Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PLANO DE AULA
1. IDENTIFICAÇÃO
Estagiária: Elaine Rodrigues Moreti Vogt
Disciplina/curso: Língua Portuguesa
Turma: 3° Ano - Ensino Médio 
2. CONTEÚDO
Literatura: Os Sertões de Euclides da Cunha.
3. COMPETÊNCIA:
Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação. (EM13LGG302)
Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas. (EM13LGG303)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas. (EM13LGG604)
4. OBJETIVOS:
- Apropriar-se de patrimônio literário, através da leitura, contribuindo na formação do perfil leitor;
- Analisar e posicionar-se criticamente diante da obra literária;
-Contextualizar e compreender o processo de produção da obra estudada; 
- Utilizar os conhecimentos adquiridos através de ferramentas tecnológicas, como ponto de partida para aquisição de conhecimento e incentivo para acesso aos livros literários. 
5. SÍNTESE DO ASSUNTO
O estudo da literatura é de grande importância para o aluno, objetivando não apenas a formação do leitor, mas também despertando seu aspecto social enquanto cidadão. O aluno protagonista, ativo e crítico perante o texto, nos traz o vislumbre de um ser humano capaz de exercer a própria cidadania e a isso se deve a valorização do tema escolhido para o plano de aula apresentado.
Ler é construir uma concepção de mundo, é ser capaz de compreender o que nos chega por meio da leitura, analisando e posicionando-se criticamente frente às informações colhidas, o que se constitui como um dos atributos que permitem exercer, de forma mais abrangente e complexa, a própria cidadania. (VILLARDI, 1999, p. 4)
 O estímulo do professor à leitura é tão importante, que pode ser capaz de despertar no aluno, interesses até então reprimidos ou mesmo inexistentes, cabendo ao primeiro, o papel de mediador de conhecimento e ser aquele que buscas meios diversificados para se chegar a este resultado. É muito importante destacar que a falta de estímulo, pode também produzir resultados negativos.
Se a prática da leitura não está incorporada, o desenvolvimento da cidadania também fica comprometido. Se não se lê, não se pode aumentar o repertório crítico. Sem a crítica, o poder de julgamento fica limitado e a capacidade de intervenção e inserção cultural, também. (LOIS, 2010, p. 19)
A obra pré-modernista “Os Sertões” de Euclides da Cunha, possui teor crítico e denuncia o contraste cultural existente no Brasil, num conflito de classes e interesses. Por este e outros motivos, o livro publicado em 1.902 parece tratar de um assunto tão contemporâneo. Ao mesmo tempo, a história de vida do próprio Euclides da Cunha, também se assemelha aos dilemas de qualquer outro ser humano, fazendo com que a leitura de sua produção, desperte no leitor, suas próprias experiências e vivências.
Refiro-me a que a leitura de mundo se trata de leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele. De alguma maneira, porém, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura de mundo, mas que por certa forma de ‘descrevê-lo’ ou de ‘reescrevê-lo’, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente (FREIRE, 1984 a, p.22).
Os Sertões é capaz de trazer a interdisciplinaridade à tona por exemplo, com sua contextualização histórica, possui formulação política, antropológica e sociológica, caracterizando-se também como transdisciplinar, possibilitando a aquisição de conhecimento em outras áreas e através destas mesmas áreas busca a compreensão do mundo em sua complexidade. É nesse processo de descobrimentos, que o aluno pode encontrar prazer.
A leitura de textos por lazer/prazer permite que os alunos estabeleçam relações com outras áreas do conhecimento, extraindo diferentes conteúdos, fazendo diversas conexões a partir de suas experiências do dia a dia. (CORSO; OZELAME, 2009, p. 72)
6. DESENVOLVIMENTO DA AULA 
A aula desenvolvida no youtube será dividida em momentos. No primeiro momento, será realizada uma breve apresentação do canal, um convite para valorização da Língua Portuguesa e sua literatura e a proposta da leitura da obra Os Sertões. No momento seguinte, com o auxílio de vinheta, será feita a apresentação do autor Euclides da Cunha com a explanação sobre sua vida, desde o nascimento até sua morte, incluindo curiosidades sobre sua formação acadêmica, seu casamento, traição, filhos, dentre outros detalhes. Outra vinheta dá início ao terceiro momento em que se faz a contextualização histórica da produção literária, abordando fatores políticos e econômicos da época, bem como o conflito que dá origem a história da obra. Por fim, seguida de mais uma vinheta, ocorre a apresentação do livro e sobre como ocorre a divisão dos capítulos. O vídeo em si é recheado de imagens e música.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=eWAqsFAPw1U&t=1033s>
7. RECURSOS:
Imagens, música temática, vinhetas e trecho de documentário.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC-EI-EF-110518-versaofinal-site.pdf>. Acesso em: 23 de Abril de 2020
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1989.
CORSO, Gizelle Kaminski; OZELAME, Josiele K. Corso. Escola, leitura, leitores – Literatura. Visão Global, Joaçaba, v. 12, n. 1, p. 67-76, jan./jun. 2009. 
LOIS, Lena. Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2010.
UNINTER. Centro Universitário. MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: COVID-19. Carga horária: 100h. Curitiba-PR, 2020.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

Mais conteúdos dessa disciplina