Buscar

teste 7 -Pintura investigação

Prévia do material em texto

Sobre a técnica do afresco, é possível afirmar que:
	
	
	
	Utiliza a têmpera à ovo que é aplicada sobre a superfície de gesso ou argamassa já seca, lixada e impermeabilizada.
	
	
	Consiste na aplicação de pigmentos puros e diluídos em água sobre a superfície de gesso ou nata de cal ainda úmida.
	
	
	É aplicada sobre papel.
	
	
	É realizada em uma única sessão de pintura, sobretudo para construir composições grandes dimensões.
	
	
	Não é utilizada para pintura mural.
	
Explicação:
Os principais suportes dos afrescos são as paredes, os muros ou os tetos, sendo uma das vertentes pictóricas com evidente relação com a arquitetura. Consiste na aplicação de pigmentos puros, têmperas ou mesmo tintas a óleo sobre a superfície de gesso ou nata de cal ainda úmida, permitindo com que as cores penetrem no revestimento. Devido à sua principal característica (trabalhar com o revestimento ainda úmido), é comum que os afrescos sejam feitos em mais de uma sessão de pintura (chamadas de ¿jornadas¿), cada qual correspondente a uma seção da composição. Existem exemplos de afrescos que remetem à antiguidade, e ao renascimento, mas é possível também encontrar exemplos dessa técnica na arte moderna e mesmo na arte contemporânea.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para cada afirmativa abaixo sobre os diferentes suportes. Depois, marque a opção que contenha a exata sequência:
(  ) A madeira é um suporte utilizado para pintura apenas recentemente e comumente recebe a aplicação de tinta têmpera. Uma de suas vantagens é a rigidez que protege a pintura de eventuais choques ou da flexibilidade da tinta.
(  ) O platex é um material à base de madeira em diversos formatos e que são unidos por aglutinantes. Tornou-se popular na década de 1970 por oferecer uma boa superfície para pintura a baixo custo.
(  ) As pinturas em vidro são executadas com óleo e resina ou tinta aquarela e látex em folhas de vidro; com a adição de mercúrio nas áreas que não foram pintadas, conferindo reflexo à obra.
(  ) O papel, apesar de versátil por aceitar diversos tipos de materiais, não é recomendado para a tinta a óleo.
(  ) A tela é o suporte mais utilizado para a pintura desde o século XVII, podendo ser feito de algodão, linho ou poliéster. É esticado sobre um chassi de madeira e aceita variados tipos de tintas, desde que em acordo com a base de preparação do suporte.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	V-F-V-V-V
	
	
	F-V-V-F-V
	
	
	V-V-V-F-V
	
	
	V-V-F-V-F
	
	
	F-F-V-V-V
	
Explicação:
A madeira é um suporte utilizado para pintura há séculos e comumente recebe a aplicação de tinta têmpera. Uma de suas vantagens é a rigidez que protege a pintura de eventuais choques ou da flexibilidade da tinta. O papel é versátil por aceitar diversos tipos de materiais, incluindo a tinta a óleo, desde que a sua gramatura, composição e preparação sejam apropriadas para a tinta ou lápis a ser utilizado.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A base de uma pintura deve ter uma textura tal que o artista possa calcular o efeito da tinta aplicada sobre qualquer de suas partes. Não deve ser nem tão lisa a ponto de não aceitar o pigmento do pincel ou lápis, nem tão áspera que impeça o trabalho. Deve ter tonalidade homogênea e, a menos que se empreguem pigmentos muito opacos, certa luminosidade e poder de reflexão. Não deve ser demasiado absorvente e, acima de tudo, deve ser durável e pouco sujeita a trincar ou descamar. Assinale a alternativa que apresenta um tipo muito comum de base para a prática da pintura.
	
	
	
	Madeira
 
	
	
	Têmpera
	
	
	Gesso
	
	
	Guache
	
	
	Verniz
	
Explicação:
O gesso é um comum tipo de base, inclusive muito mencionado pela literatura da história da arte.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre os suportes contemporâneos de pintura, são corretas as afirmações:
I.             A pintura em chapa de ferro pode ser eletrostática, com pintura em pó, isso para uma maior durabilidade do trabalho.
II.            O MDF não possui a mesma estabilidade e rigidez da madeira, mas em compensação tem um custo menor.
III.          O cartão telado substitui a tela montada e é vantajoso por ocupar menos espaço e ser de fácil transporte.
IV.          Sucatas - tais como plásticos, ferros, papelões, alumínio, entre outros ¿ não podem ser utilizados como suportes para pintura.                         
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	
	Nenhuma afirmativa está correta.
	
	
	Somente a afirmativa II está incorreta.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
Explicação:
O MDF possui a mesma estabilidade e rigidez da madeira, e tem um custo menor. As sucatas podem ser utilizadas individualmente para formação de suporte para pintura, ou pode ser mesmo transformada para ser utilizada como material pictórico.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na prática da pintura, chama-se base a superfície ou suporte sobre o qual se executa uma pintura ou desenho,  por exemplo, o papel em que se pinta a aquarela ou o gesso sob o afresco. Num sentido mais específico, trata-se da superfície preparada sobre a qual deitam-se as cores, e que é aplicada ao painel, à tela ou a outro suporte antes que o processo de pintura comece. Neste segundo sentido, mais técnico, o propósito da base é:
I - Isolar a tinta do suporte de modo a impedir a interação química entre ambos.
II - Tornar o suporte menos absorvente.
III - Propiciar uma superfície satisfatória para a pintura ou o desenho e realçar o brilho das cores.
IV - Ter tonalidade homogênea, mas nenhuma luminosidade ou poder de reflexão.
 
	
	
	
	I e III corretas, apenas.
 
	
	
	II, III e IV corretas, apenas.
	
	
	I, II e III corretas, apenas
	
	
	II e IV corretas, apenas.
	
	
	I, II e IV corretas, apenas.
	
Explicação:
A resposta correta é - I, II e III corretas, apenas - pois, as bases têm a função também de garantir à pintura tonalidade homogênea, e uma certa  luminosidade ou poder de reflexão, logo a proposição IV está errada.

Outros materiais