A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
58 pág.
Análise de conjuntura II

Pré-visualização | Página 2 de 18

A afirmação III é incorreta porque o Stata é considerado por muitos como um programa mais completo e avançado do que o Eviews, principalmente porque diversos novos comandos são devolvidos pela comunidade científica e disseminados nos fóruns. A afirmação IV está incorreta porque o R possui uma linguagem própria de programação. Com a utilização do programa RStudio, há a opção de interface mista, com comandos e ícones. É talvez hoje um dos programas mais companhia estará expostapopulares entre a comunidade científica. Oferece uma gama de opções estatísticas mais avançadas ainda do que o Stata, todavia, isso é contrabalançado pela maior dificuldade de operar o software. Ao contrário da maioria dos demais programas, o R é totalmente gratuito e de código aberto, facilitando seu crescimento.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Softwares de Análise de Dados.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 4/10 - Análise de Conjuntura
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que tanto as variáveis qualitativas, como as variáveis quantitativas são elementos importantes para a realização de uma projeção de cenários.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que explica, corretamente, no que consiste uma variável quantitativa:
Nota: 10.0
	
	A
	As variáveis quantitativas envolvem a observação de características cognitivas dos indivíduos.
	
	B
	As variáveis quantitativas se vinculam à representação da cultura de cada Estado.
	
	C
	As variáveis quantitativas envolvem a contagem de dados, como renda e gastos.
As variáveis quantitativas se vinculam aos recursos materiais do Estado.
Você acertou!
Gabarito comentado:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que para variáveis quantitativas temos que ter em mente uma contagem de dados, algo que possa ser somado ou diminuído. Como exemplo de dados quantitativos podemos citar renda, idade, gastos, nível de poupança, entre outros (Gujarati, 2006).
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
	
	D
	As variáveis quantitativas se vinculam aos recursos materiais do Estado.
	
	E
	As variáveis quantitativas se relacionam à riqueza dos indivíduos.
Questão 5/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
Os títulos federais, emitidos pelo Tesouro Nacional, não são iguais, isto é, apresentam características de negociação, prazo e retornos diferentes. Atualmente, há três tipos principais de papéis negociados.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Mercado Monetário: Títulos públicos federais.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, quais são os três tipos de títulos públicos brasileiros:
Nota: 0.0
	
	A
	Títulos de Risco, Títulos do Real e Título do Banco do Brasil.
	
	B
	Títulos Fixos, Títulos Flutuantes e Títulos do Tesouro Direto.
	
	C
	Títulos Prefixados, o Título IPCA+ e o Título Tesouro Selic.
Gabarito comentado:
Os títulos federais, emitidos pelo Tesouro Nacional, não são iguais, isto é, apresentam características de negociação, prazo e retornos diferentes. Atualmente há três tipos principais de papéis negociados e que são: prefixados, IPCA+ e Tesouro Selic. Segundo Tesouro Direto (2020), os títulos prefixados são aqueles que remuneram os investidores com uma taxa de juros fixa, isto é, o rendimento é conhecido no momento da compra. É recomendado para quem deseja saber exatamente o valor que irá receber ao final da aplicação, sendo ideal para investimentos de médio e longo prazo. O Tesouro Selic é um título pós-fixados que tem sua rentabilidade dependente da taxa Selic. É usualmente utilizado como uma poupança, pois não possui perda de valor em caso de venda antecipada. Por fim, há ainda o título IPCA+, sendo este um título pós-fixado também, sua rentabilidade é atrelada à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Trata-se de um título para investimento no longo prazo que além de garantir certa rentabilidade, protege o investidor da inflação.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Mercado Monetário: Títulos públicos federais.
	
	D
	Títulos Pôs-Fixados, Título do Cetip e Títulos do Governo.
	
	E
	Título da Dívida, Título Selic e Título BACEN+.
 
Questão 6/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Na disciplina Análise de Conjuntura foi possível conhecer um pouco mais sobre os produtos financeiros do mercado de renda fixa, que oferecem rendimentos estipulados e são disponibilizados aos investidores por bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento e bancos múltiplos. Nesse grupo de produtos financeiros os mais conhecidos e procuradores pelos investidores são o Certificado de Depósito Bancário (CDB), os Recibo de Depósito Bancário (RDB), o Depósito Interbancário (DI), a Letra de Câmbio (LC), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que explica, corretamente, qual é o objetivo principal dos produtos financeiros: 
Nota: 0.0
	
	A
	Os produtos financeiros têm como objetivo a regulamentação do mercado de ações e venda de créditos no Brasil.
	
	B
	Os produtos financeiros se destinam a registrar todas as transações financeiras privadas realizadas por bancos brasileiros.
	
	C
	Os produtos financeiros objetivam acumular e concentrar o capital privado dentro da máquina estatal. Assim, o Estado pode financiar as suas atividades.
	
	D
	Os produtos financeiros têm como objetivo a regulação e controle da circulação de moeda dentro de uma econômica, em um dado período de tempo.
	
	E
	Os produtos financeiros objetivam angariar recursos para as instituições bancárias. Essas últimas, por sua vez, podem oferecer esses recursos para diferentes fins.
Gabarito comentado:
Em suma, todos os produtos financeiros têm o mesmo objetivo: buscar recursos para as instituições bancárias, as quais podem oferecer esses recursos para diferentes fins (crédito para a casa própria, crédito para a agricultura etc.). O lucro dessas instituições é obtido pela diferença entre o custo do dinheiro captado entre os investidores/poupadores em renda fixa e a remuneração obtida com os juros dos recursos emprestados
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Questão 7/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Para iniciarmos a montagem da análise de conjuntura podemos seguir as recomendações propostas por Damodaran (2009). Segundo esse autor podemos fazer a análise utilizando um esquema baseado em cinco passos. Os dois primeiros passos estão mais vinculados com as delimitações dos aspectos orientadores da pesquisa. O terceiro passo, por sua vez, envolve a análise das variáveis escolhidas no segundo passo.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a importância desse terceiro passo para a realização de uma análise de conjuntura:
Nota:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.