Buscar

Avaliação II Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:657385) ( peso.:1,50)
	Prova:
	25483834
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O mapa é uma forma reduzida de se representar a Terra, ou parte dela. Essas representações obtêm informações chamadas de linguagens cartográficas, que se compõem de três elementos principais. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Símbolos.
II- Escala.
III- Projeção.
(    ) É a relação entre a distância do mapa reduzida, com a distância real.
(    ) É a transferência da imagem da esfera terrestre para uma área plana.
(    ) É uma representação gráfica de objetos, que devem ser de fácil reconhecimento no mapa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - III - I.
	2.
	Uma família, ao entrar em férias, resolve viajar por três cidades. De acordo com o mapa de escala 1/200.000, a primeira cidade fica a 14 cm do ponto onde eles estão, a segunda cidade fica a 8 cm da primeira cidade, e a última fica a 25 cm da segunda. Utilize o cálculo de escala para saber quantos quilômetros essa família irá percorrer nas três cidades em um dia de viagem e assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	44 km.
	 b)
	94 km.
	 c)
	28 km.
	 d)
	50 km.
	3.
	Os povos antigos eram inicialmente nômades. Com o tempo, tornaram-se sedentários, mas sempre continuaram viajando, deslocando-se pelos espaços, sendo necessária a orientação. Para podermos nos orientar no espaço geográfico, utilizamos pontos de referência, observamos astros e podem-se utilizar instrumentos como a bússola, o astrolábio e, atualmente, o GPS (Sistema de Posicionamento Global).  Sobre a bússola, a orientação das direções é dada por pontos (dos mais gerais para mais específicos) denominados:
	 a)
	Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	 b)
	Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	 c)
	Pontos Cardeais, Pontos Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	 d)
	Pontos Centrais, Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	4.
	A cartografia, enquanto um dos objetos de estudo da Geografia escolar, faz parte do currículo das séries iniciais. Compreender a linguagem cartográfica possibilita que a criança desenvolva a percepção do seu espaço de vivência, para mais tarde ter capacidade cognitiva mais complexa sobre suas aplicações e possibilidades de entendimento do espaço. A respeito do ensino da cartografia nas séries iniciais, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao professor informar que mapa é um instrumento que traz informações, não apenas uma ilustração.
II- O professor pode utilizar-se de vários recursos que envolvam a iniciação à leitura cartográfica, tais como jornais, televisão, internet etc., como forma de enriquecer suas aulas.
III- O mapa é, imprescindivelmente, a única linguagem a ser utilizada nas aulas de Geografia, nas séries iniciais.
IV- A cartografia auxilia a criança no entendimento, através de uma representação esquemática da superfície terrestre, de fenômenos físicos, naturais e culturais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	Observe o desenho anexo. Imagine que uma pessoa tenha se deslocado por este espaço geográfico imaginário durante três horas em uma manhã de outono conforme as direções do desenho. No outono e na primavera, devido aos dias de equinócios, os dias e as noites possuem duração mais ou menos equivalentes nos hemisférios Norte e Sul, por receberem a mesma luminosidade, ou seja, o Sol nasce próximo do plano equatorial e se distribui igualmente pela superfície terrestre. Sabendo que o Sol, em seu movimento aparente, nasce no Leste e se põe no Oeste, este influencia a maneira de percebê-lo durante o dia. Diante do contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Quando a pessoa se deslocou do ponto A para o B, no início da manhã, o Sol estava do seu lado esquerdo.
II- Quando a pessoa, mais ou menos depois de uma hora caminhando ou viajando, desloca-se do ponto B para o C, o Sol estava a pino.
III- No deslocamento do ponto A para o B, o Sol batia no lado direito da pessoa que estava viajando ou caminhando; quando ela passa, na segunda hora de sua viagem, a se deslocar do B para o C, a pessoa observou o Sol no seu lado esquerdo.
IV- As direções dos deslocamentos assinalados na figura ocorreram nas direções (A ? B) nordeste, (B ? C) sul e (C ? D) oeste.
V- No deslocamento do ponto C para o D, na terceira hora da viagem, mais próximo do ponto do meio-dia, o Sol estava sob as costas, e quase a pino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Adaptado de: <http://static.newworldencyclopedia.org/thumb/1/1a/Brosen_windrose.svg/600px-Brosen_windrose.svg.png>. Acesso em: 14 dez. 2015.
	
	 a)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	6.
	Os conhecimentos cartográficos iniciam-se através da alfabetização, denominados por Simielli (2007) como alfabetização cartográfica, sendo o objetivo básico das séries iniciais. Neste sentido, é necessário que o professor desenvolva na criança a visão cartográfica. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Proporcionar atividades a partir do espaço mais próximo da realidade do aluno, ampliando para os mais distantes.
(    ) O espaço para a criança ainda é muito abstrato, e é a partir da sua realidade que a criança adquire noções espaciais.
(    ) O mais importante para a alfabetização cartográfica é saber ler, interpretar e identificar as informações existentes em um mapa.
(    ) Uma das contribuições para o entendimento cartográfico é proporcionar o lúdico e a exploração da linguagem visual, como: gráficos, figuras, imagens e outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias horizontais representadas pelos paralelos e meridianos, servindo para a localização de um ponto na superfície terrestre. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os paralelos são traçados pela linha do equador, que dividem a Terra em duas partes: hemisfério norte e hemisfério sul.
(    ) O meridiano principal é chamado de Greenwich, divide o globo em duas partes iguais, denominadas de hemisfério leste ou oriental e hemisfério oeste ou ocidental.
(    ) A linha do equador divide a Terra em duas partes no sentido vertical, essas partes são denominadas de hemisfério leste e hemisfério oeste.
(    ) As linhas imaginárias horizontais, simbolizadas pelos paralelos, correspondem às latitudes, e os meridianos correspondem às longitudes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	O professor, ao trabalhar com a criança sobre o processo da globalização, pode perfeitamente relacionar a globalização e seus efeitos locais, regionais, nacionais e globais. Sobre a prática do professor em sala de aula no contexto da globalização, analise as seguintes sentenças:
I- O professor poderá comentar sobre os acontecimentos diários na política, sociedade e meio ambiente, e relacioná-los com o cotidiano da criança, mostrando, assim, ao aluno, que de uma forma ou outra tem a ver com a globalização.
II- Quanto mais complexas as informações sobre a globalização, maior será o entendimento da criança.
III- O professor deve estar constantemente informado e darmais atenção ao que acontece no Brasil e no mundo. Assim terá mais compreensão e clareza no momento de fazer a relação com o que está sendo trabalhado.
IV- Toda criança tem acesso às informações e às novas tecnologias, ficando, assim, mais fácil inseri-las no contexto da globalização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	9.
	A ciência explica que o universo surgiu através de uma explosão cósmica, o ?Big Bang?. Desde então, a Terra vem sofrendo alterações. Para analisar e interpretar as linhas evolutivas do decorrer dos anos, os cientistas fazem análise da:
	 a)
	Idade cronológica da Terra.
	 b)
	Explosão cósmica.
	 c)
	Escala do tempo geológico.
	 d)
	Distribuição das camadas de rochas e fósseis.
	10.
	A cada ciclo, no ensino de geografia, o professor, ao planejar suas aulas e preparar as avaliações, deverá prestar atenção às proposições dos PCN. Com relação ao primeiro ciclo, quais são os critérios de avaliação estabelecidos? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apoderar-se da ideia de interdependência entre a sociedade e a natureza e reconhecer aspectos dessa relação na paisagem local e no lugar em que se encontra inserido.
(    ) Reconhecer, através da observação e da descrição, alguns aspectos naturais e culturais da paisagem, percebendo nela elementos que expressam a multiplicidade de tempos e espaços que a compõe.
(    ) Utilizar procedimentos básicos do fazer geográfico de observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais.
(    ) Reconhecer e comparar os modos e as razões que levam diferentes grupos sociais, inclusive o seu próprio, a produzir conhecimentos técnicos e tecnológicos, sendo capaz de discernir benefícios e prejuízos por eles causados, localizar alguns lugares e sujeitos que deles podem dispor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes