A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO VIRTUAL - PARTE 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO VIRTUAL
Curso: Artes Visuais	Turma:FLX0296 Disciplina: Estágio Curricular Obrigatório I	Semestre:2020/01 Tutor Externo: Valéria
Acadêmica: Juscicléia Chaves Bezerra
 ORIENTAÇÕES
Após construir a temática do seu estágio (Etapa I), utilizando a BNCC, Temas
Transversais e Áreas de Concentração do seu curso e de acordo com as diretrizes de estágio, chegou o momento de você construir o Roteiro de Observação Virtual. Faça pesquisa em diferentes lugares para encontrar o maior número de informações possíveis e preencha no quadro abaixo:
INFORMAÇÕES DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE
Utilize informações de site ou blog da escola, Secretaria Municipal ou Estadual de Educação, Censo Escolar (MEC), perfil da instituição em redes sociais (facebook, Instagran, etc). Esta consulta para coletar as informações pode ocorrer também por reuniões agendadas (Teams, Zoom, Facebook, WhatsApp) ou via e-mail, telefone ou WhatsApp com o gestor da instituição concedente.
Nome da Instituição Concedente:
Escola Municipal Professora Silvete Santos Pereira
Localização:
Rua: Miguel Fonseca, S/n, Bairro: Planalto I, Medeiros Neto Quantidade de estudantes:
330
Área de Atuação Ensino Fundamental - Séries Iniciais Ensino Fundamental
Turno de atendimento:
Matutino/vespertino
 Quadro de funcionários
16 professore, 1 diretora, 1 coordenadora pedagógica, 2 secretárias e 6 atuam na parte de serviços gerais, totalizando um quadro de 26 funcionários.
Experiência e Formação
De 16 professores 11 possuem especialização e 5 graduação
IDEB da Instituição:
Anos iniciais 5,9 anos finais 4,9 IDEB da cidade
Anos iniciais 6,6 anos finais 5,4
Estrutura da escola: Conforme PPP disponibilizado pela instituição em questão
 Via Whatzapp:
1 Almoxarifado: inadequado, é pequeno e não atende as necessidades da escola. 01 Auditório: Adequado, porém no momento está sendo utilizado como sala de aula. 01 Cozinha: Adequada.
01 Depósito de Material de Limpeza: Inadequado. (pequeno) 01 Despensa: Adequada
01 Sala de Direção: Adequada
01 Quadra de esportes coberta: Adequada
01 Quadra de esportes descoberta: Inadequada. Contém rachaduras. 01 Recreio Coberto: Inadequado – (pequeno em dias de chuva)
01 Refeitório: Adequado
12 Salas de aula: A maioria delas é adequada e está dentro das especificações, oferecendo condições, porém a superlotação de algumas séries ocasiona problemas sérios para o bom desempenho dos docentes e do próprio aprendizado dos alunos. 01 biblioteca: adequada.
01 Sala dos Professores: Adequada 09 sanitários para alunos: adequados.
01 sanitário para alunos PNE: Adequado
06 sanitários para funcionários: Adequados, porém sem adaptação para portadores de necessidades especiais.
 01 Secretaria: adequada e bem conservada 02 vestiários para alunos: Adequados:
Proposta Pedagógica 
PAPEL DA ESCOLA
A principal razão de ser da escola é a aprendizagem de todos os alunos. Ela só não forma cidadãos, mas prepara, instrumentaliza, dá condições para que eles possam se formar e construir sua cidadania. Instituição que sofre a influência e influencia aquilo que acontece ao seu redor, portanto, não é neutra. A realidade da escola é resultante da totalidade de atos, ações, valores e dos princípios em que está inserida, e da realidade histórica que interfere nos seus procedimentos.
FILOSOFIA DA ESCOLA
A nossa escola possibilitará ao educando a oportunidade de construção, apropriação e socialização dos conhecimentos científicos e interculturais, bem como do autoconhecimento; para que ele possa transformar sua realidade e conviver harmoniosamente no meio em que está inserido, tendo como principais princípios norteadores:
a) democratização do acesso e permanência do aluno na escola com vistas a desenvolver o processo ensino-aprendizagem de qualidade, capaz de promover o sucesso do aluno na escola e na sociedade;
b) relação escola-comunidade objetivando expandir a participação de todos os segmentos nas decisões da escola;
c) gestão democrática referindo-se à participação de todos para educar com responsabilidade, buscando o equilíbrio entre o direito de vários segmentos que participam da escola, sem renunciar ao princípio da unidade de ação;
d) autonomia como a capacidade da escola de auto governar-se e dirigir-se, dentro dos limites legais, com responsabilidade social;
e) qualidade de ensino assegurando um padrão mínimo de qualidade para o ensino;
f) organização curricular como eixo central da intencionalidade da escola perceber e construir o conhecimento a partir da integração dos diversos saberes;
g) valorização dos profissionais da escola visando assegurar uma base de educadores com formação para atuar com os alunos, ao mesmo tempo, propiciar a formação continuada para aperfeiçoamento de sua prática.
OBJETIVO GERAL DA ESCOLA
Ser uma escola Referência em Qualidade, oferecendo espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de cidadãos críticos, autônomos e responsáveis, conscientes de seus direitos e deveres. Sujeitos capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos,transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora que venha favorecer o crescimento social da comunidade. 
JUSTIFICATIVA
Destaque os objetivos pedagógicos e quais os benefícios para comunidade atendida (a partir da sua área de concentração e temática escolhida) e posteriormente no desenvolvimento do projeto de extensão, que se configura na entrega de um produto virtual.
Sendo uma disciplina com diversidade que abrange vários tema e unindo varias matérias. Essa questão é abordada claramente pela interdisciplinaridade, ou seja, o diálogo entre uma ou mais disciplinas com o intuito de solidificar a aprendizagem através de oportunidades e de diferentes maneiras de entender e contextualizar os conteúdos escolares. Nesse sentido, pretende-se aqui tentar elevar a manifestação artística dos educandos para bem aprimorar seus conceitos quanto às faces da aprendizagem., estimulando nesse projeto a sensibilidade dos educandos e proporcionar experiências de empatia.
 MATERIAIS SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA
Utilize informações de sites/blogs, Portal do Professor (MEC), YouTube, Plataforma de Periódicos da Capes, Domínio Público, Curta na Escola (filmes) entre outros.
Temática: Educação Inclusiva
Área de Concentração: Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais Palavras-chave: Inclusão. Criatividade. Empatia. Desenvolvimento Nome do Programa de Extensão: Acessibilidade e inclusão educacional
Nome do Projeto de Extensão: A Arte e seu Papel como Promotora da Inclusão Produto Virtual: Templante 
 MATERIAIS ENCONTRADOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO
Insira os links dos achados na busca virtual (referência) 
 Livros:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
CAMARGO, Luís. Arte-educação: da pré-escola à universidade. São Paulo: Nobel, 1989 – 
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?
 codigo=22502
E-books -
Imagens -https://br.pinterest.com/pin/378654281148587828/
Vídeos	https://trilhaaprendizagem.uniasselvi.com.br/ART14_desen_da_fihogura_humana/ videos.html
Curta-metragem -
Artigos	-	http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14-artigo-1-O- PAPEL-DO-PROFESSOR-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA.pdf
Reportagens - Mapas - Folders -
Cartilhas - Podcasts - Lives -
Sites –https://leiturinha.com.br/blog/a-arte-como-forma-de-inclusao/ https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/arte-educacao-inclusiva.htm Software Educativo -
Outros -