Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Desenvolvimento Gerencial e Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Mirieli Ortiz Borges (1774130)
	Disciplina:
	Desenvolvimento Gerencial e Liderança (REC13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655456) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27625111
	1.
	Gestão do conhecimento é o conjunto de esforços que, sistematizados, desenvolvem a criação de um novo conhecimento. A gestão do conhecimento auxilia na otimização de produtos e serviços e, ainda, na prevenção do uso inadequado. Dentro das empresas, a gestão do conhecimento pode ser utilizada como uma vantagem competitiva, tudo através da gestão correta das informações e ainda através de determinadas etapas de construção. Nonaka e Takeuchi (apud LOCHA; ASHLEY, 2008) desenvolveram um modelo que explica a construção do conhecimento organizacional em cinco etapas: (1) compartilhamento do conhecimento tácito; (2) criação de conceitos; (3) justificativa dos conceitos; (4) construção de arquétipos; (5) difusão interativa do conhecimento. Portanto, disserte sobre essas etapas da construção do conhecimento organizacional.
FONTE: LOCHA, Marta Lucia Marinatto; ASHLEY, Patrícia Almeida. Gestão por Competências: Um estudo e proposta de modelo alinhado à gestão do conhecimento e objetivos estratégicos organizacionais. VI Encontro Nacional de Excelência em Gestão, 2008. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
O compartilhamento do conhecimento tático, consiste no compartilhamento de experiências. O compartilhamento tático é aquele cada pessoa adquire e desenvolve ao longo de sua vida, é um conhecimento pessoas.
A criação de conceitos consiste na fase onde ocorre a interação mais intensiva entre os membros e onde o conhecimento tático se transforma em conhecimento explícito.
Justificativa dos conceitos, nesta fase é desenvolvimento o processo de determinação de que os conceitos recém criados são realmente úteis para a organização e para a sociedade de modo geral.
construção de arquétipos, nesta fase, o conhecimento que já foi criado e justificado, é transformado em algo concreto, como um protótipo ou modelo, ou seja, uma arquétipo, tendo como modo de conver~soa o da combinação.
Difusão interativa do conhecimento, é a fase em que a criação do conhecimento é tratado como um processo interminável, em constante evolução.
	2.
	A abordagem comportamental sobre liderança apresentou uma nova teoria em que a liderança estaria associada ao comportamento do líder. Através do comportamento do líder, era possível identificar o seu estilo e, consequentemente, o clima organizacional, a motivação e os resultados. De acordo com Chiavenato (2010), a abordagem comportamental permitiu identificar três estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática. Disserte sobre esses estilos de liderança.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional. 3. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. ( * Máximo 4000 caracteres )
	O líder autocrático é aquele que controla de forma mais rigorosa seus empregados. Ele tomas as decisões sozinho e não 
delega autoridade aos demais. Somente ele toma as decisões.
O líder liberal, é aquele que age de forma mais liberal sobre os funcionários. A equipe tem total liberdade de 
realizar o trabalho como acreditam ser melhor.
 O líder democrático é o líder que sempre procura contar com o apoio da sua equipe, pedindo opinião 
aos empregados sobre decisões que precisam ser tomadas. A decisão cabe ao líder, depois que ele consulta sua equipe.

Outros materiais