Buscar

Avaliação final Prova III Objetiva Gestão da Qualidade de produtos e processos Uniasselvi Gabaritada Nota 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Conforme exposto por Juran (2009), os erros humanos podem estar ligados a diversos fatores. Os indivíduos podem errar conscientemente, muitas vezes, na forma de violação de regras para evitar repreensão por uma produção abaixo do esperado ou como forma de vingança, motivada pela crença em uma injustiça. Sobre os erros humanos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O CEP (Controle Estatístico do Processo) pode ser considerado um dispositivo à prova de falhas, pois é sistemático e não depende de experiência prévia do operador no sistema.
	 b)
	Um dispositivo Poka-Yoke pode ajudar na programação do Kanban.
	 c)
	Um dispositivo Poka-Yoke pode ter como finalidade evitar o erro humano.
	 d)
	Ao desenvolvermos uma nova política da qualidade e conscientizarmos os funcionários de sua importância, estamos criando dispositivos para evitar o erro humano.
	2.
	A definição de qualidade envolve o atendimento das necessidades dos clientes. Esse conceito já era entendido e aplicado inclusive anteriormente à implantação dos métodos de produção em grande escala. De acordo com Carvalho e Paladini (2005), para um artesão, o atendimento das necessidades do cliente é fundamental, resultando em um bom negócio. Qual dos ?Gurus da Qualidade? afirmava que qualidade significa satisfazer radicalmente ao cliente, para ser agressivamente competitivo?
FONTE: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	 a)
	Armand Vallin Feigenbaum.
	 b)
	Joseph M. Juran.
	 c)
	Kaoru Ishikawa.
	 d)
	William E. Deming.
	3.
	Para Lawler (1997), a motivação é um fator crítico nas organizações. As ações gerenciais e arranjos organizacionais devem ser avaliados, de forma que sejam caracterizados os efeitos das ações tomadas no comportamento dos indivíduos e da organização como um todo. São exemplos de motivação por reconhecimento das pessoas:
I- Entrega de certificados ou placas para palestrantes ou moderadores de projetos para melhoria da qualidade.
II- Pagamento de participação nos resultados.
III- Aumento de salários.
IV- Publicação dos resultados dos projetos e os envolvidos em murais e informativos da empresa.
V- Convites para a participação em jantares entre a equipe de projeto e a alta direção da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAWLER, Edward E. Motivação nas organizações de trabalho. In: BERGAMINI, Cecília W. e CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e Liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	4.
	De acordo com Xavier (1994), a Gestão da Qualidade não deve ser vista como um processo de modernização da empresa, mas, sim, envolver as pessoas de maneira que se conclua que o benefício comum é maior do que os benefícios isolados das partes envolvidas. A Gestão da Qualidade deve ser baseada em processos de melhoria contínua, porém sabemos que só podemos melhorar aquilo que podemos medir. Sobre a medição da qualidade na análise de desempenho, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: XAVIER, A. C. da R. Rompendo paradigmas: a implantação da gestão da qualidade total nas escolas municipais de Cuiabá. Brasília: IPEA, 1994 (RI IPEA/CPS, n. 15/94).
	 a)
	A qualidade é um conceito subjetivo, portanto não há meios de avaliarmos a qualidade de forma quantitativa.
	 b)
	A medição da qualidade se resume ao uso de instrumentos de medição, tais como paquímetros.
	 c)
	A medição da qualidade sempre está vinculada a sistemas de auditoria externa.
	 d)
	Um índice de não conformidades pode ser calculado a partir da razão entre a Frequência de Deficiências e Oportunidade de Deficiências.
	5.
	Um dos aspectos-chave para a melhoria da qualidade consiste na adequação da mentalidade da administração. A gestão deve ser baseada no conhecimento e no empenho e deve assegurar a correta comunicação entre os envolvidos. Os custos da não qualidade se relacionam com o fato de não se fazer o trabalho correto desde a primeira vez. Com relação à melhoria da qualidade, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que se obtenha sucesso, a empresa deve fornecer a estrutura necessária para o desenvolvimento contínuo de melhorias.
(    ) Cabe aos gestores o desenvolvimento de processos que busquem a motivação e o treinamento dos colaboradores, visando à identificação de oportunidades de melhorias.
(    ) Para que o processo de melhoria da qualidade seja funcional, é necessário identificar e classificar as oportunidades de melhoria.
(    ) O papel dos gestores no processo de melhoria da qualidade se restringe à delegação das atividades planejadas aos seus subordinados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	Gomes (2006) coloca a ênfase no controle estatístico da qualidade e no controle dos custos como parte integrante do sistema. Foi o primeiro a propor uma abordagem dos custos da qualidade, classificando os custos em três categorias: falhas (internas e externas), prevenção e avaliação. Propôs a trilogia da qualidade: o planejamento, o controle e a melhoria. O controle da qualidade não visa apenas controlar os resultados dos processos, mas também avaliar o próprio planejamento e detectar oportunidades de melhoria. Sobre o controle da qualidade, analise as sentenças a seguir:
I- O controle da qualidade é responsável pela avaliação do resultado real da qualidade.
II- As ações corretivas fazem parte do processo de controle da qualidade.
III- O controle da qualidade envolve o desenvolvimento de produtos de acordo com as metas.
IV- É função do controle da qualidade confrontar os resultados com as metas estabelecidas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, J. M. P. Análise do processo "gerir documento". 2006. 157 p. Relatório do Estágio Curricular (Licenciatura em Ciência da Informação) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Como o cinto de segurança, o ?airbag? é um dispositivo com a finalidade de proteger os ocupantes dos veículos em casos de colisão, evitando danos físicos mais graves aos motoristas e passageiros. Ele é composto por um sensor que ativa o processo de inflação de uma bolsa, quando se atinge um determinado valor mínimo de força de colisão. Quando consideramos esse tipo de sistema, estamos tratando de um exemplo de projeto de um princípio de método à prova de erros, denominado:
	 a)
	Substituição, pois o cinto de segurança é substituído pelo airbag, sendo ativado por dispositivo automático, enquanto o cinto de segurança permite a falha humana.
	 b)
	Mitigação, pois o airbag não evita que o acidente aconteça, mas faz com que as consequências do acidente sejam reduzidas para os ocupantes do veículo.
	 c)
	Eliminação, pois airbag é uma tecnologia que substitui outros itens de segurança, como o cinto de segurança.
	 d)
	Facilitação, pois, com a aplicação do airbag, o processo de fabricação de veículo torna-se simplificado e mais seguro.
	8.
	De acordo com Sobek e Jimmerson (2006), o relatório A3 apresenta algumas características que o tornam interessante para aplicação nas organizações. Dentre essas características, é importante destacar a função de registro documental, aliada à apresentação sintética da metodologia utilizada para a solução dos problemas, fundamentada na apresentação da situação avaliada como um todo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma descrição do método A3:
FONTE: SOBEK, D. K. JIMMERSON, C. Relatório A3: Ferramenta para melhorias de processos. Disponível em: <http://www.lean.org.br/artigos/90/relatorio-a3-ferramenta-para-melhorias-de-processos.aspx>.Acesso em: 26 nov. 2012.
	 a)
	O método A3 visa à utilização de um raciocínio lógico, ou seja, que faça as pessoas raciocinarem. A objetividade do método reduz a diversidade de pontos de vista sobre os fatos.
	 b)
	O método A3 consiste na aplicação sistemática de três ferramentas da qualidade: Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Histograma.
	 c)
	O método A3 representa uma ferramenta a ser aplicada dentro de uma metodologia rígida, especificada em normas.
	 d)
	A metodologia A3 tem como foco o entendimento dos resultados expressos pela gerência e direção da empresa.
	9.
	O erro humano tem sido uma grande preocupação no ambiente de manufatura e nos sistemas produtivos em geral, pois engloba aspectos que vão desde a concepção desses sistemas até a sua operação (CALARGE; DAVANSO, 2003). Além disso, a confiabilidade humana envolve a probabilidade de que uma tarefa, ou um serviço, seja feito com sucesso dentro do tempo reservado para tal. A figura a seguir ilustra o impacto do erro humano sobre a falha do sistema durante o ciclo de vida de um dado produto. Com relação ao ciclo de vida do produto e à contribuição do erro humano, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CALARGE, F.; DAVANSO, J. Conceito de dispositivos à prova de erros utilizados na meta do zero defeito em processos de manufatura. Revista de Ciência & Tecnologia, v. 11, n. 21, p. 7-18, 2003.
	
	 a)
	Com base na figura apresentada, é possível verificar que o erro de instalação é maior no início do ciclo de vida do produto.
	 b)
	Com base na figura apresentada, é possível verificar que o erro de montagem permanece constante ao longo do tempo.
	 c)
	Com base na figura apresentada, é possível verificar que o erro do operador aumenta com o passar do tempo.
	 d)
	Com base na figura apresentada, é possível verificar que o erro de manutenção é constante ao longo do tempo.
	10.
	Para que uma empresa seja competitiva, é importante que a qualidade seja garantida. A garantia da qualidade, no entanto, pode representar um alto custo para a empresa. Os custos com inspeção, principalmente aquela realizada no produto acabado, não são adequados do ponto de vista econômico. Nessa etapa, geralmente não há mais recursos para retrabalhar o produto ou o custo do retrabalho é alto. Considerando os aspectos relacionados ao controle e à garantia da qualidade, analise as afirmativas a seguir:
I- A qualidade deve ser garantida na fonte. Sempre que possível, as eventuais inspeções necessárias devem ser realizadas pelo próprio operador na linha de produção, permitindo, dessa maneira, identificar de forma precoce possíveis desvios.
II- Uma alternativa para a inspeção na fonte pelo operador pode ser o desenvolvimento de dispositivos Poka-Yoke. Esses dispositivos podem ser instalados na linha de produção para evitar que produtos defeituosos cheguem às etapas posteriores de processamento.
III- Para um controle mais eficaz da qualidade, é importante evitar o desperdício. Isso inclui um controle rígido de forma a evitar excesso de produção de itens que ficam encalhados em algumas etapas do processo, aumentando o risco de ocorrência de defeitos.
IV- A qualidade do produto deve ser limitada ao seu escopo de aplicação normal pelo usuário final ou consumidor; não é preciso fazê-lo resistir a qualquer prova. Avaliar se o usuário poderá utilizar o produto de forma diferenciada ou inadequada é um custo desnecessário.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2015) Segundo a NBR ISSO 9000:2000, a Auditoria da Qualidade é um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se foram implementadas com a eficácia e se estão adequadas aos objetivos propostos. A metologia de uma auditoria da qualidade estabelece etapas a serem seguidas.  
A partir do texto apresentado, avalie as informações a seguir:
I- O auditor da qualidade deve descrever as ações corretivas necessárias; as responsabilidade e prazos; fazer follow-up para verificação e geração das respostas escritoras ao órgão auditor sobre a efetividade dessas ações.
II- A metodologia de implementação da auditoria interna deve ser com base nas condições do ambiente da empresa, conforme a sua realidade.
III- O grupo de normas regulamentadas pela ISO 9000 pode ser classificada como um manual para a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas empresas.
IV- As auditorias no processo administrativo deve ser implementado em todas as áreas da organização.  
Sobre a aplicação da auditoria interna, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade/provas-e-gabaritos-2015 Acesso em 14/11/16.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	12.
	(ENADE, 2015) O transporte aéreo, desde 2010, tem sido o principal meio de transporte escolhido por parte dos brasileiros para viagens interestaduais com distância acima de 75 km. Um órgão da Administração Pública Federal instituiu um prêmio para aeroportos, no qual considerou indicadores de desempenho operacionais agrupados em categorias, que abrangeram a qualidade do check-in, da inspeção de segurança e do conforto das instalações. O respectivo prêmio foi instituído para atribuir um rigor mais técnico às empresas de aviação, visando estimular a melhoria da prestação de serviços. Sobre o principal objetivo das premiações de qualidade nas Instituições, analise as sentenças a seguir:
I- Tem a finalidade de fazer com que os processos da organização sejam desenvolvidos de acordo com os requisitos da premiação da qualidade.
II- Tem o objetivo de analisar, diagnosticar e orientar uma organização para desenvolver práticas de melhoria de desempenho.
III- Em geral, as premiações estão associadas ao desempenho dos profissionais na sua área de atuação.
IV- Destina-se a criar indicadores de desempenho do setor a que se destinam.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.

Outros materiais