Buscar

Análise de conjuntura II

Prévia do material em texto

Análise de conjuntura II
Questão 1/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foram feitas inúmeras  Relatório Focus. que podem, em princípio, ser aplicadas a macro sistemas – mundo, país, segmento econômico – cujo futuro se deseja antecipar como apoio à toma de decisão dos gestores. Todavia, para a aplicação da metodologia de análise de conjuntura e cenários em nível regional, como explica Buarque (2003), devemos considerar a região como um subsistema de uma cadeia mais ampla e complexa, do qual recebe influências e impactos.
Agora observe a imagem a seguir:
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Análise de Cenários Regionais.
Considerando o trecho citado, a imagem acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo, que versam sobre a análise de cenários regionais e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. Por mais que haja influência da região para o macro contexto, em uma análise de conjuntura essa influência é considerada limitada e pouco relevante. 
II. Os cenários mundiais acabam exercendo pouca relevância e influência para a análise de conjuntura no nível nacional. 
III. A metodologia proposta na figura acima acaba restringindo a análise a apenas um tipo específico de combinação, de modo que é pouco utilizada. 
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa I está correta.
Gabarito comentado:
Apenas a afirmação I está correta. A afirmação I está correta porque existe uma relação bilateral entre os subsistemas regionais e nacionais, isto é, existe em algum grau uma influência da região sobre o macro contexto como, por exemplo, uma grande concentração de indústrias em certo município que geram uma grande arrecadação fiscal para o país; todavia, como aponta Buarque (2003), para a análise de conjuntura é interessante considerar que essa influência da região sobre os macros sistemas são limitadas e pouco relevantes. A afirmação II está incorreta porque sempre deve-se pensar na análise de conjuntura do Brasil observando o desempenho presente e futuro do sistema internacional e de política externa. Da mesma forma, os cenários regionais serão robustos, se considerados os impactos advindos dos cenários nacionais possíveis. A afirmação III está incorreta, porque a visão proposta na figura do enunciado apresenta uma metodologia que acaba por abrir excessivamente o leque de alternativas. Para solucionar de certa maneira, e entendendo que as combinações têm diferentes graus de consistência e de sustentabilidade, deve-se utilizar três critérios, conforme recomendação de Buarque (2003): i) o primeiro critério será a análise de consistência, isto é, iremos descartar os cenários que não conversam de maneira lógica entre si; ii) o segundo critério é união das combinações com alto grau de semelhança qualitativa final, ou seja, cenários com consequência semelhantes podem ser agrupados em um só; iii) o último critério é a seleção das combinações que apresentam maior grau de sustentação política por parte das instituições e da população.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Análise de Cenários Regionais.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 2/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
Não há regras que determinem como deve ser apresentada uma análise de cenários, dando liberdade para o analista procurar o meio mais intuitivo para apresentar os resultados, principalmente em diferentes contextos. O que vamos fazer aqui é conhecer uma maneira básica, que permite condensar de maneira formal os cenários apresentados. Diante disso, seguindo a recomendação de Damodaran (2009), será no quarto passo a própria geração da análise de conjuntura, com suas possíveis variações em cenários. Além de analisar a situação atual e mais possível no futuro, criar suposições de conjunturas menos prováveis torna a análise mais robusta e interessante para a administração da empresa.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é o número ideal de cenários que devem ser projetados em uma análise de conjuntura:
Nota: 0.0
	
	A
	Três cenários.
	
	B
	Cinco cenários.
	
	C
	Dez cenários.
	
	D
	Dois cenários.
	
	E
	Seis cenários.
Gabarito comentado:
Um questionamento muito comum na quarta fase é: qual a quantidade ideal de cenários? Inicialmente e de maneira ainda simples e correta, podemos incluir três (mais provável, riscos positivos, riscos negativos), todavia, uma avaliação com somente três cenários, dependente da complexidade e da dinâmica econômica, pode levar a uma análise demasiadamente simplória. Por outro lado, um número excessivo de cenários pode levar a erros e uma dificuldade de entendimento. Recomenda-se a utilização de seis cenários, ou seja, um cenário que condensa a situação mais verosímil, dois cenários para hipóteses positivas na economia, dois para hipóteses negativas na economia, e um tendo em conta um choque externo que possa causar grandes danos negativos. Por término, o quinto passo de Damodaran (2009) da análise de conjuntura é a exibição das consequências para a companhia. Uma vez que é estabelecida uma expectativa de melhoria acima do previsto, o analista deve expor qual é o resultado para a companhia. Por exemplo, se uma companhia trabalha com a produção de produtos têxteis, provavelmente um progresso econômico irá provocar uma maior busca pelos seus produtos.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
Questão 3/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
Na disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que após a coleta dos dados necessários para a pesquisa, tem início a fase da execução para a qual é necessária a utilização de algum software de análise de dados. Há uma oferta grande de ferramentas para análise e cada uma oferece um benefício diferente. 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Softwares de Análise de Dados.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo que apresentam alguns desses softwares de análise de dados e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. O Microsoft Excel pode ser utilizado tanto para estatísticas descritivas, como para a criação de gráficos.
II. O Eviews é muito popular entre os economistas por permitir a realização de análises econométricas.
III. O Stata é amplamente criticado pelos estatísticos por seu software engessado e por não oferecer comandos de atualização da programação.
IV. O R é o software mais utilizado, mesmo não oferecendo opções estatísticas avançadas. Essa popularidade se deve à simplicidade do software.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Gabarito comentado:
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. A afirmação I está correta porque o Microsoft Excel deve ser, provavelmente, a ferramenta de análise de dados mais popular no mundo, e pode ser facilmente utilizada para estatísticas descritivas, bem como para a criação de gráficos. A afirmação II é correta porque o Eviews é um dos softwares mais populares nas graduações em economia para o ensino de econometria. Na questão de análises econométricas, o programa é mais avançado do que os anteriores que vimos nesse tema, com opções de séries temporais e dados em painel.A afirmação III é incorreta porque o Stata é considerado por muitos como um programa mais completo e avançado do que o Eviews, principalmente porque diversos novos comandos são devolvidos pela comunidade científica e disseminados nos fóruns. A afirmação IV está incorreta porque o R possui uma linguagem própria de programação. Com a utilização do programa RStudio, há a opção de interface mista, com comandos e ícones. É talvez hoje um dos programas mais companhia estará expostapopulares entre a comunidade científica. Oferece uma gama de opções estatísticas mais avançadas ainda do que o Stata, todavia, isso é contrabalançado pela maior dificuldade de operar o software. Ao contrário da maioria dos demais programas, o R é totalmente gratuito e de código aberto, facilitando seu crescimento.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Softwares de Análise de Dados.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 4/10 - Análise de Conjuntura
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que tanto as variáveis qualitativas, como as variáveis quantitativas são elementos importantes para a realização de uma projeção de cenários.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que explica, corretamente, no que consiste uma variável quantitativa:
Nota: 10.0
	
	A
	As variáveis quantitativas envolvem a observação de características cognitivas dos indivíduos.
	
	B
	As variáveis quantitativas se vinculam à representação da cultura de cada Estado.
	
	C
	As variáveis quantitativas envolvem a contagem de dados, como renda e gastos.
As variáveis quantitativas se vinculam aos recursos materiais do Estado.
Você acertou!
Gabarito comentado:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que para variáveis quantitativas temos que ter em mente uma contagem de dados, algo que possa ser somado ou diminuído. Como exemplo de dados quantitativos podemos citar renda, idade, gastos, nível de poupança, entre outros (Gujarati, 2006).
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
	
	D
	As variáveis quantitativas se vinculam aos recursos materiais do Estado.
	
	E
	As variáveis quantitativas se relacionam à riqueza dos indivíduos.
Questão 5/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
Os títulos federais, emitidos pelo Tesouro Nacional, não são iguais, isto é, apresentam características de negociação, prazo e retornos diferentes. Atualmente, há três tipos principais de papéis negociados.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Mercado Monetário: Títulos públicos federais.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, quais são os três tipos de títulos públicos brasileiros:
Nota: 0.0
	
	A
	Títulos de Risco, Títulos do Real e Título do Banco do Brasil.
	
	B
	Títulos Fixos, Títulos Flutuantes e Títulos do Tesouro Direto.
	
	C
	Títulos Prefixados, o Título IPCA+ e o Título Tesouro Selic.
Gabarito comentado:
Os títulos federais, emitidos pelo Tesouro Nacional, não são iguais, isto é, apresentam características de negociação, prazo e retornos diferentes. Atualmente há três tipos principais de papéis negociados e que são: prefixados, IPCA+ e Tesouro Selic. Segundo Tesouro Direto (2020), os títulos prefixados são aqueles que remuneram os investidores com uma taxa de juros fixa, isto é, o rendimento é conhecido no momento da compra. É recomendado para quem deseja saber exatamente o valor que irá receber ao final da aplicação, sendo ideal para investimentos de médio e longo prazo. O Tesouro Selic é um título pós-fixados que tem sua rentabilidade dependente da taxa Selic. É usualmente utilizado como uma poupança, pois não possui perda de valor em caso de venda antecipada. Por fim, há ainda o título IPCA+, sendo este um título pós-fixado também, sua rentabilidade é atrelada à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Trata-se de um título para investimento no longo prazo que além de garantir certa rentabilidade, protege o investidor da inflação.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Mercado Monetário: Títulos públicos federais.
	
	D
	Títulos Pôs-Fixados, Título do Cetip e Títulos do Governo.
	
	E
	Título da Dívida, Título Selic e Título BACEN+.
 
Questão 6/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Na disciplina Análise de Conjuntura foi possível conhecer um pouco mais sobre os produtos financeiros do mercado de renda fixa, que oferecem rendimentos estipulados e são disponibilizados aos investidores por bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento e bancos múltiplos. Nesse grupo de produtos financeiros os mais conhecidos e procuradores pelos investidores são o Certificado de Depósito Bancário (CDB), os Recibo de Depósito Bancário (RDB), o Depósito Interbancário (DI), a Letra de Câmbio (LC), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que explica, corretamente, qual é o objetivo principal dos produtos financeiros: 
Nota: 0.0
	
	A
	Os produtos financeiros têm como objetivo a regulamentação do mercado de ações e venda de créditos no Brasil.
	
	B
	Os produtos financeiros se destinam a registrar todas as transações financeiras privadas realizadas por bancos brasileiros.
	
	C
	Os produtos financeiros objetivam acumular e concentrar o capital privado dentro da máquina estatal. Assim, o Estado pode financiar as suas atividades.
	
	D
	Os produtos financeiros têm como objetivo a regulação e controle da circulação de moeda dentro de uma econômica, em um dado período de tempo.
	
	E
	Os produtos financeiros objetivam angariar recursos para as instituições bancárias. Essas últimas, por sua vez, podem oferecer esses recursos para diferentes fins.
Gabarito comentado:
Em suma, todos os produtos financeiros têm o mesmo objetivo: buscar recursos para as instituições bancárias, as quais podem oferecer esses recursos para diferentes fins (crédito para a casa própria, crédito para a agricultura etc.). O lucro dessas instituições é obtido pela diferença entre o custo do dinheiro captado entre os investidores/poupadores em renda fixa e a remuneração obtida com os juros dos recursos emprestados
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Questão 7/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Para iniciarmos a montagem da análise de conjuntura podemos seguir as recomendações propostas por Damodaran (2009). Segundo esse autor podemos fazer a análise utilizando um esquema baseado em cinco passos. Os dois primeiros passos estão mais vinculados com as delimitações dos aspectos orientadores da pesquisa. O terceiro passo, por sua vez, envolve a análise das variáveis escolhidas no segundo passo.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a importância desse terceiro passo para a realização de uma análise de conjuntura:
Nota:0.0
	
	A
	No terceiro passo, é realizada a representação gráfica dos aspectos centrais da análise de conjuntura.
	
	B
	No terceiro passo, são formuladas as hipóteses da pesquisa com base nas teorias escolhidas.
Gabarito comentado:
O terceiro passo de uma análise de conjuntura, para Damodaran (2009), será a análise das variáveis escolhidas no segundo passo. Será também durante essa fase que, após escolhidas as variáveis, serão traçadas hipóteses fundamentais com base nas teorias conhecidas. A compreensão da conjuntura será feita analisando a circunstância passada de cada variável, bem como o estado presente e o futuro mais provável de cada variável escolhida no primeiro passo. Destaca-se que os riscos e incertezas, inerentes à realidade, não deverão ser ignorados, ou seja, uma análise de conjuntura será considerada mais completa quando leva em consideração também as situações menos prováveis. Para deixar mais claro, vamos usar um exemplo: se você quer descrever os possíveis cenários do desemprego após uma pandemia, o mais provável, após a sua análise, é um aumento de 6% no desemprego, todavia, ainda haverá riscos que podem levar para situações abaixo ou acima do esperado. Portanto, será o risco de ocorrer um desemprego abaixo ou acima da situação mais provável o determinante da criação dos cenários.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
	
	C
	No terceiro passo, é operacionalizada uma análise qualitativa sobre as variáveis selecionadas.
	
	D
	No terceiro passo, é selecionada a linguagem matemática que será empregada na pesquisa.  
	
	E
	O terceiro passo, é o momento de descrever a metodologia matemática apenas.  
Questão 8/10 - Análise de Conjuntura
Leio o texto a seguir:
De acordo com os conteúdos da disciplina Análise de Conjuntura, a intermediação financeira pode ser definida como a troca de recursos entre um agente superavitário em dinheiro com um agente deficitário em moeda, sendo que o agente pode ser um indivíduo ou uma empresa. Segundo Lopes e Rosseti (2002), nós podemos falar em três importantes motivos que impulsionaram a intermediação financeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, análise as afirmações abaixo, que versam sobre os motivos que impulsionaram a intermediação financeira e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. A intermediação financeira foi impulsionada pelo estabelecimento de uma economia baseada no escambo em larga escala durante o período colonial.
II. Um dos aspectos que favoreceu a criação de bases institucionais para o funcionamento do mercado de intermediação financeira foi o surgimento do sistema judiciário.
III. A existência de agentes econômicos deficitários e superavitários, dispostos a buscar segurança e rentabilidade para a própria poupança e financiar os próprios investimentos, impulsionou a intermediação financeira.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas I está correta
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas a Afirmativa II está correta
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Gabarito comentado:
De acordo com a disciplina Análise de Conjuntura, apenas as afirmativas II e III estão corretas. A afirmação II está correta porque, segundo Lopes e Rosseti (2002), dentre os três motivos que impulsionaram a intermediação financeira está a criação de bases institucionais para o funcionamento do mercado de intermediação financeira, principalmente pela origem do sistema judiciário. A afirmação III está correta, porque um dos motivos de impulsão da intermediação financeira está na existência de agentes econômicos (famílias, empresas) deficitários e superavitários, dispostos a buscar segurança e rentabilidade para a própria poupança e financiar os próprios investimentos. Todavia, a afirmação I está incorreta porque um dos motivos que impulsionaram a intermediação financeira foi a superação de uma economia baseada no escambo (troca pura de produtos) e não o seu estabelecimento.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Questão 9/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que uma fase importante para qualquer análise é a obtenção dos dados que irão ser utilizados para informá-la. Nesse sentido, é preciso que o pesquisador escolha com atenção a melhor base de dados para o tipo de análise pretendida.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 4: Bases de Dados.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas bases de dados importantes para a construção de uma análise de conjuntura econômica nacional e internacional, respectivamente:
Nota: 10.0
	
	A
	Câmara dos Deputados; e Anistia Internacional.
	
	B
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; e Gapminder Foundation.
Você acertou!
Gabarito comentado:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é, sem dúvida, a principal fonte de dados no Brasil, fornece dados sobre agropecuária, consumo e vendas, contas financeiras, tanto nacionais (PIB) como estaduais, mercado de trabalho, inflação (IPCA), dados populacionais, produção industrial, dados sobre o setor de serviços e comércio, além projeções para a população, fecundidade e mortalidade. O Gapminder Foundation é importante porque fornece uma das ferramentas mais interessantes para apresentação de dados demográficos e econômicos de diversos países, além disso, o site permite que sejam gerados gráficos dinâmicos e de dispersão de dados.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 4: Bases de Dados.
	
	C
	Biblioteca Pública de Brasília; e Organização das Nações Unidas.
	
	D
	Senado; e North-America Archives.
	
	E
	Banco do Brasil; e Banco Mundial.
Questão 10/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) trata-se de um título privado que visa fornecer recursos aos bancos. É negociado somente entre os bancos, e, portanto, não pode ser vendido a outros investidores. As negociações entre os bancos têm como base a taxa de juros DI, geralmente muito próxima e acima da taxa Selic. É comum no mercado financeiro que seja utilizado o rendimento do CDI como referência para os demais produtos financeiros. Provavelmente você já deve ter visto sobre investimentos que remuneram desde 90% até 130% do CDI.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como é feita a negociação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI):
Nota: 10.0
	
	A
	O título CDI é empregado como uma promessa de pagamento, uma vez que ele garante ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Então como é feita a negociação do CDI? O título funciona como uma promessa de pagamento, garantindo ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado. Todas as operações são realizadas no open market, um mercado restrito apenas para instituições financeiras. Usualmente, as operações no open market são realizadas diariamente e principalmente durante a noite, como forma de equilibrar o caixa do banco.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
	
	B
	Otítulo CDI é empregado como uma moeda discricionária, uma vez que ele permite que o banco credor desconte apenas metade do valor.
	
	C
	O título CDI é utilizado como um crediário, uma vez que ele garante ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado.
	
	D
	O título CDI é empregado como um fundo fiduciário, uma vez que ele permite que o Estado parcele em prestações o seu pagamento.
	
	E
	O título CDI é utilizado como um crédito automático, uma vez que ele garante o saque imediato e completo do investimento.
Questão 1/10 - Análise de Conjuntura
Observe a imagem abaixo:
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Distribuição normal.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a qual distribuição de probabilidade teórica a imagem acima diz respeito:
Nota: 0.0
	
	A
	Distribuição panorâmica.
	
	B
	Distribuição dos fatores.
	
	C
	Distribuição qualitativa.
	
	D
	Distribuição normal.
Gabarito comentado:
Como vimos no decorrer da disciplina, a imagem acima se refere à distribuição de probabilidade teórica, mais conhecida na estatística como a distribuição normal, cuja figura em forma de sino é relativamente familiar para aqueles que possuem certo conhecimento em estatística. Usualmente, essa distribuição aparece em várias aplicações, como distribuição de altura, peso e inteligência na população. Teoricamente, qualquer variável que for resultado de outras variáveis aleatórias apresentará uma distribuição normal, por exemplo, o erro de um conjunto de máquinas durante certo período de tempo.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Distribuição normal.
	
	E
	Distribuição de contagem.
Questão 2/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Na disciplina Análise de Conjuntura foi possível conhecer um pouco mais sobre os produtos financeiros do mercado de renda fixa, que oferecem rendimentos estipulados e são disponibilizados aos investidores por bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento e bancos múltiplos. Nesse grupo de produtos financeiros os mais conhecidos e procuradores pelos investidores são o Certificado de Depósito Bancário (CDB), os Recibo de Depósito Bancário (RDB), o Depósito Interbancário (DI), a Letra de Câmbio (LC), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, análise as afirmações abaixo, que versam sobre os produtos financeiros e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas: 
I. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é considerado um título de crédito, enquanto o Recibo de Depósito Bancário (RDB), como o próprio nome já diz, é um recibo.
II. No momento da contratação, tanto do Certificado de Depósito Bancário (CDB) como do Recibo de Depósito Bancário (RDB), o prazo final e a taxa de rendimentos são previamente definidos.
III. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário (RDB) são inovações do mercado financeiro brasileiro, sendo utilizados apenas por bancos digitais e startups financeiras.
IV. Ao contratar o Recibo de Depósito Bancário (RDB) o investidor tem a vantagem de poder retirar o recurso aplicado e ainda assim receber os rendimentos do período.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Gabarito comentado:
A afirmação I está correta porque, como explica Fortuna (2007), o CDB é um título de crédito e o RDB é um recibo. A afirmação II está correta porque nos dois casos, as características são determinadas no momento da contratação – o prazo final e a taxa de rendimento são previamente definidos. A afirmação III está incorreta porque o CDB e o RDB são os títulos mais antigos e comuns na captação de recursos pelos bancos comerciais, bancos de investimentos e bancos múltiplos. Os recursos captados pelas instituições por meio desses produtos financeiros são repassados aos clientes bancários na forma de empréstimo. A afirmação IV está incorreta porque no RDB não há nenhum rendimento caso o investidor queira retirar o recurso aplicado antes do prazo estipulado.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 3/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foram feitas inúmeras descrições metodológicas gerais que podem, em princípio, ser aplicadas a macro sistemas – mundo, país, segmento econômico – cujo futuro se deseja antecipar como apoio à toma de decisão dos gestores. Todavia, para a aplicação da metodologia de análise de conjuntura e cenários em nível regional, como explica Buarque (2003), devemos considerar a região como um subsistema de uma cadeia mais ampla e complexa, do qual recebe influências e impactos.
Agora observe a imagem a seguir:
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Análise de Cenários Regionais.
Considerando o trecho citado, a imagem acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo, que versam sobre a análise de cenários regionais e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. Por mais que haja influência da região para o macro contexto, em uma análise de conjuntura essa influência é considerada limitada e pouco relevante. 
II. Os cenários mundiais acabam exercendo pouca relevância e influência para a análise de conjuntura no nível nacional. 
III. A metodologia proposta na figura acima acaba restringindo a análise a apenas um tipo específico de combinação, de modo que é pouco utilizada. 
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa I está correta.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Apenas a afirmação I está correta. A afirmação I está correta porque existe uma relação bilateral entre os subsistemas regionais e nacionais, isto é, existe em algum grau uma influência da região sobre o macro contexto como, por exemplo, uma grande concentração de indústrias em certo município que geram uma grande arrecadação fiscal para o país; todavia, como aponta Buarque (2003), para a análise de conjuntura é interessante considerar que essa influência da região sobre os macros sistemas são limitadas e pouco relevantes. A afirmação II está incorreta porque sempre deve-se pensar na análise de conjuntura do Brasil observando o desempenho presente e futuro do sistema internacional e de política externa. Da mesma forma, os cenários regionais serão robustos, se considerados os impactos advindos dos cenários nacionais possíveis. A afirmação III está incorreta, porque a visão proposta na figura do enunciado apresenta uma metodologia que acaba por abrir excessivamente o leque de alternativas. Para solucionar de certa maneira, e entendendo que as combinações têm diferentes graus de consistência e de sustentabilidade, deve-se utilizar três critérios, conforme recomendação de Buarque (2003): i) o primeiro critério será a análise de consistência, isto é, iremos descartar os cenários que não conversam de maneira lógica entre si; ii) o segundo critério é união das combinações com alto grau de semelhança qualitativa final, ou seja, cenários com consequência semelhantes podem ser agrupados em um só; iii) o último critério é a seleção das combinações que apresentam maior grau de sustentação política por parte das instituições e da população.
Referência:Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Análise de Cenários Regionais.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 4/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:  
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura, especificamente da aula 6, foi possível observar que uma das melhores fontes de informações de projeções de uma série de variáveis econômicas, o chamado Relatório Focus. 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 4: Relatório Focus. 
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, no que consiste o principal objetivo do Relatório Focus: 
Nota: 10.0
	
	A
	O Relatório Focus objetiva calcular a produtividade da indústria brasileira por meio de índices de comparação. 
	
	B
	O Relatório Focus objetiva representar a situação socioeconômica do país a partir dos indicadores sociais. 
	
	C
	O Relatório Focus objetiva captar e reunir as projeções do mercado para diversos indicadores, como a inflação e a balança comercial.
Você acertou!
Gabarito comentado: 
O Relatório Focus, que é disponibilizado pelo Banco Central (Bacen), tem como objetivo principal captar as projeções do mercado para diversos indicadores, desde inflação até balança comercial.  
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Política Externa com a profa. Prof.ª Bruna Leal Barcellos. Tema 4: Investimento Direto Estrangeiro para o Brasil como Política Externa Chinesa.
	
	D
	O Relatório Focus objetiva delinear quais são os setores mais competitivos da economia nacional e internacional. 
	
	E
	O Relatório Focus objetiva discutir os resultados das políticas monetárias e econômicas dos governo eleitos no Brasil.
Questão 5/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
Na disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que após a coleta dos dados necessários para a pesquisa, tem início a fase da execução para a qual é necessária a utilização de algum software de análise de dados. Há uma oferta grande de ferramentas para análise e cada uma oferece um benefício diferente. 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Softwares de Análise de Dados.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo que apresentam alguns desses softwares de análise de dados e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. O Microsoft Excel pode ser utilizado tanto para estatísticas descritivas, como para a criação de gráficos.
II. O Eviews é muito popular entre os economistas por permitir a realização de análises econométricas.
III. O Stata é amplamente criticado pelos estatísticos por seu software engessado e por não oferecer comandos de atualização da programação.
IV. O R é o software mais utilizado, mesmo não oferecendo opções estatísticas avançadas. Essa popularidade se deve à simplicidade do software.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. A afirmação I está correta porque o Microsoft Excel deve ser, provavelmente, a ferramenta de análise de dados mais popular no mundo, e pode ser facilmente utilizada para estatísticas descritivas, bem como para a criação de gráficos. A afirmação II é correta porque o Eviews é um dos softwares mais populares nas graduações em economia para o ensino de econometria. Na questão de análises econométricas, o programa é mais avançado do que os anteriores que vimos nesse tema, com opções de séries temporais e dados em painel. A afirmação III é incorreta porque o Stata é considerado por muitos como um programa mais completo e avançado do que o Eviews, principalmente porque diversos novos comandos são devolvidos pela comunidade científica e disseminados nos fóruns. A afirmação IV está incorreta porque o R possui uma linguagem própria de programação. Com a utilização do programa RStudio, há a opção de interface mista, com comandos e ícones. É talvez hoje um dos programas mais populares entre a comunidade científica. Oferece uma gama de opções estatísticas mais avançadas ainda do que o Stata, todavia, isso é contrabalançado pela maior dificuldade de operar o software. Ao contrário da maioria dos demais programas, o R é totalmente gratuito e de código aberto, facilitando seu crescimento.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Softwares de Análise de Dados.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 6/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Na disciplina Análise de Conjuntura nós conhecemos em mais detalhes o chamado risco político. Obviamente, o conceito de risco é amplo e há diversos autores que o discutem com profundidade. Todavia, poderíamos sintetizá-lo como o risco derivado do comportamento do Estado, considerando leis, políticas, ética e estabilidade institucional.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Risco Político.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas variáveis que a mensuração do risco político costuma levar em conta:
Nota: 0.0
	
	A
	O nível de crescimento das empresas estais e os níveis do índice de desenvolvimento humano.
	
	B
	O nível de escolaridade da população do país e o índice de novos empreendimentos em um ano.
	
	C
	A capacidade do governo implementar políticas públicas e as ameaças à governabilidade.
Gabarito comentado:
A mensuração do risco político leva em consideração a capacidade de o governo propor e implementar as políticas, as ameaças à governabilidade, o risco de golpe, entre outras questões. O índice ainda é mensurado para dois períodos, para o próximo ano e para os próximos cinco anos.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Risco Político.
	
	D
	A igualdade de gênero em um país e a adoção de políticas contra o racismo.
	
	E
	A distribuição de renda entre a população e a criação de políticas sociais.
Questão 7/10 - Análise de Conjuntura
Considere o texto a seguir:
Afora de descobrir a atuação das variáveis que apresentamos no decorrer das aulas, o analista deve, invariavelmente, calibrar a análise para os riscos aos quais a companhia estará exposta. Esse método de desenvolver uma qualificação dos riscos necessita de um exame dos riscos tanto aqueles gerados pela competição entre os concorrentes, quanto aqueles trazidos pelas alterações macroeconômicas. É indispensável que o analista tenha uma precaução metodológica para jamais confundir as consequências de cada risco. Na disciplina Análise de Conjuntura foram expostos três passos para gerenciar os riscos encontrados na estrada de uma companhia, seguindo o método de Damodaran (2009).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Analisando os riscos.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo, que discutem esses três passos de uma análise de risco e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. O primeiro passo de uma análise de risco deve envolver a enumeração de quais são os riscos em uma dada atividade.
II. O segundo passo se direciona à qualificação dos riscos que foram enumerados na primeira etapa.
III. O terceiro passo envolve a representação das correlações entre os riscos em um gráficocontínuo.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Gabarito comentado:
De acordo com Damodaran (2009), a afirmação I está correta porque o primeiro passo envolve a enumeração dos riscos possíveis em uma dada atividade/conjuntura. A afirmação II está correta porque o segundo passo é a qualificação os riscos, obviamente que há uma diversa gama de riscos, diante disso, a recomendação proposta pelo autor é separá-los em categorias. A afirmação III está incorreta porque o terceiro passo proposto por Damodaran (2009) para controlar os riscos é aferir como a empresta está exposta ao risco. Uma vez apontados e classificados os principais riscos, a continuidade lógica será a medição da exposição às ameaças.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Analisando os riscos.
	
	B
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 8/10 - Análise de Conjuntura
Leio o texto a seguir: 
A vida em sociedade com a presença do mercado financeiro é de tal forma generalizada que se torna algo atípico pensar sobre a sua origem. Inicialmente, os mercados de negociação, usualmente ficaram localizados em pontos centrais das cidades, onde as feiras permaneciam e onde produtores e consumidores realizavam as trocas de produtos, negociando os excedentes de produção. A venda desses excedentes de produção aumentou o fluxo e reserva de dinheiro de produtores e comerciais gerando a demanda por um sistema para guardar os lucros e poupança desse comércio. A demanda levou ao surgimento do sistema bancário.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a que tipo de operação o sistema bancário deu origem:
Nota: 0.0
	
	A
	Moderação Monetária.
	
	B
	Intermediação Financeira.
Gabarito comentado:
Como foi possível observar no decorrer da quarta aula da disciplina Análise de Conjuntura, a presença do sistema bancário deu origem à chamada intermediação financeira. Esta é definida com a troca de recursos entre um agente superavitário em dinheiro com um agente deficitário em moeda, sendo que o agente pode ser um indivíduo ou uma empresa.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
	
	C
	Sistema de Crédito.
	
	D
	Mediação Cambial.
	
	E
	Mercado de Acões.
Questão 9/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Para iniciarmos a montagem da análise de conjuntura podemos seguir as recomendações propostas por Damodaran (2009). Segundo esse autor podemos fazer a análise utilizando um esquema baseado em cinco passos. Os dois primeiros passos estão mais vinculados com as delimitações dos aspectos orientadores da pesquisa. O terceiro passo, por sua vez, envolve a análise das variáveis escolhidas no segundo passo.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a importância desse terceiro passo para a realização de uma análise de conjuntura:
Nota: 10.0
	
	A
	No terceiro passo, é realizada a representação gráfica dos aspectos centrais da análise de conjuntura.
	
	B
	No terceiro passo, são formuladas as hipóteses da pesquisa com base nas teorias escolhidas.
Você acertou!
Gabarito comentado:
O terceiro passo de uma análise de conjuntura, para Damodaran (2009), será a análise das variáveis escolhidas no segundo passo. Será também durante essa fase que, após escolhidas as variáveis, serão traçadas hipóteses fundamentais com base nas teorias conhecidas. A compreensão da conjuntura será feita analisando a circunstância passada de cada variável, bem como o estado presente e o futuro mais provável de cada variável escolhida no primeiro passo. Destaca-se que os riscos e incertezas, inerentes à realidade, não deverão ser ignorados, ou seja, uma análise de conjuntura será considerada mais completa quando leva em consideração também as situações menos prováveis. Para deixar mais claro, vamos usar um exemplo: se você quer descrever os possíveis cenários do desemprego após uma pandemia, o mais provável, após a sua análise, é um aumento de 6% no desemprego, todavia, ainda haverá riscos que podem levar para situações abaixo ou acima do esperado. Portanto, será o risco de ocorrer um desemprego abaixo ou acima da situação mais provável o determinante da criação dos cenários.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
	
	C
	No terceiro passo, é operacionalizada uma análise qualitativa sobre as variáveis selecionadas.
	
	D
	No terceiro passo, é selecionada a linguagem matemática que será empregada na pesquisa.  
	
	E
	O terceiro passo, é o momento de descrever a metodologia matemática apenas.  
Questão 10/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura observamos que a econometria é uma metodologia tradicionalmente empregada pelos economistas para a análise de um problema econômico. Esse método se expandiu ao longo do tempo e é utilizado hoje por diversas áreas, como mercado financeiro, previsões em esportes, análise de políticas educacionais, comportamento do consumidor, entre outras.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Econometria.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura sobre a econometria, análise as afirmações a seguir, que abordam esse assunto e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. A análise econométrica é um método simples, demandando que os pesquisadores sigam apenas duas etapas básicas de pesquisa.
II. A primeira etapa da análise econométrica é a exposição da teoria, uma vez que comumente esse tipo de análise parte de uma teoria para embasar a relação existente entre as variáveis.
III. A segunda etapa da análise econométrica envolve a especificação do modelo matemático da teoria, havendo a possibilidade de traduzir essa teoria em uma fórmula.
IV. A teoria keyneseana sobre a relação entre a renda e o consumo pode ser considerada um exemplo de uma análise econométrica.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Gabarito comentado:
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas. A afirmação I está incorreta porque o método econométrico segue de seis etapas a oito: 1) Exposição da teoria ou hipótese; 2) Especificação do modelo matemático da teoria; 3) Especificação do modelo estatístico ou econométrico; 4) Obtenção dos dados; 5) Estimação dos parâmetros do modelo econométrico; 6) Teste de hipóteses; 7) Projeção ou previsão; e 8) Uso do modelo com fins de controle ou de política. A afirmação II está correta porque a análise econométrica parte de uma teoria para embasar o relacionamento entre as variáveis, isto é, a relação causal de A para B tem a priori uma explicação teórica. Por conseguinte, a primeira etapa dessa análise é a exposição da teoria. A afirmação III está correta, porque a etapa 2 envolve a especificação do modelo matemático, de modo que como a matemática é também uma linguagem, há a possibilidade de traduzir uma teoria para fórmulas e equações. Continuando o exemplo, muitas das hipóteses formuladas por Keynes foram transformadas em equações pelo economista John Hicks. A afirmação IV está correta porque podemos citar, como exemplo de análise econométrica, a teoria de Keynes (1936, p. 96)sobre a relação entre renda e consumo: “os homens estão dispostos, como regra e em média, a aumentar seu consumo quando sua renda aumenta, mas não em proporção igual ao aumento dessa renda.”
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Econometria.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 1/10 - Análise de Conjuntura
Observe a imagem abaixo:
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Distribuição normal.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a qual distribuição de probabilidade teórica a imagem acima diz respeito:
Nota: 10.0
	
	A
	Distribuição panorâmica.
	
	B
	Distribuição dos fatores.
	
	C
	Distribuição qualitativa.
	
	D
	Distribuição normal.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Como vimos no decorrer da disciplina, a imagem acima se refere à distribuição de probabilidade teórica, mais conhecida na estatística como a distribuição normal, cuja figura em forma de sino é relativamente familiar para aqueles que possuem certo conhecimento em estatística. Usualmente, essa distribuição aparece em várias aplicações, como distribuição de altura, peso e inteligência na população. Teoricamente, qualquer variável que for resultado de outras variáveis aleatórias apresentará uma distribuição normal, por exemplo, o erro de um conjunto de máquinas durante certo período de tempo.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Distribuição normal.
	
	E
	Distribuição de contagem.
Questão 2/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura, especificamente na aula 6, foi possível observar que uma das melhores fontes de informações de projeções de uma série de variáveis econômicas é o chamado Relatório Focus.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 4: Relatório Focus.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é o principal papel do Relatório Focus:
Nota: 0.0
	
	A
	Fornecer informações sobre como será o comportamento da economia em períodos futuros e serve de base para a tomada de decisão no Comitê de Política Monetária do Banco Central.
Gabarito comentado:
Em síntese, o papel do Relatório Fócus é, além de fornecer para as demais instituições expectativas de como será o comportamento da economia para os próximos períodos, também serve de embasamento técnico para as tomadas de decisões no Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Por exemplo, caso as expectativas do mercado comecem a apontar para uma alta da inflação nos próximos períodos, provavelmente o Copom tomará a decisão de ajustar para cima a taxa Selic.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 4: Relatório Focus.
	
	B
	Fornecer dados sobre o comportamento das empresas e o nível dos investimentos privados, possibilitando que os Bancos possam calcular a taxa de juros nacionais.
	
	C
	Fornecer informações sobre o comportamento da economia privada, dando as bases técnicas para que o valor do real seja calculado.
	
	D
	Fornecer informações sobre os gastos governamentais ao longo de um ano, possibilitando que os investidores calculem os riscos.
	
	E
	Fornecer os dados necessários para que o governo possa idealizar e implementar a sua política financeira.  
Questão 3/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) trata-se de um título privado que visa fornecer recursos aos bancos. É negociado somente entre os bancos, e, portanto, não pode ser vendido a outros investidores. As negociações entre os bancos têm como base a taxa de juros DI, geralmente muito próxima e acima da taxa Selic. É comum no mercado financeiro que seja utilizado o rendimento do CDI como referência para os demais produtos financeiros. Provavelmente você já deve ter visto sobre investimentos que remuneram desde 90% até 130% do CDI.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como é feita a negociação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI):
Nota: 10.0
	
	A
	O título CDI é empregado como uma promessa de pagamento, uma vez que ele garante ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Então como é feita a negociação do CDI? O título funciona como uma promessa de pagamento, garantindo ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado. Todas as operações são realizadas no open market, um mercado restrito apenas para instituições financeiras. Usualmente, as operações no open market são realizadas diariamente e principalmente durante a noite, como forma de equilibrar o caixa do banco.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
	
	B
	O título CDI é empregado como uma moeda discricionária, uma vez que ele permite que o banco credor desconte apenas metade do valor.
	
	C
	O título CDI é utilizado como um crediário, uma vez que ele garante ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado.
	
	D
	O título CDI é empregado como um fundo fiduciário, uma vez que ele permite que o Estado parcele em prestações o seu pagamento.
	
	E
	O título CDI é utilizado como um crédito automático, uma vez que ele garante o saque imediato e completo do investimento.
Questão 4/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Quando lemos um relatório ou quando precisamos produzir um estudo é comum nos depararmos com uma quantidade grande de dados, pois muitas vezes esses relatórios utilizam conceitos e métodos estatísticos. Esses dados podem fornecer aspectos tantos qualitativos como quantitativos do objeto de análise, bem como análises de tendências e de correlação. Como vimos no decorrer da disciplina, na análise de conjuntura não seria diferente.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.  
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, três conceitos estatísticos que uma análise de conjuntura frequentemente terá que utilizar:
Nota: 0.0
	
	A
	Média, tempo e peso.
	
	B
	Distância, tempo e volume.
	
	C
	Quantidade, peso e volume.
	
	D
	Variável, valor e raiz quadrada.
	
	E
	Média, mediana e desvio-padrão.
Gabarito comentado:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que uma análise de conjuntura terá praticamente por obrigação utilizar conceitos de média, mediana, desvio-padrão, intervalo de confiança, entre outros. Portanto, será um passo fundamental revisar ou aprender esses conceitos antes de avançarmos na análise de conjuntura.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
Questão 5/10 - Análise de Conjuntura
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que as variáveis quantitativas são muito importantes para a elaboração de uma projeção de cenários ou de uma análise sobre a conjuntura econômica. classificadas como discretas ou contínuas como discretas ou contínuas.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1:Estatística Descritiva Básica.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que explica, corretamente, o que são as variáveis quantitativas contínuas:
Nota: 0.0
	
	A
	Variáveis contínuas, como a temperatura, inclui a contagem determinística de valores absolutos.
	
	B
	Variáveis contínuas, como a contagem do número de votos, devem incluir apenas valores absolutos.
	
	C
	Variáveis contínuas, como a medição das preferências individuais, podem incluir uma descrição numérica complexas.
	
	D
	Variáveis contínuas, como o comprimento, podem assumir inúmeros valores, de modo que podem incluir valores quebrados.  
Gabarito comentado:
Como foi possível observar no decorrer da disciplina Análise de Conjuntura, uma variável contínua pode assumir uma infinidade de valores, obtendo valores quebrados. Podemos citar como exemplo de variável contínua: comprimento, velocidade, temperatura, distância etc.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
	
	E
	Variáveis contínuas, como a aferição das ideologias dos partidos, precisam apresentar a observação de valores fracionados.  
Questão 6/10 - Análise de Conjuntura
Leio o texto a seguir:
De acordo com os conteúdos da disciplina Análise de Conjuntura, a intermediação financeira pode ser definida como a troca de recursos entre um agente superavitário em dinheiro com um agente deficitário em moeda, sendo que o agente pode ser um indivíduo ou uma empresa. Segundo Lopes e Rosseti (2002), nós podemos falar em três importantes motivos que impulsionaram a intermediação financeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, análise as afirmações abaixo, que versam sobre as vantagens da intermediação financeira e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. Com a intermediação financeira as instituições tendem a se especializar ao longo do tempo, oferendo assim novos produtos financeiros.
II. Os bancos e demais agentes econômicos absorvem os riscos das transações financeiras, uma vez que limitam a sua atuação a esferas especificas do setor financeiro.
III. Uma das vantagens da intermediação financeira é que ela torna o processo de solicitação e aquisição de empréstimos por agentes econômicos, como uma família ou uma empresa, mais claro e simplificado.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Gabarito comentado:
Como vimos na disciplina Análise de Conjuntura, apenas as afirmativas I e III estão corretas. A afirmação I está correta porque as instituições se especializam com o tempo, oferendo novos produtos financeiros. Exemplo disso, o empréstimo de recursos para financiamento de automóveis. A afirmação III está correta porque a empresa ou família possui maior facilidade de encontrar um financiamento por meio de um intermediário do que teria via financiamento direito, isto é, é mais fácil solicitar um empréstimo em um banco do que captar recurso com várias pessoas. No entanto, a afirmação II está incorreta porque os bancos e outros agentes podem abranger diferentes setores e regiões, fornecendo, portanto, mais opções e diluição de riscos.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
	
	B
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 7/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura observamos que a econometria é uma metodologia tradicionalmente empregada pelos economistas para a análise de um problema econômico. Esse método se expandiu ao longo do tempo e é utilizado hoje por diversas áreas, como mercado financeiro, previsões em esportes, análise de políticas educacionais, comportamento do consumidor, entre outras.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Econometria.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura sobre a econometria, análise as afirmações a seguir, que abordam esse assunto e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. A análise econométrica é um método simples, demandando que os pesquisadores sigam apenas duas etapas básicas de pesquisa.
II. A primeira etapa da análise econométrica é a exposição da teoria, uma vez que comumente esse tipo de análise parte de uma teoria para embasar a relação existente entre as variáveis.
III. A segunda etapa da análise econométrica envolve a especificação do modelo matemático da teoria, havendo a possibilidade de traduzir essa teoria em uma fórmula.
IV. A teoria keyneseana sobre a relação entre a renda e o consumo pode ser considerada um exemplo de uma análise econométrica.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas. A afirmação I está incorreta porque o método econométrico segue de seis etapas a oito: 1) Exposição da teoria ou hipótese; 2) Especificação do modelo matemático da teoria; 3) Especificação do modelo estatístico ou econométrico; 4) Obtenção dos dados; 5) Estimação dos parâmetros do modelo econométrico; 6) Teste de hipóteses; 7) Projeção ou previsão; e 8) Uso do modelo com fins de controle ou de política. A afirmação II está correta porque a análise econométrica parte de uma teoria para embasar o relacionamento entre as variáveis, isto é, a relação causal de A para B tem a priori uma explicação teórica. Por conseguinte, a primeira etapa dessa análise é a exposição da teoria. A afirmação III está correta, porque a etapa 2 envolve a especificação do modelo matemático, de modo que como a matemática é também uma linguagem, há a possibilidade de traduzir uma teoria para fórmulas e equações. Continuando o exemplo, muitas das hipóteses formuladas por Keynes foram transformadas em equações pelo economista John Hicks. A afirmação IV está correta porque podemos citar, como exemplo de análise econométrica, a teoria de Keynes (1936, p. 96) sobre a relação entre renda e consumo: “os homens estão dispostos, como regra e em média, a aumentar seu consumo quando sua renda aumenta, mas não em proporção igual ao aumento dessa renda.”
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Econometria.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 8/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Na disciplina Análise de Conjuntura nós conhecemos em mais detalhes o chamado risco político. Obviamente, o conceito de risco é amplo e há diversos autores que o discutem com profundidade. Todavia, poderíamos sintetizá-lo como o risco derivado do comportamento do Estado, considerando leis, políticas, ética e estabilidade institucional.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Risco Político.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um importante índice de classificação dos países quanto ao risco político:
Nota: 0.0
	
	A
	Political Risk Index.
Gabarito comentado:
Um dos índices mais importantes para a análise do risco político é o Political Risk Index, calculado pela Fitch Solutions e divulgado pela consultoria Marsh & McLennan. Esse índice oferece uma classificação de risco em uma escala de 0 (mais arriscado) a 100 (menos arriscado).Os países são, em seguida, classificados pela medida de risco e divididos em cinco categorias: 1) risco muito baixo (100 a 80); 2) risco baixo (79,9 a 70); 3) risco moderado (69,9 a 60); 4) risco elevado (59,9 a 50); 5) risco muito elevado (abaixo de 50).
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Risco Político.
	
	B
	International Risk Review.
	
	C
	Comparative Risk Analysis.
	
	D
	State and Political Risk.
	
	E
	Economic Risk Journal.
Questão 9/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Economias mais desenvolvidas são mais complexas, e muitas vezes o sistema tradicional financeiro – poupador, banco e devedor – não oferece soluções adequadas para as necessidades atuais. Diante disso, o mercado financeiro cresceu e se especializou em diversos novos produtos. Para facilitar o entendimento, podemos utilizar a classificação proposta por Kerr (2011) para compreender a segmentação do mercado financeiro.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a classificação feita por Kerr para a segmentação do mercado financeiro:
Nota: 10.0
	
	A
	Mercado das finanças; Mercado internacional; Mercado monetário; Mercado de ações; e Mercado de informações.
	
	B
	Mercado de crédito; Mercado cambial; Mercado monetário; Mercado de capitais; e Mercado de derivativos.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Na disciplina, pode-se observar que para Kerr podemos entender a crescente segmentação do mercado financeiro a partir das categorias: i) Mercado monetário: parte significante desse mercado é gerenciado e regulamentado pelo Bacen, nele são realizadas operações de negociação de títulos da dívida pública, de operações de redesconto e depósito compulsórios. Todas essas operações têm por objetivo controlar a liquidez de moeda na economia; ii) Mercado de crédito: é talvez o primeiro mercado quando você leitor pensa em mercado financeiro. É nesse mercado que ocorre os empréstimos, financiamentos, necessidade de capital de giro, depósitos à vista. É operado principalmente pelos bancos comerciais e sociedades financeiras; iii) Mercado cambial: mercado em que é realizada a compra e venda de moeda estrangeira. Ressalva-se que não se trata somente das corretoras de câmbio; iv) Mercado de capitais: a principal característica desse mercado é que são operações de longo prazo, geralmente realizadas por bancos de investimentos. Lançamento de novas ações por uma empresa na bolsa de valores e de debêntures são exemplos desse mercado; v) e Mercado de derivativos: nele são realizadas negociações com ativos financeiros cujos valores representam uma parcela de outro ativo também financeiro, daí o nome derivativos. Destina-se, principalmente, à administração de risco.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
	
	C
	Mercado comercial; Mercado aberto; Mercado fechado; Mercado de derivativo; e Mercado de informações.
	
	D
	Mercado econômico; Mercado cultural; Mercado político; Mercado social; e Mercado do entretenimento.
	
	E
	Mercado das elites; Mercado de classe média; Mercado popular; Mercado nacional; e Mercado local.
Questão 10/10 - Análise de Conjuntura
Leio o texto a seguir:
De acordo com os conteúdos da disciplina Análise de Conjuntura, a intermediação financeira pode ser definida como a troca de recursos entre um agente superavitário em dinheiro com um agente deficitário em moeda, sendo que o agente pode ser um indivíduo ou uma empresa. Segundo Lopes e Rosseti (2002), nós podemos falar em três importantes motivos que impulsionaram a intermediação financeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, análise as afirmações abaixo, que versam sobre os motivos que impulsionaram a intermediação financeira e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. A intermediação financeira foi impulsionada pelo estabelecimento de uma economia baseada no escambo em larga escala durante o período colonial.
II. Um dos aspectos que favoreceu a criação de bases institucionais para o funcionamento do mercado de intermediação financeira foi o surgimento do sistema judiciário.
III. A existência de agentes econômicos deficitários e superavitários, dispostos a buscar segurança e rentabilidade para a própria poupança e financiar os próprios investimentos, impulsionou a intermediação financeira.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas I está correta
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas a Afirmativa II está correta
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Você acertou!
Gabarito comentado:
De acordo com a disciplina Análise de Conjuntura, apenas as afirmativas II e III estão corretas. A afirmação II está correta porque, segundo Lopes e Rosseti (2002), dentre os três motivos que impulsionaram a intermediação financeira está a criação de bases institucionais para o funcionamento do mercado de intermediação financeira, principalmente pela origem do sistema judiciário. A afirmação III está correta, porque um dos motivos de impulsão da intermediação financeira está na existência de agentes econômicos (famílias, empresas) deficitários e superavitários, dispostos a buscar segurança e rentabilidade para a própria poupança e financiar os próprios investimentos. Todavia, a afirmação I está incorreta porque um dos motivos que impulsionaram a intermediação financeira foi a superação de uma economia baseada no escambo (troca pura de produtos) e não o seu estabelecimento.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Questão 1/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Economias mais desenvolvidas são mais complexas, e muitas vezes o sistema tradicional financeiro – poupador, banco e devedor – não oferece soluções adequadas para as necessidades atuais. Diante disso, o mercado financeiro cresceu e se especializou em diversos novos produtos. Para facilitar o entendimento, podemos utilizar a classificação proposta por Kerr (2011) para compreender a segmentação do mercado financeiro.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a classificação feita por Kerr para a segmentação do mercado financeiro:
Nota: 10.0
	
	A
	Mercado das finanças; Mercado internacional; Mercado monetário; Mercado de ações; e Mercado de informações.
	
	B
	Mercado de crédito; Mercado cambial; Mercado monetário; Mercado de capitais; e Mercado de derivativos.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Na disciplina, pode-se observar que para Kerr podemos entender a crescente segmentação do mercado financeiro a partir das categorias: i) Mercado monetário: parte significante desse mercado é gerenciado e regulamentado pelo Bacen, nele são realizadas operações de negociação de títulos da dívida pública, de operações de redesconto e depósito compulsórios. Todas essas operações têm por objetivo controlar a liquidez de moeda na economia; ii) Mercado de crédito: é talvez o primeiro mercado quando você leitor pensa em mercado financeiro. É nesse mercado que ocorre os empréstimos, financiamentos, necessidade de capital de giro, depósitos à vista. É operado principalmente pelos bancos comerciais e sociedades financeiras; iii) Mercado cambial: mercado emque é realizada a compra e venda de moeda estrangeira. Ressalva-se que não se trata somente das corretoras de câmbio; iv) Mercado de capitais: a principal característica desse mercado é que são operações de longo prazo, geralmente realizadas por bancos de investimentos. Lançamento de novas ações por uma empresa na bolsa de valores e de debêntures são exemplos desse mercado; v) e Mercado de derivativos: nele são realizadas negociações com ativos financeiros cujos valores representam uma parcela de outro ativo também financeiro, daí o nome derivativos. Destina-se, principalmente, à administração de risco.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
	
	C
	Mercado comercial; Mercado aberto; Mercado fechado; Mercado de derivativo; e Mercado de informações.
	
	D
	Mercado econômico; Mercado cultural; Mercado político; Mercado social; e Mercado do entretenimento.
	
	E
	Mercado das elites; Mercado de classe média; Mercado popular; Mercado nacional; e Mercado local.
Questão 2/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Na disciplina Análise de Conjuntura foi possível conhecer um pouco mais sobre os produtos financeiros do mercado de renda fixa, que oferecem rendimentos estipulados e são disponibilizados aos investidores por bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento e bancos múltiplos. Nesse grupo de produtos financeiros os mais conhecidos e procuradores pelos investidores são o Certificado de Depósito Bancário (CDB), os Recibo de Depósito Bancário (RDB), o Depósito Interbancário (DI), a Letra de Câmbio (LC), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que explica, corretamente, qual é o objetivo principal dos produtos financeiros: 
Nota: 10.0
	
	A
	Os produtos financeiros têm como objetivo a regulamentação do mercado de ações e venda de créditos no Brasil.
	
	B
	Os produtos financeiros se destinam a registrar todas as transações financeiras privadas realizadas por bancos brasileiros.
	
	C
	Os produtos financeiros objetivam acumular e concentrar o capital privado dentro da máquina estatal. Assim, o Estado pode financiar as suas atividades.
	
	D
	Os produtos financeiros têm como objetivo a regulação e controle da circulação de moeda dentro de uma econômica, em um dado período de tempo.
	
	E
	Os produtos financeiros objetivam angariar recursos para as instituições bancárias. Essas últimas, por sua vez, podem oferecer esses recursos para diferentes fins.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Em suma, todos os produtos financeiros têm o mesmo objetivo: buscar recursos para as instituições bancárias, as quais podem oferecer esses recursos para diferentes fins (crédito para a casa própria, crédito para a agricultura etc.). O lucro dessas instituições é obtido pela diferença entre o custo do dinheiro captado entre os investidores/poupadores em renda fixa e a remuneração obtida com os juros dos recursos emprestados
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Questão 3/10 - Análise de Conjuntura
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que as variáveis quantitativas são muito importantes para a elaboração de uma projeção de cenários ou de uma análise sobre a conjuntura econômica. Essas variáveis quantitativas podem ser classificadas como discretas ou contínuas.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que explica, corretamente, o que são as variáveis quantitativas contínuas:
Nota: 10.0
	
	A
	Variáveis contínuas, como a temperatura, inclui a contagem determinística de valores absolutos.
	
	B
	Variáveis contínuas, como a contagem do número de votos, devem incluir apenas valores absolutos.
	
	C
	Variáveis contínuas, como a medição das preferências individuais, podem incluir uma descrição numérica complexas.
	
	D
	Variáveis contínuas, como o comprimento, podem assumir inúmeros valores, de modo que podem incluir valores quebrados.  
Você acertou!
Gabarito comentado:
Como foi possível observar no decorrer da disciplina Análise de Conjuntura, uma variável contínua pode assumir uma infinidade de valores, obtendo valores quebrados. Podemos citar como exemplo de variável contínua: comprimento, velocidade, temperatura, distância etc.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
	
	E
	Variáveis contínuas, como a aferição das ideologias dos partidos, precisam apresentar a observação de valores fracionados.  
Questão 4/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) trata-se de um título privado que visa fornecer recursos aos bancos. É negociado somente entre os bancos, e, portanto, não pode ser vendido a outros investidores. As negociações entre os bancos têm como base a taxa de juros DI, geralmente muito próxima e acima da taxa Selic. É comum no mercado financeiro que seja utilizado o rendimento do CDI como referência para os demais produtos financeiros. Provavelmente você já deve ter visto sobre investimentos que remuneram desde 90% até 130% do CDI.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como é feita a negociação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI):
Nota: 10.0
	
	A
	O título CDI é empregado como uma promessa de pagamento, uma vez que ele garante ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Então como é feita a negociação do CDI? O título funciona como uma promessa de pagamento, garantindo ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado. Todas as operações são realizadas no open market, um mercado restrito apenas para instituições financeiras. Usualmente, as operações no open market são realizadas diariamente e principalmente durante a noite, como forma de equilibrar o caixa do banco.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
	
	B
	O título CDI é empregado como uma moeda discricionária, uma vez que ele permite que o banco credor desconte apenas metade do valor.
	
	C
	O título CDI é utilizado como um crediário, uma vez que ele garante ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado.
	
	D
	O título CDI é empregado como um fundo fiduciário, uma vez que ele permite que o Estado parcele em prestações o seu pagamento.
	
	E
	O título CDI é utilizado como um crédito automático, uma vez que ele garante o saque imediato e completo do investimento.
Questão 5/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que ambos os sistemas brasileiros de liquidação e custódia dos títulos públicos e privados divulgam, de maneira periódica, taxas de juros que funcionam como referência para os agentes econômicos, a taxa Cetip e a famosa taxa Selic.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Mercado Monetário: Títulos públicos federais.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que indica a taxa Selic: 
Nota: 10.0
	
	A
	A taxa Selic indica os juros pagos ao investidor pelos

Outros materiais