Buscar

Histologia das articulações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histologia das articulações:
As articulações são estruturas compostas de tecido conjuntivo que fazem a união entre os ossos.
As cartilagens são classificadas em diartroses – cartilagens que possibilitam grandes movimentos – e sinartroses – cartilagens com nenhum movimento ou movimentação limitada.
As sinartroses podem ainda se dividir em 3 dependendo do tecido que une os ossos: sinostoses, sincondroses e sindesmoses.
· Nas sinostoses não há movimentação nenhuma e os ossos são unidos então por tecido ósseo. Os exemplos são os ossos chatos do crânio em idosos. Em crianças e adultos jovens a união desses ossos é realizada por tecido conjuntivo denso.
· As sincondroses são articulações que exibem movimento limitado e os ossos são unidos por cartilagem hialina. Por exemplo, na articulação da primeira costela com o esterno.
· As sindesmoses são como as sincondroses, ou seja, apresentam algum movimento e o tecido que une os ossos é o tecido conjuntivo denso. Os exemplos são a sínfise púbica e a articulação tibiofibular inferior.
As articulações que apresentam grande mobilidade são as diartroses e geralmente são as articulações que unem os ossos longos. Nessas articulações existe uma cápsula que liga as extremidades ósseas, delimitando uma cavidade fechada que é a cavidade articular.
Nessa cavidade fica então o líquido sinovial, que é incolor, transparente e viscoso e contém elevado teor de ácido hialurônico, que é sintetizado pelas células da camada sinovial.
Em locais onde há cartilagem hialina mas não tem pericôndrio, o ácido hialurônico facilita o deslizamento e a lubrificação entre as cartilagens articulares. O líquido sinovial é uma via transportadora de substâncias entre a cartilagem articular (que é avascular) e o sangue dos capilares da membrana sinovial.
A cartilagem consegue apresentar efeito amortecedor nos casos de pressão mecânica sobre a cartilagem articular. Esse mecanismo também ocorre de forma parecida nos discos intervertebrais.
Quando se aplica uma pressão, a água sai da cartilagem e vai para o líquido sinovial. Quando cessam as pressões, a água é atraída de volta para os interstícios e essa movimentação da água com nutrientes e gases dissolvidos só ocorre pelo uso da articulação. Esse movimento é essencial para a nutrição da cartilagem e para as trocas de O2 e CO2 entre a cartilagem e o líquido sinovial.
As cápsulas das diartroses têm estruturas diferentes dependendo da articulação sendo, em geral, constituídas por duas camadas, a externa (camada fibrosa) e a interna (camada ou membrana sinovial). 
O revestimento da camada interna apresenta dois tipos celulares: um que parece um fibroblasto e o outro tem aspecto e atividade funcional semelhante ao macrófago. A camada fibrosa da cápsula articular é formada por tecido conjuntivo denso.

Outros materiais