Buscar

Prova de Agrária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Prova Única de Geografia Agrária
Prof. Dr. Sergio Salles e Prof. Dr. Fernando Mesquita
Nome: Carolina Franchini Santiago RA 159643
Questão 1
No texto "Ensaio sobre a População", Malthus fala sobre as correlações entre crescimento populacional, produção de alimentos e disponibilidade de terras para plantações. Segundo o autor, em um contexto perfeito e igualitário, com fartura e meios de subsistência abundantes, ocorreria um crescimento populacional. Contudo, tal contexto perfeito não pode ser levado em consideração na prática, segundo Malthus, caso não ocorra controle dos níveis de crescimento populacional, a produção de alimentos entrará em colapso. É importante destacar as projeções de crescimento da produção alimentar e da população: a produção alimentar é feita em uma PA, enquanto que o crescimento populacional ocorre em PG. Com relação à área disponível para produção de alimentos, os produtores começam suas plantações nas regiões mais férteis e depois passam para as demais terras. Assim é introduzida a ideia de renda diferencial de terras, ou seja, a renda da produção da terra A (primeira a ser utilizada) é inferior a da terra B. 
Para Ricardo a questão do aumento populacional e da produção de alimentos, está diretamente ligado ao salário que fornecido aos trabalhadores, segundo ele:
" é entregando aos trabalhadores mais dinheiro, ou qualquer outra mercadoria com a qual são pagos salários, e que não diminui de valor que a situação dos mesmos [população] melhora. O aumento da população e o aumento dos alimentos será geralmente o efeito, mas não o efeito necessário de salários elevados. " (Ricardo, 1988).
As despesas da população está direcionada para o suprimento dos itens que são considerados de necessidade básica, por isso os preços dos alimentos sobem e a quantidade requerida de alimentos é atendida. Já que a demanda de alimentos é atendida, o número de indivíduos aumenta e os salários passam a diminuir, gerando um ciclo vicioso. A motivação de Ricardo está associada a garantir financiamento para produção dos alimentos e utilizar terras em que a produtividade é considerada constante, já que existem terras cuja produtividade será baixa e que investimento não seriam justificados. 
Para Mill a extensão da terra é limitada, mas inclusive os produtos que podem ser cultivados em cada uma delas é limitado. Desse modo é estabelecido um limite de produção, as melhorias na produção tendem a reduzir a mão-de-obra necessária e manter o nível de produtividade – nem sempre os rendimentos e recursos naturais estão ligados à produtividade, depende do nível de fertilidade das terras, em terras mais férteis o investimento é menor e em terras menos férteis o investimento é maior. Segundo o autor, a relação entre a produção de alimentos e do crescimento da população é indefinida.
Correlacionando os autores, nota-se que há divergências com relação à motivação da produção de alimentos, por exemplo. Para Malthus a produção seria para alimentar as pessoas, para Ricardo a produção de alimentos estaria voltada em formular capital para investir nas demais terras e manter a produção. Para Malthus o crescimento dos alimentos é menor do que o crescimento da população. Para Ricardo a população crescerá até que a rentabilidade da terra chegue ao seu limite. Para Mill, os recursos alimentares estarão diretamente ligados á localização dos recursos naturais, assim como a utilização das terras mais férteis para produção.
Questão 2
As indicações geográficas basicamente identificam elementos que possuem características particulares devido à sua região de origem e, assim, carregavam o nome do seu local, garantindo a indicação geográfica. A terminologia é estendida para as denominações de origem protegida (DOP) e indicações geográficas protegidas (IGP). Para ser considerada DOP, a produção por completo deve ser realizada no local de origem e as características do produto devem estar intrinsecamente ligadas à sua origem geográfica. Para receber a denominação IGP ao menos uma fase da produção do produto deve ser realizada na região de origem e a região deve ter qualidades únicas que devem ser atribuídas à sua geografia (Comissão das Comunidades Europeias, 2008). 
As IG's ajudam a criar condições de renda e diferenciação aos pequenos produtores, já que gera maior valor agregado aos produtos. Garantem maior desenvolvimento da região inserida e preservam a cultura legal, além de serem consideradas bens intangíveis e que são protegidos por patentes. Com isso, o mercado interno torna-se mais protegido e menos vulnerável à entrada de investidores estrangeiros
No Brasil, exemplo que visitamos durante o trabalho de Campo da disciplina é o café da Alta Região Mogiana. A Região recebeu o primeiro selo de IG do estado de São Paulo. A origem está associada ao local de produção do produto, que possui terras típicas e as plantações estão acima de 800 m de altitude, desse modo garantem o selo de qualidade da região e o produto passa a ter maior valor agregado. 
Questão 3
Os open fiels, também conhecidos como campos abertos eram terras de uso coletivo dos Yeonary, camponeses bem organizados e que se portavam como donos da terra, apesar de não serem efetivamente. As terras, apesar de coletivas, eram divididas de maneira desigual, mas todos produziam produtos e com boas técnicas de cultivo. O produto proveniente das terras era dividido de acordo com a área de plantação de cada agricultor.
A redução destes campos coletivos ocorreu em virtude dos enclosures, processo conhecido como cercamentos. As terras coletivas foram cedidas para grandes latifundiários, desse modo foi feita a privatização da terra. Após algum tempo o ato foi institucionalizado por meio do Parlamento. O uso da terra passou a ser intensivo, com aumento de produtividade agrícola, já que os senhores detinham capital para investir nas terras e torná-las melhor agricultáveis.
Com isso houve êxodo para as cidades, fazendo com que a quantidade de mão-de-obra disponível para trabalhar na indústria fosse alta e com salários e condições de trabalho extremamente precarizados.

Outros materiais