Buscar

Prova N2 metodologia e pratica de ensino de portugues nos anos iniciais ensino fund

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota 7,00
PERGUNTA 1
1. A abordagem discursiva reivindicou o estudo de língua contextualizado, não apenas no texto, mas também situada histórica, cultural e ideologicamente. Nessa perspectiva, considera-se o discurso como vinculado às práticas sociais e ao poder e em conexão com situações sociais: o discurso médico, o discurso de sala de aula, etc. Mas uma abordagem apenas linguística, mesmo que de base discursiva, dá conta de analisar um evento discursivo que acumula várias formas de representação? O Governo lançou os Planos Curriculares Nacionais (PCN), diretrizes para o momento atual da educação. Eles instituíram uma prática educacional voltada para a discursividade, para a interação, e valorizaram a aplicação dos gêneros discursivos como concretizações dos momentos sociais.
ROCHA, Harrison da. Descaminhos e Novos Caminhos para o Ensino de Língua Portuguesa. Disponível em https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/download/627/416. Acessado em 11 de agosto de 2019, às 23h34.
O enaltecimento de alguns fatores deve ocorrer no processo de aprendizagem na língua portuguesa. Sobre esta afirmação, leia as assertivas abaixo.
I. Saber utilizar adequadamente as regras gramaticais proporciona ao estudante construir textos mais coesos e coerentes para apresentar sua cultura ao mundo.
II. O ensino da língua portuguesa deve ser considerado um ato político, pois oferece ferramentas para fortalecer o discurso emancipatório do estudante.
III. Compreender os ideias partidários globalmente e analisá-los criticamente também é resultado de um ensino da língua portuguesa significativo e preocupado com formação cidadã.
IV. As aprendizagens acerca das regras ortográficas não são importantes para a formação cidadã do estudante, pois não são utilizadas para desenvolver o senso crítico.
V. Basta para a formação integral do estudante que ele seja conhecedor das regras ortográficas, pois conseguirá, com essa aprendizagem, produzir bons textos.
Está correto apenas o que se afirma em
	
	
	I, II e III.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	III, IV e V.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I, III e V.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. [...] O conjunto das proposições aqui expressas responde à necessidade de referenciais a partir dos quais o sistema educacional do País se organize, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos. Essa igualdade implica necessariamente o acesso à totalidade dos bens públicos, entre os quais o conjunto dos conhecimentos socialmente relevantes.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf . Acessado em 6 de agosto de 2019, às 17h36.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais norteiam, portanto, a construção dos currículos escolares.
Leia as sentenças abaixo sobre os PCN’s.
I. Os PCN’s preveem uma abordagem contextualizada dos conteúdos e a Língua Portuguesa é uma disciplina que pode apoiar na aprendizagem de outras, através de seus conhecimentos sobre interpretação textual, pois, quanto mais se analisa textos, mas conteúdo se adquire.
II. Os PCN’s de Língua Portuguesa são divididos em blocos: língua oral, língua escrita, análise e reflexão sobre a língua, os quais terão seus direcionamentos a partir da proposta pedagógica do professor, quem pode relacioná-los e/ou inter-relacioná-los ou não.
III. Uma das metas dos PCN’S ao Ensino Fundamental é a de que os estudantes compreendam o que é cidadania e a Língua Portuguesa pode apoiar nisso proporcionando a eles a ampliação de seus conhecimentos linguísticos, através da interpretação e das regras gramaticais.
IV. O documento destinado à Língua Portuguesa, nos PCN’s, serve para que os professores de todo o território nacional tenham uma referência, utilizem-no como fonte de consulta e que proporcione momentos de reflexão ao planejarem suas aulas e participarem de reuniões.
V. Um dos apontamentos que os PCN’s fazem é sobre o fracasso escolar quanto as habilidades de escrita e de leitura, o qual aponta uma séria necessidade de revisar as metodologias e reestruturação da disciplina Língua Portuguesa.
É correto o que se afirma em
	
	
	III, IV e V.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	II, III e V.
	
	
	I, II, III, IV e V.
	
	
	I, II e III.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. A aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice. Normalmente uma criança deve aprender a andar e a falar; depois a ler e escrever, aprendizagens básicas para atingir a cidadania e a participação ativa na sociedade. Já os adultos precisam aprender habilidades ligadas a algum tipo de trabalho que lhes forneça a satisfação das suas necessidades básicas, algo que lhes garanta o sustento. As pessoas idosas embora nossa sociedade seja reticente quanto às suas capacidades de aprendizagem podem continuar aprendendo coisas complexas como um novo idioma ou ainda cursar uma faculdade e virem a exercer uma nova profissão.
MOTA, M. S. G.; PEREIRA, F. E. de L.. Desenvolvimento e Aprendizagem. Processo de Construção do Conhecimento e Desenvolvimento Mental do Indivíduo.
Sobre o caráter processual da aprendizagem, é correto afirmar.
Marque a alternativa correta.
	
	
	Os processos que ocorrem durante a compreensão dos saberes escolares têm relação direta com as áreas exatas de aprendizagem, pois os planejamentos destas são compostos por muitas etapas.
	
	
	A aprendizagem não deve ser vista como um processo, pois, conforme apresentam os planejamentos, há etapas e metas a serem cumpridas, com o objetivo de realizar uma prova no final de cada período letivo, logo os saberes não estão conectados.
	
	
	O planejamento deve ser revisitado continuamente, com o intuito de analisar se os resultados esperados estão sendo alcançados durante o processo de aprendizagem, não deixando esta verificação para o final do ano letivo, quando se podem mais fazer ajustes.
	
	
	O caráter processual da aprendizagem tem relação com a rigidez dos planejamentos, os quais devem apresentar conteúdos e datas de avaliação específicas, as quais não podem ser modificadas para não prejudicar o processo.
	
	
	Aprender é um processo, pois se somam as notas de todas as avaliações realizadas e previstas no planejamento, para a verificação do resultado final da jornada de aprendizagem.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Toda enunciação, mesmo na forma imobilizada da escrita, é uma resposta a alguma coisa e é construída como tal. Não passa de um elo da cadeia dos atos de fala. Toda inscrição prolonga aquelas que a precederam, trava uma polêmica com elas, conta com as reações ativas da compreensão, antecipa-as.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Disponível em https://filosoficabiblioteca.wordpress.com/2013/09/30/mikhail-bakhtin-pdf-download/. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 22h14.
A respeito da inserção dos conteúdos relacionados à produção textual, analise as sentenças abaixo.
I. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes devem ser expostos a textos curtos, pois estão em fase de construção de aprendizagem acerca de seus conhecimentos linguísticos.
II. Quadrinhas são bons exemplos de textos que podem ser
trabalhados no Ensino Fundamental, pois são rimados, incitam a criatividade e pertencem ao mundo dos estudantes.
III. Dialogar com a realidade dos estudantes não deve ser uma preocupação que os professores precisem ter ao selecionar textos para trabalhar no início do Ensino Fundamental.
IV. Selecionar textos que apresentem elementos que dialoguem ou que já sejam de conhecimento do estudante estimula o processo de aprendizagem significativa.
V. Assumir uma postura de investigador, apoia o aluno a desenvolver suas habilidades linguísticas com mais facilidade, pois ele encontrará sentido no processo.
É correto o que se afirma em
	
	
	I, II, IV e V, apenas.
	
	
	II, III, IV e V, apenas.
	
	
	I, III, IV e V, apenas.
	
	
	I, II, III, IV e V.
	
	
	I, II e III, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Tão fortes são os apelos que o mundo letrado exerce sobre as pessoas que já não lhes basta a capacidade de desenhar letras ou decifrar o código da leitura. Com o crescente avanço tecnológico, o final do século XX impôs a praticamente todos os povos a exigência da língua escrita não mais como meta de conhecimento desejável, mas como verdadeira condição para a sobrevivência e a conquista da cidadania.
SANTOS, Adriane Blum. Uma Proposta de Letramento no Ensino Fundamental: Reflexões Sobre Algumas Práticas. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/10-4.pdf . Acessado em 10 de agosto de 2019, às 12h39.
Considerando que a BNCC apresenta o texto como o elemento condutor das práticas de linguagem, analise as afirmações a seguir.
I. Os processos mentais, como o de compreensão e reflexão, que ocorrem para que o eixo organizador “leitura e escrita” seja inserido no planejamento são práticas utilizadas em todas as áreas do conhecimento e são utilizadas para o pleno desenvolvimento dos indivíduos.
II. A inserção, no currículo educacional, das práticas de linguagem contemporâneas estão previstas na BNCC e têm relação com a aproximação entre os processos educativos e a realidade dos estudantes, ao serem inseridos gêneros textuais digitais, como o blog e o podcast .
III. Para que o estudante compreenda a leitura efetivamente, é necessário que o professor tenha consciência dos direcionamentos dados durante esta ação. Por exemplo, caso haja o comando “analise”, ele deverá pensar em como o processo mental da reflexão será trabalhado.
IV. Os textos orais devem ser introduzidos nos currículos escolares com a intenção de explorar as variações linguísticas que compõem a língua portuguesa no Brasil e disseminar a valorização das diferenças e o extermínio do preconceito linguístico.
V. Ao interpretar um texto, para que haja a efetivação da leitura semiótica do texto, é necessário que o contexto social de produção e os conhecimentos intrínsecos do estudante sejam levados em consideração.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	I, II, III e V.
	
	
	III, IV e V.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II, II, III e IV.
	
	
	II, III e V.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Conceber oralidade como prática social na modalidade falada da língua significa, para o ensino, usar os gêneros textuais orais, selecionados a partir das reflexões do corpo docente, contemplando, de fato, uma proposta de prática social e discursiva. Em se tratando de propostas pedagógicas, o ensino sistematizado da oralidade envolve a interação com textos por meio de escuta, produção oral e análise linguística (ou reflexão linguística).CYRANKA, L. F. de M.; MAGALHÃES, T. G.. O trabalho com a oralidade/variedades linguísticas no ensino de Língua Portuguesa. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25041. Acessado em 14 de setembro de 2019, às 02h15.
 
Analise as afirmativas abaixo, refletindo acerca da inserção do estudo da oralidade na escola.
I. A oralidade é um saber intrínseco aos sujeitos, de modo que não depende de estímulos.
II. O gênero seminário pode ser utilizado para aprimorar a oralidade dos sujeitos.
III. A clareza, a concisão e a coerência são aspectos a serem aprimorados na oralidade.
IV. Reduzir a oralidade à informalidade dificulta a compreensão dos aspectos formais.
V. Aprimorar aspectos da oralidade é valorizar as relações sociais dos sujeitos.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	I, III e V.
	
	
	II, III, IV e V.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	II e III.
	
	
	I, IV e V.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. O artigo originou-se do Latim Vulgar a partir do demonstrativo ille/ illa a fim de sanar a perda da declinação dos nomes e satisfazer a uma necessidade eufônica. (MATTOS E SILVA, 1993). [...]Ressaltamos que a compreensão do artigo como elemento de coesão referencial que, geralmente, é anafórico, quando é definido e, catafórico, quando é indefinido. Segundo Neves (2000), o artigo indefinido tem, frequentemente, um uso não-referencial, aplicando-se a todo e qualquer membro da classe, grupo ou tipo que é escrito pelo sintagma, constituindo uma generalização.
CARNEIRO, Cléa Gurjão. Licenciatura em Letras/ Português: Língua Portuguesa III. Disponível em http://ead.uepb.edu.br/arquivos/letras/Lingua_portuguesa_III_final.pdf. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 23h33.
O artigo é importante para dar valor semântico às frases. Leias as sentenças abaixo sobre o uso dessa classe gramatical.
I. Os artigos, em língua portuguesa, precedem o substantivo.
II. Para substantivar uma palavra, traga o artigo para antes dela: o não é uma forma de educar.
III. Os artigos definem gênero, número e grau.
IV. Não há precisão sobre quem se fala ao utilizar o artigo indefinido.
V. O artigo definido pode indicar uma espécie inteira: a melancia é doce. Todas elas são doces.
	
	
	I, II, IV e V.
	
	
	II, III, IV e V.
	
	
	I, III, IV e V.
	
	
	III, IV e V.
	
	
	I, III e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. A atividade de campo tem o objetivo de investigar a realidade prática do ensino-aprendizagem nos anos iniciais da educação fundamental.
De acordo com a afirmativa em destaque, marque a alternativa correta:
	
	
	a investigação será direcionada aos conhecimentos em linguagem que são trabalhados em sala de aula.
	
	
	os métodos para coletar as informações ocorrem exclusivamente pela observação das aulas.
	
	
	a investigação deve ser pautada em uma lista de conteúdos disciplinares, para envolver os alunos.
	
	
	a investigação compreende o conteúdo didático, especialmente a gramática, e as experiências dos alunos não fazem parte dela.
	
	
	a investigação deve ocorrer apenas nas atividades de produção escrita, pois esse conteúdo é o mais importante das aulas de português.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Sempre foi preocupação do homem entender a linguagem. Desde a Grécia antiga, filósofos buscavam desvendar o seguinte mistério: as palavras espelham a realidade? Existe uma relação natural entre as palavras e os seres que elas nomeiam? Como a linguagem se organiza? Estes questionamentos atravessaram os tempos, até que, no século XX, a linguística se firma como ciência, apresentando um objeto de estudo bem-definido, objetivo, e um método de investigação. [...] A Semântica, área da Linguística que estuda o significado das línguas naturais, subdivide-se em vários tipos, de acordo com as variadas visões dos especialistas nessa área. Desta forma, há a semântica textual, formal, lexical, discursiva, cognitiva, dentre outras, ligadas por um ponto comum: em todas elas o objeto de estudo é o significado. PINTO, D. C. de M.; COELHO, F. A. C.; CABRAL, M. P. de L.; RIBEIRO, R. M. P. Introdução à Semântica. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2016. Disponível em https://canalcederj.cecierj.edu.br/122016/89e37050506a18d67892651721082ce9.pdf. Acessado em 26 de agosto de 2019, às 20h05.
 
Ao analisar a semântica de uma frase, é necessário levar em consideração a compatibilidade de sentido.
Sobre a afirmativa acima, é correto afirmar que:
 
	
	
	A regência verbal deve ser analisada com o intuito de apresentar melhor sonoridade e significados às orações, atrelando novos sentidos às relações entre preposições e verbos.
	
	
	A colocação das
palavras não deve ser um critério utilizado para a eliminação do duplo sentido das frases, visto que as regras da língua portuguesa não preveem modificação da ordem “sujeito – verbo – complemento”.
	
	
	As marcas prosódicas são utilizadas para atribuir um valor sentimental às frases, a partir da inserção de vocativos, logo, estes recursos são utilizados, principalmente, em textos informais.
 
	
	
	Para que haja compreensão plena de uma frase é necessário analisar os termos e a relação que há entre eles, ou seja, verificar se a junção das palavras tem valor semântico e se não ocorre duplo sentido.
	
	
	Verificar a compatibilidade de sentido que as palavras têm em um texto é analisar a concordância entre elas, como observar se o adjetivo que refere-se a determinado substantivo concorda com ele em gênero, número e grau.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Cabe à escola formar não apenas sujeitos decodificadores de textos, mas indivíduos críticos, que possam atuar efetivamente na sociedade. [...]É imprescindível tomar o ensino de língua com e por meio do texto, mas é preciso ter em mente que não se pode deixar o sistema linguístico e as normas que o compõem de lado, uma vez que é papel da escola ensinar aquilo que o aluno ainda não sabe. Desse modo, é importante considerar aquilo que cada um já sabe quando chega à escola, mas esse deve ser apenas o ponto de partida para a construção de um conhecimento maior, que leve o sujeito aprendente a desenvolver as capacidades necessárias para atuar no maior número de interações sociais possíveis.
SILVA, B. C.; SILVA; R. D. (Re)construindo a Aula de Língua Portuguesa: que Gramática Devemos Usar? Disponível em 9 de agosto de 2019, às 12h58.
Sobre as orientações presentes na BNCC sobre a disciplina Língua Portuguesa, leia as assertivas abaixo.
I. A BNCC propõe resgata a proposta dos PCN’s ao propor um ensino contextualizado dos aspectos gramaticais.
II. Uma das formações previstas é para a cidadania. Para que esse processo ocorra, o professor pode selecionar um gênero, como o artigo de opinião, para verticalizar o ensino.
III. Uma das formas de contextualizar o ensino da Gramática e analisar o efeito de sentido que determinada regra gramatical traz ao texto.
IV. A língua se concretiza no texto e é a partir deste que o estudante apresentará suas habilidades interpretativas, apreciativas e consonantes às regras.
V. A ampliação das habilidades linguísticas a partir de um ensino contextualizado ocorre, com mais eficácia, apresentando uma sequência didática variada nos gêneros apresentados.
É correto o que se afirma em
	
	
	II, IV e V.
	
	
	I, II e III.
	
	
	III, IV e V.
	
	
	I, II, III, IV e V.
	
	
	I, II e V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando