Buscar

Paper Seminário Interdisciplinar comunicação na adm pub

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3
ESTRATÉGIAS DE FEEDBACK: O CENÁRIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPIPOCA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Jonas Martins de Lima Filho[footnoteRef:1] [1: 1 Jonas Martins de Lima Filho] 
João Batista Mendes Barroso[footnoteRef:2] [2: João Batista Mendes Barroso 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Administração Pública (FLX1533) – Prática do Módulo I - 11/12/2020] 
1. INTRODUÇÃO
O referido trabalho com como objetivo compreender quais estratégias de feedback estão sendo usadas nas escolas Estaduais de Itapipoca em tempos de pandemia, onde a comunicação e interação está sendo realizada através de meios tecnológicos como whatsapp, google meet e outros. E como os gestores escolares que são os líderes dessas unidades escolares estão se adaptando a esse novo tipo de feedback nesse cenário de Covd-19.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Dar feedback é dever do líder e direito do liderado. Mas, um feedback eficaz exige critérios claros que avaliem a conduta de todos de um time com a mesma régua. Do contrário será ou tapinha nas costas ou uma bronca. Então para ser um processo profissional a favor do fortalecimento das pessoas e da organização, empresa e funcionários precisam saber os resultados que se espera e com quais atitudes. Só assim o fugimos das subjetividades que pautam relações interpessoais e passamos para uma relação interpessoal que tem como objetivo criar valor para um time.
Conforme Gostick e Elton (2010, p. 134) “Os gestores que conquistam o máximo de confiança e dedicação de suas equipes o fazem com muitas ações simples porém poderosas”, um exemplo seria dedicar um momento da reunião semanal para destacar as ações de cada um.
As organizações necessitam inserir nas suas ações internas políticas de desenvolvimento pessoal ao organizacional. Porque as pessoas são seres emocionais e quanto mais se sentirem bem, melhor irão desenvolver suas atividades, afirma Davel e Vergara (2001, p. 31):
[...] pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, coorporativa e diferenciada com os clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral [...]
Halvorson (2019) nos diz que grandes líderes buscam enxergar o grande potencial em todo profissional e cria possibilidades e condições para que essas pessoas possam crescer e se desenvolver, mesmo diante de todos os desafios.
Dessa forma, é possível conviver com as pessoas e profissionais em um ambiente saudável para que os objetivos e metas possam ser realizados da melhor maneira possível. Já que a liderança e o grupo de pessoas estão se utilizando de uma das ferramentas mais importantes para o bom andamento que é o feedback. 
Figura 1 – Sugestões para um melhor feedback
Fonte: Adaptado de RHPortal. Acesso em 02 de dez. 2020.
A figura 1 apresenta algumas sugestões bastantes pertinentes para um bom feedback, e por outro lado também expõe alguns pontos que podem ser negativos nesse processo.
3. RESULTADOS E DISCURSSÕES
Diante do mundo atual e suas profundas mudanças através da pandemia percebemos como as relações e a forma de interagir entre as pessoas mudaram. E dentre muitos fatores, destacamos o distanciamento social, medida essa que as autoridades encontraram para combater o Covid-19 e seu alastramento na população.
Certamente no âmbito profissional o diálogo e o feedback entre as pessoas precisou ser readaptados da melhor forma possível, pois as pessoas ficaram abaladas com tudo o que está acontecendo na sociedade, e no mundo, especialmente, na parte emocional. E percebendo como a forma de conversar com as pessoas influencia diretamente no seu bem-estar pessoal como profissional é que destacamos e pesquisamos sobre o assunto que é de extrema importância para o clima da organização. 
4. REFERÊNCIAS
André Bazzanella; Elizabeth Penzlien Tafner; Everaldo da Silva; Antonio José Müller (Org.). Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
Davel, Eduardo. Vergara, Sylvia Constant. Gestão com Pessoas e Subjetividade. São Paulo, Editora Atlas, 2001.
Elton, C. and Gostick, A. O Princípio Do Reconhecimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Halvorson, Heidi Grant... [et al.] A arte de dar feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

Outros materiais