A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ATIVIDADE 4 IBMR - BRANDING E IDENTIDADE VISUAL

Pré-visualização | Página 2 de 2

entre submarcas); 7) respaldo e impulso (co-branding); 8) monitoramento (da evolução do valor da marca); 9) responsabilidade; e 10) investimentos.
 
AAKER, David A. A Arquitetura da marca. HSM Management. São Paulo: no 13, março-abril, 1999. Pág. 112-116
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e indique V para verdadeiro e F para falso:
(  ) Identidade - se a organização possui várias marcas, cada uma precisa ter uma identidade própria.
(  ) Proposição de valor - a relação marca-cliente deve ser ampliada por meio de benefícios estritamente funcionais.
(  ) Posição - o posicionamento da marca deve ter diretrizes claras e que implementem o programa de divulgação.
(  ) Execução - a identidade e posicionamento da marca devem ser tão consistentes que seu programa de divulgação não precisa dar destaque e durabilidade em vários canais disponíveis.
(  ) Coerência ao longo do tempo - imagens, símbolos e metáforas são alterados substancialmente ao longo do tempo. 
De dez mandamentos de Aaker, analise se as explicações das cinco apresentadas anteriormente são falsas (F) ou verdadeiras (V). Qual a alternativa correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V; V; V; F e F.
	Resposta Correta:
	 
V; F; V; F e F.
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, já que a 1. Identidade - se a organização possui várias marcas, cada uma precisa ter uma identidade própria; 2. Proposição de valor - amplie a relação marca-cliente por meio de benefícios emocionais e funcionais; 3. Posição - o posicionamento da marca deve ter diretrizes claras e que implementem o programa de divulgação; 4. Execução - além da identidade e posicionamento, o programa de divulgação deve também dar destaque e durabilidade em vários canais disponíveis; e 5. Coerência ao longo do tempo - imagens, símbolos e metáforas devem ser desenvolvidos e reforçados. 
 
	
	
	
1. Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Uma marca de sucesso é como uma potência que contém energia suficiente para iluminar novos territórios. Sabendo disso, o branding utiliza-se disso para quebrar barreiras de entrada para outras categorias de produtos.
 
Figura. Perfume Chanel Nº 5
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CHANEL_No5_parfum.jpg
 
Chanel é uma marca de luxo de vestuários, que começou como alta-costura, mas a figura anterior refere-se a um famoso perfume da marca.
Qual é a alternativa correta que explica esta estratégia?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Planejamento da marca.
	Resposta Correta:
	 
Extensão de marca.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. “Extensão de marca” é o nome que se dá para a estratégia em que uma marca quebra barreira de entrada para uma categoria de produto diferentes da sua, utilizando-se do seu sucesso.
 
	
	
	
1. Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Wheeler (2008) escreve que existe uma etapa de gerenciamento e apresentação dos fundamentos da identidade visual, no fechamento do projeto. Além das diretrizes relacionadas à aplicação definidas é preciso pensar em um responsável que faça a gestão dos componentes para garantir sua precisa utilização.
 
WHEELER, Alina. Design de identidade de marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Como chama esta etapa do projeto da marca?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Gestão de branding.
	Resposta Correta:
	 
Gestão de ativos.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Marca é um ativo da empresa, portanto, esta etapa do projeto da marca refere-se a uma gestão de ativos. E não uma gestão financeira, de branding ou de marketing. Marca não é passivo da empresa.
 
	
	
	
1. Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para Wheeler (2008, p. 82), a última parte para aplicação de um projeto de sucesso, consiste em: "Estabelecer o fluxo de documentos; Decidir quem recebe cópias dos documentos; Colocar tudo por escrito; Criar pautas; Fazer circular notas das reuniões; Desenvolver um site do projeto na Internet se o âmbito do projeto permitir".
 
WHEELER, Alina. Design de identidade de marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
De que se trata este protocolo descrito por Wheeler?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Trata-se de um excelente protocolo de comunicação.
	Resposta Correta:
	 
Trata-se de um excelente protocolo de comunicação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Trata-se de um excelente protocolo de comunicação, porque não basta a criação do brandbook, é necessário estabelecer canais de comunicação.
	
	
	
Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020 14h12min15s BRT