diferenças quanto ao foco dado para a obtenção de vantagem competitiva, as estratégias genéricas de Porter e a Visão baseada em recursos apresentam uma semelhança.
Deste modo, assinale a alternativa correta que descreve esta semelhança.
A)  Ambas as visões não consideram a questão de concorrência em suas análises.
B)  Ambas as visões foram postuladas focando somente as questões externas à empresa. 
C)  Ambas as visões pressupõem que os recursos internos da empresa devem ser o foco de obtenção de vantagem competitiva.
D)  Ambas as visões pressupõem que a vantagem competitiva persiste em amplos horizontes de tempo.
10- O valor

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.