Buscar

Avaliação discursiva - Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Epidemiologia (ENF23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:655768) (peso.:4,00)
	Prova:
	27638199
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A ocorrência de novos casos de uma determinada doença ou agravo indica que a população está sob risco, ocasionando uma desordem para a saúde pública, a nível municipal, estadual, nacional e internacional, formando um complexo processo de distribuição de patologias no tempo e no espaço. Para conseguirmos classificar as diferentes formas de doenças, necessitamos conhecer alguns conceitos autorrelacionados. Dessa forma, disserte sobre a diferença entre epidemia e surto.
	Resposta Esperada:
Epidemia é uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa região pequena e delimitada. Já o surto ocorre quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.
	2.
	Os indicadores, em termos, gerais são avaliações realizadas do estado de saúde de uma área geográfica, bem como do desempenho do sistema de saúde da população. A elaboração de um indicador é um processo que pode ser feito através da contagem direta de casos de determinada doença, utilizando cálculos. Diante dessa afirmativa, disserte sobre os indicadores de saúde.
	Resposta Esperada:
A intenção de criar indicadores foi para determinar a quantidade e a qualidade de saúde de uma população, entretanto não foi encontrada nenhuma fórmula de aplicação que chegasse num denominador comum. Assim, o consenso foi de utilizar a taxa de mortalidade como o indicador epidemiológico mais importante. De maneira geral, os indicadores refletem a situação sanitária de uma população e servem para a vigilância das condições de saúde.
Parte inferior do formulário

Outros materiais