A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
58 pág.
Análise de conjuntura II

Pré-visualização | Página 5 de 18

Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Análise de Cenários Regionais.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 4/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:  
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura, especificamente da aula 6, foi possível observar que uma das melhores fontes de informações de projeções de uma série de variáveis econômicas, o chamado Relatório Focus. 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 4: Relatório Focus. 
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, no que consiste o principal objetivo do Relatório Focus: 
Nota: 10.0
	
	A
	O Relatório Focus objetiva calcular a produtividade da indústria brasileira por meio de índices de comparação. 
	
	B
	O Relatório Focus objetiva representar a situação socioeconômica do país a partir dos indicadores sociais. 
	
	C
	O Relatório Focus objetiva captar e reunir as projeções do mercado para diversos indicadores, como a inflação e a balança comercial.
Você acertou!
Gabarito comentado: 
O Relatório Focus, que é disponibilizado pelo Banco Central (Bacen), tem como objetivo principal captar as projeções do mercado para diversos indicadores, desde inflação até balança comercial.  
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Política Externa com a profa. Prof.ª Bruna Leal Barcellos. Tema 4: Investimento Direto Estrangeiro para o Brasil como Política Externa Chinesa.
	
	D
	O Relatório Focus objetiva delinear quais são os setores mais competitivos da economia nacional e internacional. 
	
	E
	O Relatório Focus objetiva discutir os resultados das políticas monetárias e econômicas dos governo eleitos no Brasil.
Questão 5/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
Na disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que após a coleta dos dados necessários para a pesquisa, tem início a fase da execução para a qual é necessária a utilização de algum software de análise de dados. Há uma oferta grande de ferramentas para análise e cada uma oferece um benefício diferente. 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Softwares de Análise de Dados.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo que apresentam alguns desses softwares de análise de dados e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. O Microsoft Excel pode ser utilizado tanto para estatísticas descritivas, como para a criação de gráficos.
II. O Eviews é muito popular entre os economistas por permitir a realização de análises econométricas.
III. O Stata é amplamente criticado pelos estatísticos por seu software engessado e por não oferecer comandos de atualização da programação.
IV. O R é o software mais utilizado, mesmo não oferecendo opções estatísticas avançadas. Essa popularidade se deve à simplicidade do software.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. A afirmação I está correta porque o Microsoft Excel deve ser, provavelmente, a ferramenta de análise de dados mais popular no mundo, e pode ser facilmente utilizada para estatísticas descritivas, bem como para a criação de gráficos. A afirmação II é correta porque o Eviews é um dos softwares mais populares nas graduações em economia para o ensino de econometria. Na questão de análises econométricas, o programa é mais avançado do que os anteriores que vimos nesse tema, com opções de séries temporais e dados em painel. A afirmação III é incorreta porque o Stata é considerado por muitos como um programa mais completo e avançado do que o Eviews, principalmente porque diversos novos comandos são devolvidos pela comunidade científica e disseminados nos fóruns. A afirmação IV está incorreta porque o R possui uma linguagem própria de programação. Com a utilização do programa RStudio, há a opção de interface mista, com comandos e ícones. É talvez hoje um dos programas mais populares entre a comunidade científica. Oferece uma gama de opções estatísticas mais avançadas ainda do que o Stata, todavia, isso é contrabalançado pela maior dificuldade de operar o software. Ao contrário da maioria dos demais programas, o R é totalmente gratuito e de código aberto, facilitando seu crescimento.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Softwares de Análise de Dados.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 6/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Na disciplina Análise de Conjuntura nós conhecemos em mais detalhes o chamado risco político. Obviamente, o conceito de risco é amplo e há diversos autores que o discutem com profundidade. Todavia, poderíamos sintetizá-lo como o risco derivado do comportamento do Estado, considerando leis, políticas, ética e estabilidade institucional.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Risco Político.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas variáveis que a mensuração do risco político costuma levar em conta:
Nota: 0.0
	
	A
	O nível de crescimento das empresas estais e os níveis do índice de desenvolvimento humano.
	
	B
	O nível de escolaridade da população do país e o índice de novos empreendimentos em um ano.
	
	C
	A capacidade do governo implementar políticas públicas e as ameaças à governabilidade.
Gabarito comentado:
A mensuração do risco político leva em consideração a capacidade de o governo propor e implementar as políticas, as ameaças à governabilidade, o risco de golpe, entre outras questões. O índice ainda é mensurado para dois períodos, para o próximo ano e para os próximos cinco anos.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Risco Político.
	
	D
	A igualdade de gênero em um país e a adoção de políticas contra o racismo.
	
	E
	A distribuição de renda entre a população e a criação de políticas sociais.
Questão 7/10 - Análise de Conjuntura
Considere o texto a seguir:
Afora de descobrir a atuação das variáveis que apresentamos no decorrer das aulas, o analista deve, invariavelmente, calibrar a análise para os riscos aos quais a companhia estará exposta. Esse método de desenvolver uma qualificação dos riscos necessita de um exame dos riscos tanto aqueles gerados pela competição entre os concorrentes, quanto aqueles trazidos pelas alterações macroeconômicas. É indispensável que o analista tenha uma precaução metodológica para jamais confundir as consequências de cada risco. Na disciplina Análise de Conjuntura foram expostos três passos para gerenciar os riscos encontrados na estrada de uma companhia, seguindo o método de Damodaran (2009).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Analisando os riscos.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo, que discutem esses três passos de uma análise de risco e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. O primeiro passo de uma análise de risco deve envolver a enumeração de quais são os riscos em uma dada atividade.
II. O segundo passo se direciona à qualificação dos riscos que foram enumerados na primeira etapa.
III. O terceiro passo envolve a representação das correlações entre os riscos em um gráfico

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.