A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Prova Integração de Aplicações

Pré-visualização | Página 1 de 2

Arquitetura de Sistemas
Questão 1)
A grande utilização de reúso de software está relacionada à qualidade e à produtividade no desenvolvimento de sistemas, e podemos relacionar o reúso de software com soluções, conceitos e produtos desenvolvidos ou adquiridos na criação de algum outro sistema com auxílio de componentes. Os componentes geralmente são abstratos e considerados como uma unidade executável independente e podem ser descritos como um bloco construído para definir uma parte de uma aplicação ou uma representação de algo a ser implantado, conforme as especificações incluídas no ciclo de vida do projeto.
 
SOMMERVILLE, L. Engenharia de software. 8. Ed. São Paulo: Pearson Addison – Wesley, 2007.
 
 
A respeito das características dos componentes, julgue os itens a seguir.
 
I. Os componentes possuem a autoeficiência como uma de suas características e podem ser implantados sem serem compilados.
 
II. Não são necessários outros componentes durante a implantação e o uso de componentes, tornando-os independentes.
 
III. Os componentes possuem uma documentação rica em detalhes e com explicação sobre sua aplicação.
 
É correto o que se afirma em
 A) 
I e II, apenas.
 
 B) 
III, apenas.
 
 C) 
I, II e III.
 D) 
I, apenas.
 
 E) 
II e III, apenas.
 
Arquitetura de Sistemas
Questão 2)
A arquitetura PEER-TO-PEER (P2P) permite que os processos envolvidos desempenhem funções semelhantes, possibilitando o compartilhamento de dados e de recursos em uma escala muito grande. A terceira geração de desenvolvimento de aplicativos P2P foi caracterizada pelo aparecimento de camadas de middleware para o gerenciamento de recursos distribuídos em uma escala global de aplicativos.
A partir do que foi descrito, avalie as afirmações a seguir.
I. Os middlewares P2P devem fornecer uma interface de programação simples, provendo a homogeneidade dos protocolos, das linguagens de programação e dos hardwares.
II. Os sistemas de middleware P2P são projetados para atender a distribuição automática e a localização dos objetos distribuídos, gerenciados pelos aplicativos P2P.
III. Os middlewares P2P devem permitir a escabilidade dos recursos, possibilitando a adição e a remoção de máquinas que compõem a rede P2P.
 
É correto o que se afirma em
 A) 
I e III, apenas.
 B) 
II e III, apenas.
 C) 
II, apenas.
 D) 
I, apenas.
 E) 
I, II e III.
Arquitetura de Sistemas
Questão 3)
Quando se trabalha com sistemas distribuídos, é preciso prestar uma atenção especial em alguns pontos chave do projeto, como transparência, abertura e escalabilidade. Qual é o objetivo da escalabilidade em um sistema distribuído????????
 A) 
Que seja possível aumentar a capacidade computacional.
 B) 
Que os requisitos de segurança sejam cumpridos.
 C) 
Que os requisitos de segurança sejam atingíveis.
 D) 
Que sejam utilizados protocolos conhecidos e padronizados mundialmente.
 E) 
Que os usuários possam perceber que estão acessando um sistema distribuído.
Arquitetura de Sistemas
Questão 4)
Os métodos ágeis são alternativas à gestão tradicional de projetos, com práticas eficazes que se destinam a permitir a entrega rápida e de alta qualidade do produto. Esses métodos vêm ajudando muitas equipes a encarar a imprevisibilidade dentro de um projeto, por meio de entregas incrementais e ciclos iterativos. Quais dos seguintes métodos são caracterizados por serem métodos ágeis?
 A) 
XP, OpenUp, PX.
 B) 
Scrum, PX, cascata.
 C) 
Cascata, Xp, Scrum.
 D) 
XP, Scrum, Kanvan.
 E) 
XP, Scrum, Kanban.
Arquitetura de Sistemas
Questão 5)
Os princípios da modelagem ágil são de grande importância para sua implementação, pois eles são os regentes das práticas da modelagem ágil. O princípio de viajar leve é um desses princípios. Qual das seguintes frases se refere a ele? ???????
 A) 
Aproprie-se de cada modelo e ferramenta para compreender seus pontos fortes e fracos.
 B) 
Para propiciar uma ideia necessária, cada modelo deve apresentar um aspecto diferente do sistema.
 C) 
Um modelo sintaticamente perfeito pode produzir menor efeito qualitativo em conteúdo como aquele com notações falhas.
 D) 
Logo, ao longo do desenvolvimento da engenharia de software, conserve apenas aqueles modelos que terão valor no longo prazo e despache o restante.
 E) 
Tem como objetivo estimular a criação somente de artefatos e modelos que realmente irão colaborar para o projeto.
Arquitetura de Sistemas
Questão 6)
O MVC (Model, View, Controller) é muito utilizado em projetos, pois a sua arquitetura possibilita realizar a divisão dos projetos em camadas muito bem definidas. Essas camadas permitem mais flexibilidade e agilidade nos processos. Cada uma destas camadas, o Model, o Controller e a View, irá executar o que lhe é definido e nada além do que lhe é permitido.  
Nesse sentido, podemos afirmar que a camada controller do MVC é responsável por
 
(I) gerenciar as demais camadas do MVC.
(II) gerenciar e rotear as requisições dos usuários.
(III) realizar as requisições dos usuários de acordo com as regras de autenticação e autorização.
(IV) tratar as regras de negócio.
  
Considerando os itens acima, é correto o que se afirma em
 A) 
I, apenas.
 B) 
IV, apenas.
 C) 
I, II e III.   
 D) 
III, apenas.
 E) 
II, apenas. 
Arquitetura de Sistemas
Questão 7 - (Enade, 2011) )
Várias técnicas relacionadas à programação extrema (XP) são diretamente ligadas ao código, incluindo a refatoração, programação em pares e integração contínua. A programação em pares é a prática preferida dos desenvolvedores XP trabalhando em pares em um computador.
 
SCOTT, K. O Processo Unificado Explicado. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BECK, K. Programação Extrema (XP) Explicada. Porto Alegre: Artmed, 2000.
 
A programação em pares auxilia no desenvolvimento de código de melhor qualidade quando os pares
 
 A) 
elaboram e utilizam padrões de codificação conjuntamente, os quais, quando utilizados corretamente e apropriadamente, reduzem problemas individuais.
 B) 
estão acostumados ao desenvolvimento e à propriedade coletiva, limitando-se a fazer pequenas mudanças na ocorrência de erros em tempo de execução.
 C) 
trabalham em projetos complexos onde a codificação seja desenvolvida de forma conjunta, minimizando erros e agregando valor onde quer que o sistema necessite.
 D) 
escrevem testes em separado e discutem os resultados posteriormente, o que dá a eles a chance de se sintonizarem antes de começarem a implementação.
 E) 
minimizam os riscos de insucesso no projeto através da utilização de ferramentas para a geração automática de testes funcionais e protótipos de interface.
Arquitetura de Sistemas
Questão 8)
O desenvolvimento de software baseado no modelo DDD é um conceito atual com a utilização de velhas práticas de desenvolvimento. Assinale a alternativa a seguir que melhor define esse modelo.
 A) 
É um arcabouço de software com estruturas semiprontas para implementação de uma arquitetura de software em um domínio específico.
 B) 
É uma receita pronta sobre como desenvolver uma arquitetura baseada em interface do usuário, infraestrutura, aplicação e domínio.
 C) 
É um conjunto de boas práticas de programação que guiam o desenvolvimento de acordo com a ideia do desenvolvedor sobre o que deve apresentar um domínio de software especifico.
 D) 
???????É uma abordagem de modelagem de software com objetivo de facilitar a implementação de regras de negócio baseado em um domínio.
 E) 
É um framework de desenvolvimento para acelerar o processo de implementação de um domínio de software específico.
Arquitetura de Sistemas
Questão 9)
Padrões de modelagem de software propocionam vários benefícios para aplicação desenvolvida. Atualmente, Domain-Driven Design emerge como um dos padrões de modelagem de domínio mais consistente. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais benefícios promovidos pelo uso do DDD.
 A) 
Alinhamento do código com o negócio, favorecer reutilização de código, mínimo de acoplamento.
 B) 
Boas práticas de desenvolvimento, desenvolvimento rápido, independência da tecnologia.
 C) 
Alta coesão das entidades,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.