A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliação final representaçaõ descritiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:650532) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26915241
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Biblioteca Nacional lançou o seu primeiro catálogo em 1883 e este é atualmente denominado Catálogo Antigo. Desde então, a Biblioteca Nacional tem disponibilizado diversificados catálogos que abrangem uma série de obras para diversificados tipos e necessidades de usuários. Relativo ao desenvolvimento de catálogos elaborados e disponibilizados pela Biblioteca Nacional, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A Biblioteca Nacional organizou os catálogos técnicos de autoridades de nomes/entidades e terminologia de assuntos para auxiliar o profissional nas referidas informações inerentes aos processos da catalogação.
	 b)
	Em 1946, a Biblioteca adotou como padrão de catalogação as regras e critérios estabelecidos pelo Código da American Library Association (ALA).
	 c)
	A Biblioteca Nacional, para estruturar um instrumento de consulta interno que facilitasse e guiasse o trabalho da equipe de bibliotecários, adotou o modelo da lista de cabeçalhos de assunto da American Library Association (ALA).
	 d)
	A direção da Biblioteca Nacional já no século XX vislumbrava a necessidade de normalizar as fichas de catálogos com o propósito principal de corrigir os erros dos antigos catálogos.
	2.
	No Brasil, diversas iniciativas foram e continuam a ser desenvolvidas para estimular não apenas a economia dos recursos das bibliotecas menores, mas também para facilitar a participação destas em projetos, como o de cooperação global de dados. Essas ações possibilitam a criação de grandes redes de cooperação técnica e intercâmbio de dados, principalmente na área da catalogação. Diante desta afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- O extinto Serviço de Intercâmbio de Catalogação, o SIC, foi uma das primeiras iniciativas formais de estruturação de redes de informação e compartilhamento de recursos de catalogação.
II- A Biblioteca Nacional, por meio de permutas de informações entre bibliotecas, oportuniza às demais bibliotecas a possibilidade de manter seu registro bibliográfico sempre atualizado.
III- Não se vislumbra, no Brasil, ações expressivas que objetivam apoiar o desenvolvimento e manutenção dos acervos automatizados.
IV- O Consórcio Eletrônico de Bibliotecas tem como objetivo ampliar o compartilhamento de informações e a cooperação na catalogação em nível nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Os estudos atuais acerca da catalogação estão voltados para readequar os catálogos ao escopo das tecnologias, mas é válido reforçar que, independentemente do suporte em que este é elaborado e disponibilizado - virtual/digital ou impresso -, na sua essência, eles continuam a desempenhar as mesmas funções. Sobre os catálogos virtuais/digitais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os catálogos virtuais/digitais também são conhecidos como Catálogos em Linha.
(    ) Quando bem elaborado, oportunizam ao usuário buscar a informação com mais agilidade e rapidez.
(    ) Em decorrência do "bum" informacional com o advento da internet, a elaboração de um catálogo não é acompanhada por um controle mais rigoroso da inserção dos dados que os compõem.
(    ) Implica em um maior controle de inserção dos dados, bem como em uma maior e efetiva padronização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	Ao descrever a informação, condicionada pelas regras de padronização existentes nos diversos códigos já elaborados, o catalogador precisa garantir que o catálogo represente de maneira adequada todos os dados das obras contidas em seus acervos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para auxiliar o catalogador em seu trabalho, além dos códigos de catalogação, existem as listas de cabeçalhos de assunto ou de autoridade.
(    ) Para que um catálogo consiga atender ao seu propósito, é necessário que o catalogador potencialize características como a integridade, a clareza, a lógica e a consistência do item informacional.
(    ) O desenvolvimento de tecnologias foram transformando a prática, sistematizando os itens da descrição e os conteúdos, mas a necessidade de catalogar não mudou: é preciso fornecer os metadados precisos para auxiliar na identificação da informação.
(    ) Ao seguir as regras inerentes aos processos de Representação Descritiva e Temática, não cabe ao catalogador uma decisão especializada sobre qual a forma um nome, título, série ou assunto será usado como cabeçalho autorizado em um catálogo de biblioteca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	5.
	Os catálogos, desde a sua mais famosa aparição, na Biblioteca de Alexandria, evoluíram continuamente e são amplamente utilizados para salvaguardar a representação de todas as informações das obras de um acervo e disponibilizar, de maneira adequada, diversificadas coleções aos seus usuários. Diante desta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os catálogos possuem a função de acesso à informação ao conduzirem os usuários a encontrar uma obra apenas pela sua descrição física.
	 b)
	Os catálogos são os instrumentos mais antigos de bibliotecas, mas nem sempre foram projetados para usuários externos, e sim para os bibliotecários, quase que estritamente, organizarem os seus acervos.
	 c)
	A descrição temática e a descrição física de uma obra devem estar implícitas nas informações contidas em um catálogo.
	 d)
	Os catálogos passaram, após algumas décadas, a servir ao usuário e permitir a disseminação do conteúdo físico e temático do acervo das unidades de informação.
	6.
	Charles Ammi Cutter, nascido em 14 de março de 1837, foi um importante protagonista para o desenvolvimento da catalogação moderna e, em certa medida, foi o pioneiro nos estudos e ações direcionadas para o tratamento temático da informação. Referente às contribuições de Cutter para as temáticas relativas à Representação Descritiva - Catalogação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal premissa de Cutter era o de facilitar o acesso dos usuários ao acervo, a partir do agrupamento alfabético das entradas (autor, título e assunto) do catálogo.
(    ) Ao elaborar suas regras de catalogação, Cutter não se preocupou em oportunizar ao usuário descobrir quais obras faziam parte do acervo da biblioteca.
(    ) A Classificação Expansiva, o primeiro sistema de classificação a apresentar regras especificas para a catalogação de assuntos, influenciou o desenvolvimento da Classificação da Biblioteca do Congresso.
(    ) O desenvolvimento dos cabeçalhos alfabéticos de assuntos foi uma das principais preocupações de Cutter quando ele se propôs a sistematizar o catálogo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) têm propiciado uma mudança no paradigma da descrição bibliográfica por oportunizar uma redefinição do próprio conceito de Representação Descritiva - Catalogação, bem como redefinir o foco da gestão da informação, em especial no que confere o atendimento às necessidades dos diferentes tipos de usuários. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A catalogação passou a ser entendida como o registro dos elementos "organizativos", inclusive os dados gerados pelos processos e procedimentos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.