Buscar

ALTERAÇÃO DE LÍQUIDO AMNIÓTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ALTERAÇÃO DE LÍQUIDO AMNIÓTICO.
- as alterações são o oligodramnio (diminuição de liquido amniótico, principal causa relacionada a bem estar fetal) e polidramnio (grande volume de liquido).
- as alterações do liquido amniótico estão relacionadas ao bem estar do feto, é um marcador do bem estar do bebe, pois o bebe controla o liquido e se, por exemplo, tem pouco liquido, o bebe não está em bem estar. 
- diabetes é a principal causa de polidramnio. O bebe recebe mais glicose e urina mais, aumentando o liquido. Nos últimos meses da gestação, após 20 semanas, é a urina fetal que controla o liquido. 
- liquido amniótico tem função de proteção, determina crescimento, homeostase térmica, hidratação do feto. 
- hipoplasia pulmonar é uma complicação da ruptura prematura de membranas (causando saída de liquido) ou ausência de liquido. O pulmão precisa espaço para crescer. 
Vias de absorção e produção do liquido amniótico: urina fetal, deglutição e absorção intestinal, trocas pela pele fetal, trocas pela placenta. O principal é a urina fetal. 
Avaliação e diagnostico:
- clinica: altura uterina (aumenta com polidramnio, diminui com oligodramnio) e palpação de partes fetais (mais fácil de palpar feto no oligodramnio).
- ultrassonografia: maior bolsao menor de 2 cm é oligodramnio. Índice de liquido amniótico: divide abdome em quadrantes, ve o liquido amniótico em cada um e soma. Se a soma é menor de 5, é oligodranio. 8 a 18 é normal. Pode usar a técnica do maior bolsao ou o índice de liquido amniótico, mas o maior bolsao é mais usado. 
Oligodramnio:
- pirmeiro descartar bolsa rota, avaliar bem estar fetal com eco dopler e acompanhar.
- causas são insuficiência placentária (redistribuição sanguínea, hipoperfusao, diminuição da diurese), anomalias congênitas, restrição de crescimento intrauterino, ruptura prematura de membranas, síndromes hipertensivas, pós datismo, transfusão feto fetal. 
- morbidades associadas são compressão funicular do cordão, sofrimento fetal, hipoplasia pulmonar.
- tratamento: hiperhidratacao, controlar bem estar fetal, interrupção da gestação.
Polidramnio:
- associados a anomalias congênitas, diabetes na gestação, transfusão feto fetal, aloimunizacao (Rh). A principal causa é idiopática, não há causa especifica. 
- morbidade materna associada, devido ao desconforto materno e hiperdistensao uterina. Isso causa parto prematuro. 
- tratamento: só observar. Pode usar indometacina (deve ser evitado pois pode causar fechamento do canal arterial), fazer amniodrenagem para aliviar sintomas maternos. Pode fazer interrupção da gestação se já há maturidade fetal.

Outros materiais