Buscar

AP3_GESTAO FINANCEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
ROSANE DOS SANTOS BARBOSA DE JESUS
2032782
GESTAO FINANCEIRA
Tudo sobre debêntures: entenda por que e como
investir nesses papéis
Rio de Janeiro
2020
1 - Explique, de forma fundamentada se há diferença entre debêntures e títulos públicos, uma vez que ambos estão na categoria de investimentos em renda fixa.
As debêntures são títulos de dívidas de empresas. É emprestado um dinheiro para uma companha e em troca recebe um rendimento anual acertado no momento da compra. Para investir precisa apenas ter conta em uma corretora de valores e estar cadastrado no site do tesouro direto.
Títulos públicos são papéis emitidos pelo Tesouro Nacional e possuem como finalidade principal auxiliar no pagamento de gastos do governo. É através destes que o governo financia a dívida pública. 
Com os juros baixos da economia, os investidores, principalmente os que ainda estão na poupança, buscam investimentos mais rentáveis. Ao mesmo tempo, é necessário conhecê-las a fundos antes de investir, pois o risco é proporcional ao rendimento
2 - Por que é vantajoso para as empresas fazerem emissões dessas obrigações, e qual a condição necessária para que uma empresa possa emitir debêntures? 
Para pagarem juros pré-determinados aos investidores de títulos de uma dívida; Isenção do Imposto de Renda; Maior retorno; Diversidade de ganhos. Funcionam como uma espécie de empréstimo que o investidor faz à companhia emissora. Ela “vende” parte da sua dívida em troca do pagamento regular de juros ao comprador. De acordo com as regras de cada papel, o investidor poderá resgatar o saldo e os rendimentos acumulados. Pode ser emitido por empresas que possuem projetos estratégicos de infraestrutura, como aeroportos e estradas.
3 - Nossa unidade 08 faz referência ao SFN - Sistema Financeiro Nacional, cuja atuação visa distribuir recursos entre os agentes econômicos, e é composto por Órgãos Normativos, Entidades Supervisoras e os chamados operadores. Considerando-se um “mercado de debêntures” a qual das instituições do SFN ele estaria subordinado, e por que?
https://www.ligafeausp.com/single-post/2020/04/14/Sistema-Financeiro-Nacional
4 - No endereço eletronico https://www.investidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html há o trecho que diz “Antes de investir em debêntures o investidor deve requisitar o prospecto à instituição intermediária da qual é cliente. O prospecto deve ser lido por inteiro, com especial atenção para as seguintes seções: fatores de risco discussão e análise da administração sobre as demonstrações financeiras, escritura de emissão, relatório de classificação de risco”. Explique com suas próprias palavras e com base nos ensinamentos de nossa disciplina a importância dessa orientação. 
Resposta = O processo para investir em debêntures é bastante simples e rápido. O investidor deve ter uma conta ativa numa corretora de valores e dispor de saldo disponível para realizar a aplicação. É possível fazer o investimento em debêntures através do site da corretora, sem a necessidade de sair de sua casa para começar a investir. Este tipo de rendimento costuma ser atrativo por conta da possibilidade de ganho real, por conta da taxa fixa sobre o índice, por exemplo, 3,65% + IPCA. 
https://blog.rico.com.vc/tudo-sobre-debentures?campaignid=11032105874&adgroupid=109565222378&feeditemid=&targetid=dsa-19959388920&loc_interest_ms=&loc_physical_ms=20102&matchtype=b&network=g&device=c&devicemodel=&ifmobile=&ifmobile=0&ifsearch=1&ifsearch=&ifcontent=0&ifcontent=&creative=340508776295&keyword=&placement=&target=&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=&utm_campaign=GGLE_PESQ_DSA&hsa_tgt=dsa-19959388920&hsa_net=adwords&hsa_kw=&hsa_grp=109565222378&hsa_acc=7134496929&hsa_ver=3&hsa_ad=340508776295&hsa_cam=316171546&hsa_mt=b&hsa_src=g&gclid=EAIaIQobChMIhMy-35KN7QIVh-DICh0RJAh1EAAYAiAAEgJgl_D_BwE
https://maisretorno.com/blog/termos/d/debentures-permutaveis#:~:text=Ou%20seja%2C%20existem%20diferentes%20benef%C3%ADcios,rent%C3%A1veis%20para%20o%20longo%20prazo.
https://www.onze.com.br/blog/debentures-incentivadas/
https://www.selecoes.com.br/economia/riscos-e-garantias-das-debentures/
https://exame.com/research/debentures-o-que-sao-tipos-como-investir-em-debentures/
https://www.topinvest.com.br/diferenca-entre-titulos-publicos-e-titulos-privados/
https://www.ligafeausp.com/single-post/2020/04/14/Sistema-Financeiro-Nacional

Continue navegando