A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Representação Temática - Classificação (BIB07)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Representação Temática - Classificação (BIB07)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:651023) ( peso.:3,00)
	Prova:
	27028368
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	O propósito da classificação em unidades de informação é organizar o conhecimento contido em qualquer tipo de documento. Para classificar, precisamos de um instrumento que nos ajude a separar por assunto: são os sistemas de classificação bibliográfica, sendo que a Classificação Decimal de Dewey - CDD - é um desses sistemas. Sobre a CDD, analise as sentenças a seguir:
I- Para a construção da CDD, Dewey se amparou para a construção de seu sistema em vários filósofos da antiguidade.
II- A CDD abrange o mapa parcial das áreas do conhecimento, mostrando os seus conceitos e suas relações.
III- Dewey dividiu o conhecimento humano em 10 partes principais (classes), cada classe em 10 divisões e cada divisão em 10 seções, iniciando, assim, o princípio hierárquico de seu sistema de classificação a partir dos sumários
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	Como todos os outros esquemas gerais de classificação em uso atualmente, a CDU é um aspecto da classificação. Por isso, os fenômenos são subordinados ao aspecto do qual são extraídos, isto significa que um fenômeno pode ocorrer em mais de uma classe. A CDU exibe quatro grandes características estruturais: decimalidade, universalidade, caráter hierárquico e caráter analítico sintético. Sobre as características estruturais da CDU, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    ) A decimalidade refere-se que o conhecimento foi concebido como uma unidade dividida em dez grandes classes.
(    ) A universalidade significa, em primeiro lugar, que o sistema tem em princípio a pretensão e a capacidade de oferecer conceitos e símbolos para representação da totalidade do conhecimento.
(    ) O caráter hierárquico reflete a concepção do mundo como uma unidade rigorosamente estruturada em partes necessariamente subordinadas ao todo.
(    ) O caráter analítico sintético pode ser atribuído uma vez que a classificação decimal universal concilia e equilibra as exigências e os rigores dos esquemas hierárquicos com a multifacetação dos sistemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	3.
	O importante a ser considerado no processo de classificação é o perfeito entendimento, por parte de quem está classificando, No sentido que o autor quis dar ao seu trabalho. Para isso, é recomendado a leitura técnica do livro. Há livros de assuntos gerais, fáceis de classificar, mas há outros de difícil interpretação, cujo texto exigirá mais do classificador. Existem vários conselhos listados no livro intitulado Código para classificadores para que a equipe que vai fazer classificação possa realizá-la corretamente. Sobre o processo de classificação e esses conselhos, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando um livro tratar da história de um assunto deve ser classificado no assunto, mesmo que esse não comporte subdivisão para a história.
II- Quando um livro tratar dos métodos de investigação não deve ser classificado com o assunto investigado, e sim com o método empregado para a pesquisa.
III- Se o livro tratar de assunto referente a um país ou a uma pessoa, classificar com o assunto tratado mais especificamente.
IV- Se o livro tratar das origens de costumes, instituições ou crenças, classificar sob os costumes, instituições etc.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão correta.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	4.
	A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um dos sistemas de classificação documentária mais utilizados no mundo. A CDD contempla em seu sistema algumas classes principais. Sobre o que representa a área do conhecimento da classe 500, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ciências puras.
	 b)
	Línguas.
	 c)
	Generalidades.
	 d)
	Ciências sociais.
	
	A Classificação Decimal Universal originou-se a partir da tradução e adaptação da CDD, com a sua consolidação como um dos sistemas de classificação bibliográfica mais utilizado no mundo. Assim, a CDU passou a ser um sistema de classificação bibliográfica para qualquer fim. Sobre a história da CDU, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A segunda edição desenvolvida, com o nome de "Classification Décimale Universelle", foi publicada pelo IIB, em 1927, em francês, contendo aproximadamente 70.000 subdivisões.
(    ) A primeira edição média, em língua portuguesa, foi publicada em 1961.
(    ) Atualmente, a CDU é administrada pelo Consórcio UDC.
(    ) O símbolo "+" (mais) é empregado quando um documento trata, separadamente, de dois ou mais assuntos representados nas tabelas por símbolos que não são consecutivos.
(    ) Emprega-se a "/" (barra oblíqua) quando um documento trata, independentemente, de dois ou mais assuntos representados nas tabelas por números consecutivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F - V.
	 *
	Observação: A questão número 5 foi Cancelada.
	
	A CDD tem êxito na aplicação em unidades de informação, devido a sua estrutura e a notação se manteriam inalteráveis. A evolução da CDD sempre foi na mesma linha inicial, com a preocupação de proporcionar cada vez um maior detalhe. Sobre a CDD, analise as sentenças a seguir:
I- A fração decimal indica a hierarquia intelectual de um assunto.
II- Estrutura hierárquica significa que todos os tópicos, incluindo as das 10 classes principais que são parte dos tópicos maiores acima deles.
III- Algumas vezes, a CDD faz a seguinte indicação: see references (ver referências), isso indica que, embora o assunto seja, logicamente, parte da hierarquia em que a referência aparece, ele pode ser classificado em outro lugar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	 *
	Observação: A questão número 6 foi Cancelada.
	7.
	A notação de uma classificação é fator importante para aceitação do sistema, já que precisa ser simples, facilmente memorizável, de modo a permitir expansões de novos assuntos. Sobre a notação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem tabelas especiais, sendo a mais usada a tabela de Cuttes-Sanborn.
(    ) Ao conjunto das duas notações se dá o nome de número de chamada.
(    ) A notação mista ou pura é quando há somente letras ou números.
(    ) A notação mista é quando existem ambos simultaneamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Na CDU, as classes podem ser divididas para formar classes mais específicas (ou subclasses). Essas subclasses formam conceitos mais restritos e podem ser representados por números mais extensos. Quando há essa subdivisão, as classes são classificadas em coordenadas, superordenadas e subordinadas. Sobre essa classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As subordinadas são as classes de números mais longos e que indicam maior especificidade (ou extensão).
(    ) As classes coordenadas são as quais os números de classificação têm a mesma extensão.
(    ) As superordenadas são as classes com números menos longos.
(    ) A classe 53 é do tipo subordinada.
Assinale a alternativa