A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
58 pág.
Análise de conjuntura II

Pré-visualização | Página 7 de 18

sobre a relação entre renda e consumo: “os homens estão dispostos, como regra e em média, a aumentar seu consumo quando sua renda aumenta, mas não em proporção igual ao aumento dessa renda.”
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Econometria.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 1/10 - Análise de Conjuntura
Observe a imagem abaixo:
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Distribuição normal.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a qual distribuição de probabilidade teórica a imagem acima diz respeito:
Nota: 10.0
	
	A
	Distribuição panorâmica.
	
	B
	Distribuição dos fatores.
	
	C
	Distribuição qualitativa.
	
	D
	Distribuição normal.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Como vimos no decorrer da disciplina, a imagem acima se refere à distribuição de probabilidade teórica, mais conhecida na estatística como a distribuição normal, cuja figura em forma de sino é relativamente familiar para aqueles que possuem certo conhecimento em estatística. Usualmente, essa distribuição aparece em várias aplicações, como distribuição de altura, peso e inteligência na população. Teoricamente, qualquer variável que for resultado de outras variáveis aleatórias apresentará uma distribuição normal, por exemplo, o erro de um conjunto de máquinas durante certo período de tempo.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Distribuição normal.
	
	E
	Distribuição de contagem.
Questão 2/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura, especificamente na aula 6, foi possível observar que uma das melhores fontes de informações de projeções de uma série de variáveis econômicas é o chamado Relatório Focus.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 4: Relatório Focus.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é o principal papel do Relatório Focus:
Nota: 0.0
	
	A
	Fornecer informações sobre como será o comportamento da economia em períodos futuros e serve de base para a tomada de decisão no Comitê de Política Monetária do Banco Central.
Gabarito comentado:
Em síntese, o papel do Relatório Fócus é, além de fornecer para as demais instituições expectativas de como será o comportamento da economia para os próximos períodos, também serve de embasamento técnico para as tomadas de decisões no Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Por exemplo, caso as expectativas do mercado comecem a apontar para uma alta da inflação nos próximos períodos, provavelmente o Copom tomará a decisão de ajustar para cima a taxa Selic.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 4: Relatório Focus.
	
	B
	Fornecer dados sobre o comportamento das empresas e o nível dos investimentos privados, possibilitando que os Bancos possam calcular a taxa de juros nacionais.
	
	C
	Fornecer informações sobre o comportamento da economia privada, dando as bases técnicas para que o valor do real seja calculado.
	
	D
	Fornecer informações sobre os gastos governamentais ao longo de um ano, possibilitando que os investidores calculem os riscos.
	
	E
	Fornecer os dados necessários para que o governo possa idealizar e implementar a sua política financeira.  
Questão 3/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) trata-se de um título privado que visa fornecer recursos aos bancos. É negociado somente entre os bancos, e, portanto, não pode ser vendido a outros investidores. As negociações entre os bancos têm como base a taxa de juros DI, geralmente muito próxima e acima da taxa Selic. É comum no mercado financeiro que seja utilizado o rendimento do CDI como referência para os demais produtos financeiros. Provavelmente você já deve ter visto sobre investimentos que remuneram desde 90% até 130% do CDI.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como é feita a negociação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI):
Nota: 10.0
	
	A
	O título CDI é empregado como uma promessa de pagamento, uma vez que ele garante ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Então como é feita a negociação do CDI? O título funciona como uma promessa de pagamento, garantindo ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado. Todas as operações são realizadas no open market, um mercado restrito apenas para instituições financeiras. Usualmente, as operações no open market são realizadas diariamente e principalmente durante a noite, como forma de equilibrar o caixa do banco.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
	
	B
	O título CDI é empregado como uma moeda discricionária, uma vez que ele permite que o banco credor desconte apenas metade do valor.
	
	C
	O título CDI é utilizado como um crediário, uma vez que ele garante ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado.
	
	D
	O título CDI é empregado como um fundo fiduciário, uma vez que ele permite que o Estado parcele em prestações o seu pagamento.
	
	E
	O título CDI é utilizado como um crédito automático, uma vez que ele garante o saque imediato e completo do investimento.
Questão 4/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Quando lemos um relatório ou quando precisamos produzir um estudo é comum nos depararmos com uma quantidade grande de dados, pois muitas vezes esses relatórios utilizam conceitos e métodos estatísticos. Esses dados podem fornecer aspectos tantos qualitativos como quantitativos do objeto de análise, bem como análises de tendências e de correlação. Como vimos no decorrer da disciplina, na análise de conjuntura não seria diferente.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.  
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, três conceitos estatísticos que uma análise de conjuntura frequentemente terá que utilizar:
Nota: 0.0
	
	A
	Média, tempo e peso.
	
	B
	Distância, tempo e volume.
	
	C
	Quantidade, peso e volume.
	
	D
	Variável, valor e raiz quadrada.
	
	E
	Média, mediana e desvio-padrão.
Gabarito comentado:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que uma análise de conjuntura terá praticamente por obrigação utilizar conceitos de média, mediana, desvio-padrão, intervalo de confiança, entre outros. Portanto, será um passo fundamental revisar ou aprender esses conceitos antes de avançarmos na análise de conjuntura.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
Questão 5/10 - Análise de Conjuntura
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que as variáveis quantitativas são muito importantes para a elaboração de uma projeção de cenários ou de uma análise sobre a conjuntura econômica. classificadas como discretas ou contínuas como discretas ou contínuas.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.