Buscar

APS - Hemoterapia e Banco de Sangue - "Tecnologia NAT"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APS - Hemoterapia e Banco de Sangue
ATIVIDADE 1:
Leitura do artigo - HIV - ELISA negativo com NAT positivo: uma realidade em hemoterapia, disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842008000400018>
ATIVIDADE 2: 
Responder às questões:
1. Defina janela imunológica:
Podemos definir janela imunológica como o período entre a contaminação do indivíduo e a produção de anticorpos pelo organismo (possibilitando a sua detecção nos exames laboratoriais).
2. Caracterize a tecnologia NAT:
A tecnologia NAT pode ser caracterizada como as técnicas de biologia molecular para detecção de ácidos nucléicos de agentes patogênicos transmissíveis por transfusão, como os vírus HIV e HCV.
3. Explique a importância da tecnologia NAT para a triagem sorológica em Bancos de Sangue:
Os testes NAT tem como importância aumentar a segurança transfusional. Eles diminuem o período da janela imunológica para a identificação das contaminações por HIV e HCV, reduzindo o risco de transmissão destes vírus por transfusões. 
Uma vez demonstrada a diminuição da janela imunológica para os vírus HIV, HCV e HBV, com a utilização de testes laboratoriais para detecção de material genético (NAT), faz se importante o uso desses exames que apresentem o maior grau de sensibilidade possível para triagem laboratorial do sangue doado nos serviços de hemoterapia.

Outros materiais