Buscar

Avaliação Final - Objetiva - Auditoria Contábil

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Auditoria Contábil (CTB39)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Auditoria Contábil
	Prova:
	26228117
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quando o profissional auditor emitir os relatórios de auditoria, é necessário apresentá-los de forma clara as informações no relatório, para que os responsáveis pela gestão possam tomar decisões de melhoria no controle interno da empresa. Portanto, alguns erros precisam ser evitados. Sobre esses erros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apontar um determinado fato sem maiores comentários e/ou apresentar as evidências e recomendar a regularização sem expor qualquer fundamento técnico ou legal.
(    ) Expressões como "recomendamos analisar e regularizar" devem ser evitadas se não houve o processo de análise.
(    ) O auditor precisa ser cauteloso com relação à análise, pois este procedimento lhe permitirá identificar possíveis distorções ou divergências no relatório de auditoria.
(    ) Os tiques no papel de trabalho devem evidenciar com clareza a falta da apresentação de documentos que comprovam determinadas operações da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	2.
	Para emissão do relatório de auditoria, inicialmente deve-se fazer um esboço, de forma a listar os itens que devem ser incluídos no relatório por ordem de importância. É essencial fazer uma revisão do esboço e certificar-se de que foram incluídos todos os pontos importantes, se foram realmente eliminados os pontos sem relevância e se os assuntos estão organizados de forma coerente. Ademais, para melhor escrever um relatório, lembre-se dos 3 "C"s. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Claro: evite interpretações erradas.
	 b)
	Claro: informações corretas e priorize o que realmente for necessário.
	 c)
	Correto: informações corretas e bem redigidas.
	 d)
	Conciso: priorize o que for importante e elimine palavras desnecessárias.
	3.
	Nas empresas, existe a necessidade de validar as informações contábeis de acordo com a utilização da ferramenta chamada auditoria. De acordo com os tipos de auditoria existentes, há a necessidade de o auditor aprofundar ou não os exames a serem realizados. Sobre a auditoria parcial ou específica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É realizada em todas as áreas da empresa e requer toda a investigação dos registros contábeis.
(    ) Serve para confirmar a existência de determinados valores patrimoniais.
(    ) É utilizada para determinar o valor real do patrimônio líquido da sociedade.
(    ) Geralmente é uma auditoria realizada com o objetivo de identificar possíveis fraudes ou desvios de recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	O relatório/parecer do auditor independente com opinião sem ressalva é usado quando o auditor não tem dúvidas das demonstrações financeiras auditadas. Para emitir o parecer sem ressalva, o auditor deve estar certo de que as demonstrações contábeis foram elaboradas conforme as normas de contabilidade e legislação em vigor, de observar os princípios contábeis geralmente aceitos, fazer aplicação de testes dos registros contábeis ao invés de uma verificação, dentre outros. A estrutura do relatório é composta por parágrafos, nos quais devem conter informações específicas. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- 1º Parágrafo.
II- 2º Parágrafo.
III- 3º Parágrafo.
(    ) Destina-se à apresentação do escopo do parecer.
(    ) O auditor expressa sua opinião sobre o trabalho auditado.
(    ) É o momento em que o auditor informa o objetivo e o tipo de exame que foi realizado pelo auditor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	5.
	O conteúdo do relatório emitido pelo auditor ao final do seu trabalho deve contemplar as necessidades da empresa. Para isso, o auditor deve estabelecer um sistema de emissão de relatórios que seja adequado à situação constatada ao término do trabalho de auditoria. Esses relatórios podem ser classificados em quatro tipos principais. Sobre esses tipos, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Relatórios finais sintéticos.
	 b)
	Relatórios iniciais analíticos.
	 c)
	Relatórios especiais.
	 d)
	Relatórios parciais.
	6.
	A prática de fraudes dentro das organizações ocorre na maioria das vezes por existirem situações facilitadoras e que propiciam seu acontecimento. Um dos motivos é a insegurança do sistema de controles internos. Sobre os itens que demonstram quando uma fraude pode ser estimulada, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Integridade gerencial questionável.
II- Controles internos fracos.
III- Alta rotatividade de pessoal.
IV- Empregados desestimulados.
(    ) Ocorre quando alguns gestores deixam o sistema de atividades da organização desandar, com o intuito de debilitar os controles internos.
(    ) Identifica-se esse tipo de problema por estar relacionado com o perfil de administração da organização.
(    ) Esse tipo de problema poderá ser identificado pelo alto nível de exigência das organizações com relação às atividades e com baixa remuneração.
(    ) É identificado nas organizações através dos níveis hierárquicos mais elevados, em que pregam de forma mais ríspida, ou seja, autoritários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	III - IV - I - II.
	 c)
	IV - I - II - III.
	 d)
	II - III - IV - I.
	7.
	O conteúdo do relatório emitido pelo auditor ao final do seu trabalho deve contemplar as necessidades da empresa. Para isso, o auditor deve estabelecer um sistema de emissão de relatórios que seja adequado à situação constatada ao término do trabalho de auditoria. Esses relatórios podem ser classificados em quatro tipos principais. Sobre esses tipos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Relatórios finais analíticos: deve ser solicitado exclusivamente pelo diretor da empresa, com interesse específico em um determinado assunto.
(    ) Relatórios parciais: tem como finalidade atender a necessidade de solucionar o problema de imediato, podendo ser apresentado em uma folha de papel de trabalho devidamente identificada.
(    ) Relatórios finais sintéticos: elaborado de forma rápida e sucinta, com a finalidade de informar a alta direção da empresa sobre o que precisa ser melhorado ou necessita correção no sistema de controle interno.
(    ) Relatórios especiais: recomendam correções em itens específicos auditados, como cálculo do estoque e cálculos dos itens não reconhecidos no imobilizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	O controle interno da empresa deve ser assegurado com o uso dos sistemas de processamento de dados. Todavia, de acordo com cada realidade das empresas, existem diferenciadas configurações de sistemas. Desta forma, a avaliação dos controles internos em sistemas informatizados merece alguns cuidados. Sobre esses cuidados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Concentração de vários locais e cada um com seu sistema operacional e/ou equipamento.
	 b)
	Há maior risco de vulnerabilidade por erro humano, manipulação não autorizada, inúmeros usuários e acessos.
	 c)
	Tendência de aumento do volume de papéis e de documentos nas operações realizadas.
	 d)
	Os arquivos e registros necessitam de equipamentos de computação para serem eliminados.
	9.
	O controle interno precisa ser avaliado constantemente. Assim, faz-se necessário o acompanhamento para averiguar o que foi realizado e o que se havia previamente planejado.Com relação a estes processos de avaliação, há três elementos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Levantamento geral do sistema.
II- Avaliação propriamente dita do sistema.
III- Testes de observância (cumprimento).
(    ) Através desse processo, pode-se entrar em contato com as pessoas em seus locais de trabalho, observando como elas procedem para controlar as operações.
(    ) Nesse momento, o auditor forma a sua opinião e recebe informações dos empregados em que deve constatar que o sistema realmente funciona.
(    ) Nessa etapa, apresenta-se o controle-chave essencial para gerir informações confiáveis sobre o sistema contábil e operacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	10.
	As empresas necessitam manter sistemas de controles internos seguros, para, dessa forma, garantir a confiabilidade das informações geradas para a tomada de decisões. Com relação à Segurança dos Sistemas de Informações nas empresas, estas precisam ser protegidas de acordo com o seu nível de confidencialidade. Desta forma, como parte da responsabilidade da segurança desses sistemas de informações, teremos que:
	 a)
	Promover capacitação interna dos auditores, para que adotem plano de back up contínuo das informações da empresa.
	 b)
	Promover consultorias internas para identificar pontos falhos na segurança dos sistemas de informações.
	 c)
	Solicitar a um plano de recuperação de dados para empresas do ramo industrial, pois estas empresas podem estar suscetíveis a desastres.
	 d)
	Capacitar e treinar os agentes da área financeira, pois estes profissionais possuem a capacidade de manter a segurança dos recursos financeiros da empresa.
	11.
	(ENADE, 2019) Durante auditoria em uma organização do setor de varejo, um auditor interno encontrou indícios de um desvio de aproximadamente R$ 300 000,00 em materiais, o que apontava para provável ocorrência de fraude. O desvio não havia sido detectado anteriormente porque o diretor do almoxarifado tinha registrado o recebimento dos materiais no inventário permanente da organização e, em seguida, encaminhado o relatório para o departamento de contas a pagar para processamento. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o procedimento que, provavelmente, teria levado à descoberta da fraude e dos materiais em falta:
	 a)
	Seleção de uma amostra aleatória de relatórios de recebimento de materiais e comparação desses relatórios com os registros que constam no inventário permanente, para verificação de eventuais diferenças e investigação por tipo de produto.
	 b)
	Elaboração de um inventário físico e reconciliação dos valores que constam no estoque com os registros que constam no inventário permanente, para verificação de eventuais diferenças e investigação de suas causas.
	 c)
	Seleção de uma amostra aleatória dos registros de vendas e confronto destes com os registros que constam no inventário permanente, para verificar se o material estava em estoque e investigar as causas de quaisquer diferenças.
	 d)
	Elaboração de um inventário físico e confronto da quantidade de materiais apurada neste com uma amostra aleatória dos pedidos de materiais, para verificação de eventuais diferenças e investigação de suas causas.
	12.
	(ENADE, 2018) As orientações profissionais, bem como suas normas aplicáveis são indispensáveis para a confiabilidade, a qualidade e o profissionalismo da auditoria do setor público. A finalidade das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público - NBASPs do nível 1 é proporcionar uma auditoria independente e produtiva para sustentar os tribunais de contas no desempenho de suas prerrogativas constitucionais e legais. Portanto, a fim de assegurar a confiabilidade às auditorias executadas pelos órgãos especializados na análise das contas públicas, aplica-se a essas normas um sistema de gestão de qualidade. A partir dessas informações, é correto afirmar que um sistema de gestão de qualidade:
	 a)
	Assegura que foram seguidos os procedimentos na conferência dos achados e das conclusões da auditoria para que aqueles que foram diretamente afetados por esse trabalho tenham a oportunidade de comentar os resultados antes de sua finalização.
	 b)
	Possibilita que todos os tribunais de contas sigam as mesmas orientações, sejam quais forem as suas competências, estrutura, riscos e tipos de trabalho que realizam.
	 c)
	Abrange uma análise periódica em que se utilizam amostras dos processos de auditoria já encerrados, elaborada por auditores que prestaram serviços de auditoria no processo avaliado e que a usam como forma de aprimoramento e aprendizado.
	 d)
	Confirma a existência de políticas e procedimentos que destaquem a importância de se manter o pessoal-chave nas auditorias, por tempo determinado, para que, nesses trabalhos, o comprometimento e a objetividade sejam mantidos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes