A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
58 pág.
Análise de conjuntura II

Pré-visualização | Página 12 de 18

serão robustos, se considerados os impactos advindos dos cenários nacionais possíveis. A afirmação III está incorreta, porque a visão proposta na figura do enunciado apresenta uma metodologia que acaba por abrir excessivamente o leque de alternativas. Para solucionar de certa maneira, e entendendo que as combinações têm diferentes graus de consistência e de sustentabilidade, deve-se utilizar três critérios, conforme recomendação de Buarque (2003): i) o primeiro critério será a análise de consistência, isto é, iremos descartar os cenários que não conversam de maneira lógica entre si; ii) o segundo critério é união das combinações com alto grau de semelhança qualitativa final, ou seja, cenários com consequência semelhantes podem ser agrupados em um só; iii) o último critério é a seleção das combinações que apresentam maior grau de sustentação política por parte das instituições e da população.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Análise de Cenários Regionais.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 9/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Para iniciarmos a montagem da análise de conjuntura podemos seguir as recomendações propostas por Damodaran (2009). Segundo esse autor podemos fazer a análise utilizando um esquema baseado em cinco passos.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os dois primeiros passos propostos por Damodaran para a realização de uma análise de conjuntura:
Nota: 0.0
	
	A
	A identificação do objeto e a identificação dos fatores chave.
Gabarito comentado:
De acordo com Damodaran (2009) podemos fazer a análise de conjuntura utilizando um esquema baseado em cinco passos, sendo o primeiro a identificação do objetivo; o segundo a identificação dos fatores-chave; o terceiro a análise dos fatores; o quarto a geração dos cenários; e o quinto o levantamento das consequências.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Política Externa com a profa. Prof.ª Bruna Leal Barcellos. Tema 1: Política Externa Chinesa após a Reforma Econômica de 1978.
	
	B
	A contagem das variáveis e a coleta de dados.
	
	C
	A distribuição dos fatores e a projeção de cenários.
	
	D
	A análise de redes e a descrição dos resultados
	
	E
	A representação gráfica dos dados e a seleção de variáveis.   
Questão 10/10 - Análise de Conjuntura
Considere o texto a seguir:
Afora de descobrir a atuação das variáveis que apresentamos no decorrer das aulas, o analista deve, invariavelmente, calibrar a análise para os riscos aos quais a companhia estará exposta. Esse método de desenvolver uma qualificação dos riscos necessita de um exame dos riscos tanto aqueles gerados pela competição entre os concorrentes, quanto aqueles trazidos pelas alterações macroeconômicas. É indispensável que o analista tenha uma precaução metodológica para jamais confundir as consequências de cada risco. Na disciplina Análise de Conjuntura foram expostos três passos para gerenciar os riscos encontrados na estrada de uma companhia, seguindo o método de Damodaran (2009).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Analisando os riscos.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo, que discutem esses três passos de uma análise de risco e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. O primeiro passo de uma análise de risco deve envolver a enumeração de quais são os riscos em uma dada atividade.
II. O segundo passo se direciona à qualificação dos riscos que foram enumerados na primeira etapa.
III. O terceiro passo envolve a representação das correlações entre os riscos em um gráfico contínuo.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
Gabarito comentado:
De acordo com Damodaran (2009), a afirmação I está correta porque o primeiro passo envolve a enumeração dos riscos possíveis em uma dada atividade/conjuntura. A afirmação II está correta porque o segundo passo é a qualificação os riscos, obviamente que há uma diversa gama de riscos, diante disso, a recomendação proposta pelo autor é separá-los em categorias. A afirmação III está incorreta porque o terceiro passo proposto por Damodaran (2009) para controlar os riscos é aferir como a empresta está exposta ao risco. Uma vez apontados e classificados os principais riscos, a continuidade lógica será a medição da exposição às ameaças.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Analisando os riscos.
	
	B
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 1/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Podemos afirmar que a macroeconomia é o principal ramo dentro da ciência econômica, é ali onde discutimos as perspectivas da economia para o próximo ano, ou o porquê do nível de desemprego ter subido, ou sobre a possibilidade do dólar apreciar ou depreciar até o final do ano, bem como ter lido algo sobre a Taxa Selic, Inflação, etc etc.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: O que é macroeconomia?
 
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, no que consiste a macroeconomia: 
Nota: 0.0
	
	A
	A macroeconomia é a subárea que se direciona a explicar tanto o crescimento econômico no longo prazo, quanto as flutuações no curto prazo que constituem o ciclo econômico.
Inicialmente, vejamos a definição de macroeconomia proposta por Dornbusch, Fischer e Startz (2011): A macroeconomia está preocupada com o comportamento da economia como um todo – com expansões e recessões, produção total de bens e serviços, crescimento da produção, taxas de inflação e de desemprego, balanço de pagamentos e taxas de câmbio. A macroeconomia lida tanto com o crescimento econômico no longo prazo quanto as flutuações no curto prazo que constituem o ciclo econômico.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: O que é macroeconomia?
	
	B
	A macroeconomia é a subárea que se ocupa da análise sobre as transações financeiras em larga escala e realizadas no mercado internacional de ações.
	
	C
	A macroeconomia é a subárea que objetiva explicar como se dão as relações e transações entre os grandes bancos internacionais.
	
	D
	A macroeconomia é a subárea que busca compreender, em profundidade e no acumulado, como ocorrem as transações financeiras entre pessoas físicas.
	
	E
	A macroeconomia é a subárea que realiza as análises de longo prazo das relações de amizade e das transações econômicas entre Estados.
Questão 2/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Tendo em conta a definição da macroeconomia, é preciso compreender quais são os principais agregados macroeconômicos. De acordo com a abordagem de Simonsen e Cysne (1985¸ p.129) existem 7 conceitos básicos para auferir o desempenho real de uma economia. São eles: produto, renda, consumo, poupança, investimento, absorção e despesa. Estes conceitos são base para a contabilidade nacional e são nomeados de agregados macroeconômicos, pois consideram os resultados da atividade econômica como um todo.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Principais agregados macroeconômicos.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.