Buscar

Histologia do tecido cartilaginoso

Prévia do material em texto

Histologia do tecido cartilaginoso:
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo que apresenta uma consistência rígida.
Suas funções são:
· suporte de tecidos moles;
· revestimento de superfícies articulares;
· absorção de choques e deslizamento dos ossos nas articulações.
A cartilagem é importante para a formação e crescimento dos ossos longos.
A cartilagem é formada por matriz extracelular e por células conhecidas como condrócitos.
As lacunas são “espaços” (cavidades da matriz) que são preenchidos por essas células. Em uma lacuna pode haver um ou mais condrócitos.
As funções da matriz dependem principalmente da estrutura da matriz. 
A matriz é constituída por colágeno ou colágeno + elastina associado a proteínas, glicosaminoglicanos, ácido hialurônico e outras glicoproteínas.
Apesar de o colágeno e a elastina serem flexíveis, as ligações entre os glicosaminoglicanos e o colágeno, e a grande quantidade de água presa nesses glicosaminoglicanos conferem consistência firme às cartilagens.
As cartilagens são avasculares e por isso recebem nutrição do pericôndrio. Também não possuem vasos linfáticos nem nervos.
As cartilagens que revestem a superfície dos ossos nas articulações móveis não têm pericôndrio e são nutridas por meio do líquido sinovial.
Existem 3 tipos de cartilagens: hialina, fibrosa e elástica.
A hialina é a mais comum e sua matriz contém delicadas fibrilas de colágeno do tipo II.
A elástica contém poucas fibrilas de colágeno do tipo II e abundantes fibras elásticas.
Por fim, a cartilagem fibrosa tem matriz composta por fibras de colágeno do tipo I.
CARTILAGEM HIALINA:
A cartilagem hialina forma o primeiro esqueleto do embrião que depois será substituído por esqueleto ósseo.
O disco epifisário observado entre a epífise e a diáfise dos ossos longos é composto por cartilagem hialina e é responsável pelo crescimento do osso em extensão.
Esse tipo de cartilagem é encontrado:
· fossas nasais;
· traqueia e brônquios;
· extremidade ventral das costelas;
· recobrindo superfícies articulares dos ossos longos.
A matriz da cartilagem hialina é formada basicamente por fibrilas de colágeno do tipo II com proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas. Uma glicoproteína importante é condronectina – molécula que participa da associação do arcabouço macromolecular da matriz com os condrócitos.
Pericôndrio da cartilagem hialina: todas as cartilagens hialinas são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo denso conhecido como pericôndrio, exceto as cartilagens articulares.
O pericôndrio funciona basicamente de fonte de novos condrócitos, nutre, oxigena e elimina metabólitos da cartilagem, ademais fornece suprimento sanguíneo e linfático para a cartilagem já que essa não apresenta essas características.
O pericôndrio é formado em sua porção superficial por fibras de colágeno do tipo I e à medida que se aproxima da cartilagem é um tecido rico em células
Condrócitos na cartilagem hialina: a periferia da cartilagem hialina apresenta condrócitos com forma mais alongada e mais profundamente esses condrócitos se tornam arredondados. Formam grupos isógenos (de até 8 células originadas de um único condroblasto).
Os condrócitos são células que secretam colágeno principalmente do tipo II, proteoglicanos e glicoproteínas como a condronectina.
As cartilagens por serem avasculares, tornam a oxigenação dos condrócitos deficiente e por isso essas células vivem sob baixas tensões de oxigênio. Então a cartilagem degrada glicose através do mecanismo anaeróbico e forma ácido láctico. Esses nutrientes são transportados pelo sangue, atravessam o pericôndrio e penetram a matriz da cartilagem até alcançarem os condrócitos mais profundos, e tudo isso se dá por difusão. A falta de vascularidade nas cartilagens limita seu tamanho em espessura.
Histogênese da cartilagem hialina: os esboços de cartilagem no embrião surgem no mesênquima. 
 
 
Primeiro ocorre arredondamento das células mesenquimatosas que irão retrair seus prolongamentos e vão se multiplicar e formar aglomerados (A – B). As células formadas são chamadas de condroblastos (B). Então começa a síntese de matriz e esses condroblastos se afastam uns dos outros (C). A diferenciacao da cartilagem ocorre do centro para a periferia, ou seja, as células centrais já são condrócitos enquanto as células periféricas são condroblastos. O mesênquima superficial forma o pericôndrio.
Crescimento da cartilagem hialina: o crescimento se dá pelo processo intersticial e pelo processo aposicional.
No crescimento intersticial ocorre divisão mitótica dos condrócitos pré existentes; já no crescimento aposicional ocorre a partir de células do pericôndrio.
O crescimento intersticial só ocorre nas primeiras fases de vida da cartilagem e à medida que a matriz se torna cada vez mais rígida, o crescimento intersticial deixa de ser viável e o crescimento da cartilagem só ocorre por aposição.
CARTILAGEM ELÁSTICA:
É encontrada:
· pavilhão auditivo;
· conduto auditivo externo;
· tuba auditiva;
· epiglote;
· cartilagem cuneiforme da laringe.
É uma cartilagem semelhante à hialina, porém inclui fibrilas de colágeno (principalmente do tipo II) e uma abundante rede de fibras elásticas.
A cartilagem elástica também apresenta pericôndrio e cresce principalmente por aposição. Essa cartilagem sofre menos processos degenerativos se comparada com a hialina.
CARTILAGEM FIBROSA:
Também chamada de fibrocartilagem é um tecido com características intermediárias entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina.
Essa cartilagem é encontrada:
· discos intervertebrais;
· sínfise púbica.
A cartilagem fibrosa está sempre associada ao tecido conjuntivo denso, sendo difícil delimitar bordas das duas regiões. Frequentemente os condrócitos formam fileiras alongadas. A matriz é composta por ácido hialurônico, proteoglicanos e glicoproteínas em baixas quantidades e limitada aos locais onde contêm lacunas com condrócitos. Há bastante fibra colágena do tipo I e essas fibras constituem feixes que seguem uma orientação irregular entre os condrócitos ou formam um arranjo paralelo ao longo dos condrócitos enfileirados. Não há pericôndrio na fibrocartilagem.
DISCOS INTERVERTEBRAIS:
Estão localizados entre os corpos das vértebras. Cada disco é formado por um anel fibroso e por um núcleo pulposo (área central derivada da notocorda do embrião).
O anel fibroso é formado na parte periférica por tecido conjuntivo denso, mas nas demais regiões é constituído por fibrocartilagem com feixes colágenos formando camadas concêntricas. 
Na parte central do anel fibroso existe um tecido que é composto por células arredondadas e que estão dispersas em um líquido viscoso rico em ácido hialurônico com pequena quantidade de colágeno do tipo II. Esse tecido é o núcleo pulposo. Os jovens apresentam um núcleo pulposo maior que ao longo do tempo vai sendo substituído por fibrocartilagem.
Os discos intervertebrais previnem o desgaste do osso das vértebras durante o movimento da coluna espinal. O núcleo pulposo que é rico em ácido hialurônico absorve as pressões e protege as vértebras contra impactos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes