Buscar

TEP 2-1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Data: 
	Rubrica do Professor:
	
	Prova: AV2
	
	Curso: PSICOLOGIA
	Turma:
	Valor da Prova:
10,0 (dez) pts
	Disciplina: TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICO II
	Grau Obtido:
	Professor: NAZIR RACHID FILHO
	
	Aluno (a): 
	
Orientações: 
· Não esqueça de converter seu arquivo para PDF para proferir o envio
· Você poderá fazer citações na prova desde que devidamente referenciadas e comentadas
· Você terá 24h para responde-la
· Leia com atenção e BOA PROVA!
1) Derivado do teste de Rorschach e utilizando apenas 03 laminas de manchas de tinta, o Z-teste ou técnica de Zulliger tem uma grande aceitação justo a categoria profissional de psicólogos no que tange a avaliação da personalidade. Com base na afirmativa elabore uma sentença explicando as razões que levaram a adaptação do instrumento e quais os tipos possíveis de aplicação deste instrumento. (2,5 pts.)
Primeiramente, o texto de o Z- teste se propôs a ser um teste de aplicação mais rápida e fácil em comparação ao teste de Rorschach e de aplicação coletiva, visto que nessa época era necessário um teste de avaliação da personalidade como o de Rorschach, porém, que fosse mais rápido é fácil para aplicar em grandes grupos, como por exemplo, grupos militares.
Este instrumento pode ser aplicado coletivamente ou individualmente. A aplicação coletiva é recomendada para fins de classificação e seleção de pessoal. Já a aplicação individual possibilita uma coleta de dados mais minuciosa sobre a personalidade do examinando.
2) Desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial o Z-teste tem sua validação reconhecida e aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia, o instrumento conta com um critério amplo no sistema de correção e interpretação de seus resultados. Partindo da premissa, comente sobre os pontos que tangem a interpretação dos resultados nos vários sistemas do instrumento. (2,5 pts.)
As categorias globais, detalhes comuns, movimento, cor, forma, sombreado, conteúdo humano, conteúdo animal mantem as mesmas características básicas, especialmente no que tange à interpretação nos vários sistemas . Por conta disso a interpretação dos resultados não muda radicalmente por conta do sistema usado, visto que é um teste bastante uniformizado.
3) teste das pirâmides coloridas de Pfister é um instrumento usado em diagnósticos há mais de 50 anos, tanto em pesquisa quanto na clínica, com excelente aceitação pelos profissionais do campo da psicologia. Trata-se de uma técnica projetiva de avaliação psicológica que avalia aspectos afetivos e cognitivos, sendo utilizado com boa aceitação na área clínica, organizacional, educacional e em saúde. Baseado na afirmação descreva sobre os modos de colocação das peças no teste e das formas que podem originar. (2,5 pts.)
Na colocação ascendente, a base da pirâmide é preenchido primeiro.Na colocação descendente inicia-se pelo topo. A maneira como essa colocação é feita supostamente revela aspectos da maturidade do indivíduo, sendo que a colocação ascendente mostra que o indivíduo tem maturidade, enquanto que a descendente é o cotrário disso.
Também verifica-se se a colocação é direta; da direita para a esquerda, ou indireta; da esquerda para a direita, sendo que essa última pode significar algum tipo de negação do indivíduo.
Outras formas de colocação são a alternada, a simétrica e a ordenada, cada uma delas também revela certos aspectos da personalidade.
4) Consiste num instrumento não-verbal, é utilizado para avaliar a personalidade do indivíduo e suas manifestações psicodinâmicas, caracterizando-se por se de fácil e rápida aplicação, sendo relativamente lúdico, tornando-se geralmente uma atividade agradável. Permite avaliar crianças a partir de 5 anos até idosos, de diversos níveis educacionais. Tomando a exposição acima disserte sobre a importância da cor como instrumento de avaliação do instrumento e dos pontos associados a interpretação dos aspectos relacionados aos padrões de cores estabelecidos no teste. (2,5 pts.)
 A frequência das cores é algo importante, mas também examinam-se outros aspectos como o agrupamento frequente dos mesmos pares ou conjuntos de cores.
Vermelh ou marrom indicam extroversão, agressividade ou impulsividade, laranja estar associada a vontade produtiva, amarelo indica extroversão, porém, de maneira mais moderada que o vermelho, o verde estar relacionado ao social, o azul demostra a capacidade de adaptação do indivíduo, o violeta indica tensão, cinza indica timidez ou carência afetiva, o preto e o branco podem indicar inibição de sentimentos ou vazio interior.

Outros materiais