Buscar

Chuva Ácida: Origem e Prevenção

Prévia do material em texto

Acadêmico: Renato de Jesus Almeida
O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez pelo químico e climatologista inglês Robert Angus Smith em 1852. Smith o usou para descrever, por meio de um estudo, a situação vivenciada em Manchester no Reino Unido, quando ocorreu precipitação com elevada acidez no período da Revolução Industrial.
A chuva, normalmente, possui certo grau de acidez devido à presença de óxidos no ar. A acidez pode ser medida por meio de uma escala numérica conhecida como PH. Nessa escala, uma solução com PH 7 é considerada neutra. O PH considerado normal para uma chuva é em torno de 5,6. Sendo assim, quanto menor o PH mais ácido é a solução. Para ser considerada ácida, a chuva deve possuir PH abaixo de 5,5.
Os principais gases que provocam a chuva ácida ao reagirem com as partículas de água suspensas no ar são:
· Dióxido de enxofre: oriundo da combustão do carvão, fabricação de fertilizantes e aquecimento de minérios do grupo sulfato.
· Óxidos de nitrogênio: oriundos da combustão do carvão vegetal, da combustão de derivados do petróleo e da fumaça de cigarros.
 Observamos que um dos principais poluentes que causam as chuvas ácidas são os combustíveis fósseis, que na maioria das vezes podem ser reduzido para evitar emissão nas atmosferas, no processo de conscientizando das pessoas o lembrarem de quanto é importante diminuir a queimado desses combustíveis. Utilizar meio de transporte que não necessite de combustíveis, preferir transporte público a individual, plantar árvores e evitar queimadas.
• Livro BROW N, T. L., LEMAY JR, H. E., BURST EN, B. E., MURPHY, Catherine J., W OODW ARD, Patrick, M., STOLTZFUS, Matt hew, W . Química: A ciência central. 13. ed. São Paulo: Pearson, 2016. • http://www.usp.b r/qambien tal/ch uva_acidafront.html 
SOUSA, Rafaela. "Chuva ácida"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chuvaacida.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2020.

Continue navegando