Buscar

Aspecto do direito constitucional discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	7,75
Parte superior do formulário
	1.
	Com a Constituição de 1937, o Brasil retroage em alguns aspectos, instituindo, novamente, a pena de morte, como também a dispensa de funcionários contrários ao regime. Nessa fase, também houve a diminuição de direitos e garantias fundamentais. Disserte sobre as principais características da Constituição de 1937.
	Resposta Esperada:
a) Concentração dos poderes Executivo e Legislativo na mão do presidente. b) Eleições indiretas para presidente. c) Propósito de fim do liberalismo. d) Pena de morte. e) Dispensa de funcionários contrários ao regime. f) Plebiscito para referendar a constituição, mas nunca aconteceu. g) Diminuição de direitos e garantias fundamentais (greve, mandado de segurança, ação popular etc.). h) Diminuição do controle de inconstitucionalidade.
	2.
	Na maioria das constituições existe a previsão de dois momentos de controle: um seria o controle difuso, ou também chamado de jurisdição constitucional difusa, com origem nos Estados Unidos da América, e o outro, o controle concentrado, também chamado de jurisdição concentrada), com origem na Áustria. Acerca dessas informações, explique o que é controle de constitucionalidade concentrado.
	Resposta Esperada:
*Temos o sistema concentrado (*ou reservado) quando a competência para realizar o controle de constitucionalidade é outorgada somente a um órgão de natureza jurisdicional, *ou, excepcionalmente, a um número limitado de órgãos).
Parte inferior do formulário

Outros materiais