Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Representação Descritiva I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os esforços e as discussões sobre o modelo conceitual de Requisitos Funcionais para Registro Bibliográficos - FRBR -, para além de reavaliar o processo da criação do registro bibliográfico que diminuísse os custos da catalogação, estavam e ainda estão voltados a atender as necessidades do usuário, a diversidade de suportes da informação e os contextos de utilização dos registros bibliográficos. Disserte sobre os objetivos e os principais aspectos conceituais do FRBR no âmbito da Representação Descritiva - Catalogação.
	Resposta Esperada:
*O objetivo do estudo que originou o FRBR foi o de possibilitar a compreensão clara de determinados elementos conceituais para que o registro bibliográfico pudesse relacionar os dados registrados às devidas necessidades dos usuários, abrigando as informações necessárias quando os mesmos fizessem o uso desse registro, bem como recomendar um nível básico de funcionalidade e requisitos básicos para a elaboração dos registros.
*Vale destacar que o FRBR não se refere a um código ou instrumento de catalogação, mas sim a um modelo conceitual de descrição que tem a intenção de ser independente de qualquer instrumento ou código de catalogação. *Em decorrência do FRBR, a catalogação passou a ser entendida não só como a descrição bibliográfica de um item, mas também como o registro dos elementos "organizativos", aqueles gerados por outros processos que não a representação descritiva - por exemplo, a classificação e indexação.
*O FRBR define uma representação de informações baseada em entidades, em atributos e em relacionamentos entre as entidades. As entidades são objetivos do mundo real identificados univocamente com relação a todos os outros objetos. 
*Representam os objetos de interesse para os utilizadores de registros bibliográficos. *As entidades estão associadas a um conjunto de características e atributos. *São os atributos que constituem o meio pelo qual os usuários elaboram as suas perguntas e interpretam as respostas quando procuram por uma informação. 
*O modelo FRBR, como já mencionado, não se configura como códigos e ou normas, apesar de estas servirem como base para que o modelo ganhe forma.
 *O modelo conceitual está em constante discussão e aprimoramento e, para tal, a IFLA mantem seu grupo de estudos com especialistas em catalogação, indexação e classificação sempre envolvido em trabalhos relativos à área.
	2.
	Ações como as da Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia - Association of Library and Information Professionals (ADBS) -, da França, dão indicativos do que seria ideal no que se referem aos principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações especializadas em Informação. Disserte sobre esses indicativos e de que maneira os bibliotecários devem se atentar para abranger algumas dessas competências, em especial, durante a sua formação.
	Resposta Esperada:
*A Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia (ADBS) elaborou guias profissionais e definiu os principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações especializadas em Informação. *Refere-se a uma lista com 33 domínios de competências nestas especialidades, separadas em cinco principais grupos. *Diante disso, não seria presunçoso afirmar que as competências descritas em cada um dos campos deveriam compor o perfil ideal de um bibliotecário e sua atuação na complexa sociedade da informação e do conhecimento no contexto atual.
 *Das várias competências e habilidades elencadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Biblioteconomia no Brasil, tem-se: processar a informação registrada em diferentes tipos de suporte, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação.
 *Os currículos vão se aperfeiçoando à medida que as tecnologias evoluem. 
*As disciplinas de catalogação devem abordar as normas e padrões nacionais e internacionais de descrição adequadas aos diferentes suportes.
 *Além disso, o ensino da catalogação está permeado por uma série de determinantes, de fatores sociais, políticos, ideológicos e tecnológicos.
*O caminho consiste também em maior estímulo à participação em congressos, seminários e encontros organizados por associações ou agrupamentos de profissionais, professores e demais interessados.
Parte inferior do formulário

Outros materiais