A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
58 pág.
Análise de conjuntura II

Pré-visualização | Página 6 de 18

contínuo.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Gabarito comentado:
De acordo com Damodaran (2009), a afirmação I está correta porque o primeiro passo envolve a enumeração dos riscos possíveis em uma dada atividade/conjuntura. A afirmação II está correta porque o segundo passo é a qualificação os riscos, obviamente que há uma diversa gama de riscos, diante disso, a recomendação proposta pelo autor é separá-los em categorias. A afirmação III está incorreta porque o terceiro passo proposto por Damodaran (2009) para controlar os riscos é aferir como a empresta está exposta ao risco. Uma vez apontados e classificados os principais riscos, a continuidade lógica será a medição da exposição às ameaças.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Analisando os riscos.
	
	B
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 8/10 - Análise de Conjuntura
Leio o texto a seguir: 
A vida em sociedade com a presença do mercado financeiro é de tal forma generalizada que se torna algo atípico pensar sobre a sua origem. Inicialmente, os mercados de negociação, usualmente ficaram localizados em pontos centrais das cidades, onde as feiras permaneciam e onde produtores e consumidores realizavam as trocas de produtos, negociando os excedentes de produção. A venda desses excedentes de produção aumentou o fluxo e reserva de dinheiro de produtores e comerciais gerando a demanda por um sistema para guardar os lucros e poupança desse comércio. A demanda levou ao surgimento do sistema bancário.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a que tipo de operação o sistema bancário deu origem:
Nota: 0.0
	
	A
	Moderação Monetária.
	
	B
	Intermediação Financeira.
Gabarito comentado:
Como foi possível observar no decorrer da quarta aula da disciplina Análise de Conjuntura, a presença do sistema bancário deu origem à chamada intermediação financeira. Esta é definida com a troca de recursos entre um agente superavitário em dinheiro com um agente deficitário em moeda, sendo que o agente pode ser um indivíduo ou uma empresa.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
	
	C
	Sistema de Crédito.
	
	D
	Mediação Cambial.
	
	E
	Mercado de Acões.
Questão 9/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Para iniciarmos a montagem da análise de conjuntura podemos seguir as recomendações propostas por Damodaran (2009). Segundo esse autor podemos fazer a análise utilizando um esquema baseado em cinco passos. Os dois primeiros passos estão mais vinculados com as delimitações dos aspectos orientadores da pesquisa. O terceiro passo, por sua vez, envolve a análise das variáveis escolhidas no segundo passo.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a importância desse terceiro passo para a realização de uma análise de conjuntura:
Nota: 10.0
	
	A
	No terceiro passo, é realizada a representação gráfica dos aspectos centrais da análise de conjuntura.
	
	B
	No terceiro passo, são formuladas as hipóteses da pesquisa com base nas teorias escolhidas.
Você acertou!
Gabarito comentado:
O terceiro passo de uma análise de conjuntura, para Damodaran (2009), será a análise das variáveis escolhidas no segundo passo. Será também durante essa fase que, após escolhidas as variáveis, serão traçadas hipóteses fundamentais com base nas teorias conhecidas. A compreensão da conjuntura será feita analisando a circunstância passada de cada variável, bem como o estado presente e o futuro mais provável de cada variável escolhida no primeiro passo. Destaca-se que os riscos e incertezas, inerentes à realidade, não deverão ser ignorados, ou seja, uma análise de conjuntura será considerada mais completa quando leva em consideração também as situações menos prováveis. Para deixar mais claro, vamos usar um exemplo: se você quer descrever os possíveis cenários do desemprego após uma pandemia, o mais provável, após a sua análise, é um aumento de 6% no desemprego, todavia, ainda haverá riscos que podem levar para situações abaixo ou acima do esperado. Portanto, será o risco de ocorrer um desemprego abaixo ou acima da situação mais provável o determinante da criação dos cenários.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
	
	C
	No terceiro passo, é operacionalizada uma análise qualitativa sobre as variáveis selecionadas.
	
	D
	No terceiro passo, é selecionada a linguagem matemática que será empregada na pesquisa.  
	
	E
	O terceiro passo, é o momento de descrever a metodologia matemática apenas.  
Questão 10/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura observamos que a econometria é uma metodologia tradicionalmente empregada pelos economistas para a análise de um problema econômico. Esse método se expandiu ao longo do tempo e é utilizado hoje por diversas áreas, como mercado financeiro, previsões em esportes, análise de políticas educacionais, comportamento do consumidor, entre outras.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Econometria.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura sobre a econometria, análise as afirmações a seguir, que abordam esse assunto e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. A análise econométrica é um método simples, demandando que os pesquisadores sigam apenas duas etapas básicas de pesquisa.
II. A primeira etapa da análise econométrica é a exposição da teoria, uma vez que comumente esse tipo de análise parte de uma teoria para embasar a relação existente entre as variáveis.
III. A segunda etapa da análise econométrica envolve a especificação do modelo matemático da teoria, havendo a possibilidade de traduzir essa teoria em uma fórmula.
IV. A teoria keyneseana sobre a relação entre a renda e o consumo pode ser considerada um exemplo de uma análise econométrica.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Gabarito comentado:
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas. A afirmação I está incorreta porque o método econométrico segue de seis etapas a oito: 1) Exposição da teoria ou hipótese; 2) Especificação do modelo matemático da teoria; 3) Especificação do modelo estatístico ou econométrico; 4) Obtenção dos dados; 5) Estimação dos parâmetros do modelo econométrico; 6) Teste de hipóteses; 7) Projeção ou previsão; e 8) Uso do modelo com fins de controle ou de política. A afirmação II está correta porque a análise econométrica parte de uma teoria para embasar o relacionamento entre as variáveis, isto é, a relação causal de A para B tem a priori uma explicação teórica. Por conseguinte, a primeira etapa dessa análise é a exposição da teoria. A afirmação III está correta, porque a etapa 2 envolve a especificação do modelo matemático, de modo que como a matemática é também uma linguagem, há a possibilidade de traduzir uma teoria para fórmulas e equações. Continuando o exemplo, muitas das hipóteses formuladas por Keynes foram transformadas em equações pelo economista John Hicks. A afirmação IV está correta porque podemos citar, como exemplo de análise econométrica, a teoria de Keynes (1936, p. 96)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.