Buscar

Atividade de pesquisa 01 - Desenho Mecânico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Desenho Mecânico
Aluno(a):
 
Data: 26
/
10
/
2020
Atividade
 de Pesquisa
 01
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta 
Avaliação 
de pesquisa 
contém 
0
8
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar 
grave o arquivo com o nome A
tividade
 de Pesquisa 
01
(nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1 –O que é anteprojeto?
R: No anteprojeto é que a idéia do elemento que se pretende realizar torna-se mais definida, pois trata-se de um conjunto de documentos que você reunirá de forma organizada para fomentar tomadas de decisão importantes como alterações de parâmetros que até então não foram avaliados. nessa etapa preliminar do projeto devem ser detalhados o suficiente de forma que se permita avaliar desde os atributos essenciais como funcionalidade, confiabilidade, obediência à legislação em segurança e meio ambiente, atributos de vida útil como durabilidade, meios de fabricação, descarte pós uso, e outros como tipos de materiais, fonte de energia, geometria, etc.
2–Explique, Identifique e expresse por meio de desenhos as perspectivas isométricas. 
R: A perspectiva isométrica é uma maneira relativamente simples de se representar um objeto, facilitando sua compreensão. Normalmente, numa perspectiva isométrica, são representadas a vista frontal, a superior e a lateral esquerda, concomitantemente. Segundo Provenza (2014), a escolha da perspectiva deve levar em consideração o traçado simples e a posição que oferece melhor visão, ou seja, a maior quantidade possível de detalhes com traçado mais simplificado possível.
 
Na primeira figura estão as três principais vistas, porém pode ser que sua compreensão não seja tão clara. Agora, se, a partir dessas vistas, construirmos uma perspectiva isométrica, a visualização do objeto torna-se muito mais clara, como apresentado na Figura 2, com as três vistas ortogonais em um único desenho
3–O que são Vistas seccionais? Cite exemplos.
R: As Vistas seccionais são obtidas de um suposto corte na peça por um plano secante, convenientemente escolhido, e remoção da parte interposta entre o plano secante e o observador. As vistas seccionais objetivam basicamente detalhar as partes ocas das peças, mostrando o tipo de material, e facilitar a cotagem. Uma vista seccional deve cortar o maior número de partes ocas possíveis. As Vistas seccionais são divididas em corte e seção.
4–O que são VISTAS AUXILIARES?
R: Em peças que possuem perfis que variam com base em vários planos (Figura 1), ao tentarmos realizar o desenho técnico utilizando dos ortogonais, os contornos que fazem parte de planos oblíquos são de forma deformada Dessa forma, ao continuar o detalhamento da peça com a inserção de cotas, por exemplo, o posicionamento será comprometido em função da deformação obtida no desenho. Para evitar esse efeito, é necessário, então, utilizar planos auxiliares, onde neles, as superfícies que pertencem ao plano oblíquo conseguem ser representados sem nenhuma distorção.
5–Onde usar as VISTAS AUXILIARES?
R: Com o rebatimento das vistas auxiliares sobre os planos auxiliares, é necessário realizar um corte do perfil restante para que a deformação não aconteça da mesma forma com os planos ortogonais. Essas linhas de rupturas podem ser aplicadas em qualquer ponto da vista auxiliar, desde que não prejudiquem na visão dos detalhes. 
Por fim, a vista auxiliar pode ser posicionada próxima das projeções ortogonais, e, assim, finalizar o desenho Técnico. As vistas auxiliares não precisam ser identificadas como em corte total, por exemplo (Corte A-A).
6–O que é projetar uma vista com rotação?
R: É rotacionar virtualmente um ou mais elementos de uma peça a fim de que as projeções ortogonais não fiquem distorcidas, sendo necessário existir um eixo de rotação na peça.
7–O que são VISTAS ESPECIAIS?
R: São projeções com posição do observador indicada por setas e letras quando não representadas na posição normal de rebatimento.
8 – Pesquise e escreva algo citando a devida referência sobre “Rugosidade Superficial”.
R: 	Rugosidade, definida também como erros microgeométricos, é o conjunto de irregularidades provenientes de algum processo de fabricação, caracterizando uma superfície. A variação doarâmetro de rugosidade influencia em diversos pontos, dentre eles (RIBEIRO; PERES; IZIDORO,2013):
· Qualidade do deslizamento e da resistência ao desgaste; 
· Variação da condição de escoamento de fluido lubrificante; 
· Aparência; 
· Resistência à corrosão e à fadiga.
A superfície de uma peça pode ser caracterizada segundo três principais definições, (PIRATELLI FILHO, 2011): 
· Superfície geométrica: é a superfície ideal, onde não existem irregularidades de forma e de rugosidade, ou seja, é a superfície representada em desenhos. 
· Superfície real: é a superfície resultante dos processos de fabricação. 
· Superfície efetiva: é a superfície obtida pelos instrumentos de medição de rugosidade (rugosímetros).
Para o estudo da rugosidade, sempre será considerada para estudo a superfície efetiva. A indicação da rugosidade em desenhos de fabricação é feita segundo a norma ABNT NBR 8404:2013, que determina como devem ser os símbolos de rugosidade. Essa indicação, parecida com um triângulo, variando o tamanho proporcionalmente de acordo com h escolhido, deve ser posicionada sobre a superfície do desenho que contém a rugosidade desejada.
Esse símbolo pode ter três variações distintas, conforme ilustrado no Quadro 1. Caracterizando principalmente as superfícies que devem ter o processo de fabricação específica, ou, então, quais superfícies não devem sofrer usinagem (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMASTÉCNICAS, 2013). 
É possível serem utilizados mais de um símbolo diferente em um desenho de fabricação. E quando se deseja indicar um a condição geral de rugosidade de uma peça, o símbolo de rugosidade deve ser posicionado na parte superior da folha. Caso a divisão de lugares de superfícies seja grande, é possível, também, inserir um símbolo com uma letra e, mais embaixo, uma legenda descrevendo quais as rugosidades nos pontos indicados.
As informações que podem ser inseridas no símbolo de rugosidade são diversas, variando desde o processo de fabricação escolhido até os parâmetros para medição com rugosímetro (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2013). A Figura 4 apresenta o símbolo básico, juntamente das informações que podem ser adicionadas e os seus respectivos locais no símbolo.
 (
Atividade
de Pesquisa
 01
:
Desenho Mecânico
)

Outros materiais