Buscar

AD2 JUS FORMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENS E 
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2
Consórcio CEDERJ 
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social 
Disciplina: Justiça e Formas Alternativas de Administração de Conflitos Pólo: SÃO GONÇALO
Nome do aluno: DEIVISON CONCEICAO DUARTE
MAT: 15213150757
No artigo “MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO – REFLEXÕES PARA EVITAR A JUDICIALIZAÇÃO”, os conflitos começam nas diferenças ocasionadas por disputas de interesses em comum entre partes nas relações sociais, onde cada parte tem forma de administrar o conflito, sendo de forma pacífica ou não.
Para gerar equilíbrio nas relações sociais, evitando a Judicialização do conflito, existe a mediação e a conciliação, métodos de resolução de conflitos para evitar o Juízo. Na mediação, conciliação e arbitragem a resolução do conflito e realizado através de uma terceira pessoa, de modo imparcial, que intervém através de técnicas adequadas para a realização de um dialogo que seja positivo para o interesse das partes, gerando satisfação para as mesmas.
A conciliação é um método mais eficaz por possibilitar a celeridade dos processos judiciais e evitando a morosidade do sistema judicial, em que partes conseguem acordos sem esperar o tramite processual demorado. A falta de preparo dos conciliadores ou de técnicas adequadas podem prejudicar o andamento do processo, podendo ocorrer coação e manipulação para obter a conciliação. Os métodos para a resolução de conflitos não devem ser coercitivos ou impostos as partes, o ato de conciliação não deve ser usado como meta para prestação de contas para entidades civis e governamentais ou para a comprovação de eficácia dos meios de resolução de conflito.
A mediação e o mecanismo de resolução de conflitos onde através da figura do mediador que atua de forma imparcial, para auxiliar as partes envolvidas, porém o mediador não decide, apenas oferece as partes em conflito um diálogo para resolver os impasses. O processo de mediação é utilizado nos conflitos envolvendo familiares, parentes, divórcios, empregador e empregado, sócios, vizinhos, etc.
A conciliação é a forma de resolução de conflitos onde o conciliador administra e controla as negociações, em que o conciliador sugere uma solução as partes de forma imparcial, de acordo com os interesses de ambas as partes. Como exemplos práticos de conciliação são os casos envolvendo conflitos gerados por familiares, empresas, vizinhos, divórcio, etc.
A arbitragem se entende como meio alternativo de resolução de conflito, onde é escolhido um arbitro em comum acordo entre as partes para a resolução do conflito, em que as partes são submetidas a decisão deste arbitro, e esse arbitro é dotado de neutralidade e imparcialidade. Exemplos práticos de arbitragem são os casos de compra e venda, seguros, contratos comerciais, contratos de serviços, etc.

Outros materiais