A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Prova final Spas e Terapias Alternativas

Pré-visualização | Página 2 de 2

chamados de SPA. Com relação ao mercado de SPAs, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os SPAs brasileiros são voltados especificamente aos tratamentos para emagrecimento e estética, já que é um país tropical e a população preocupa-se muito com a beleza exterior.
	 b)
	A consciência ecológica e a sustentabilidade estão pouco presentes nas estruturas de SPAs, principalmente no mercado internacional, onde o meio ambiente e a saúde global sofrem grandes impactos diariamente.
	 c)
	Grupos econômicos têm mostrado ano a ano grandes interesses em desenvolver suas marcas no mercado brasileiro de SPAs, aumentando, assim, seus negócios em particular, mas também a exposição da indústria de SPAs como um todo.
	 d)
	Atualmente, o mercado brasileiro de SPAs serve como espelho para grandes marcas internacionais, visto que a grande maioria dos SPAs nacionais faz parte de uma rede ou grupo de empresas especializadas nesse ramo.
	9.
	A Quick Massage é uma massagem derivada de técnicas orientais e se tornou popular no início da década de 1980, nos EUA. Um terapeuta chamado David Palmer, desenvolveu seu trabalho e começou a ganhar notoriedade atuando junto aos funcionários de uma grande empresa americana, fabricante de computadores. A empresa estava encontrando dificuldades com relação ao alto índice de afastamentos em decorrência dos casos de LER e DORT. Em pouco tempo, os ótimos resultados obtidos fizeram com que a técnica ganhasse o devido reconhecimento, evitando inúmeros casos de doenças relacionadas ao trabalho. Sobre a técnica de Quick Massage, analise as afirmativas a seguir:
I- A massagem é realizada com manobras adaptadas da técnica de reflexologia podal e tem como foco proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos.
II- A duração de cada sessão de Quick Massage é de aproximadamente 15 minutos. A massagem é realizada no chão ou em cadeiras simples.
III- A Quick Massage serve para promover o alívio imediato de tensões, melhora da circulação sanguínea, renova as energias, aumenta a disposição e pode reduzir dores de cabeça.
IV- As manobras realizadas no atendimento de Quick Massage tiveram origem de adaptações feitas da técnica de Shiatsu. O cliente permanece sentado enquanto o terapeuta realiza a massagem na cabeça, nas costas, pescoço, braços e mãos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	10.
	A massoterapia, fazendo uso das técnicas de maneira lógica, coerente e harmoniosa, tem a função de reequilibrar, tonificar, relaxar e alongar o corpo. Além de o profissional realizar massagem com suas mãos, também pode fazer o uso de acessórios e outras técnicas para complementar os benefícios da massoterapia. Sobre os tipos de massagem, analise as sentenças a seguir:
I- Massagem Tibetana envolve pressões corporais, vibrações - transmitidas pelo som de taças específicas - e canalização energética através da colocação das mãos em certas partes do corpo, nos chacras e meridianos. É realizada com quatro tipos diferentes de óleos, que são utilizados conforme a situação e o problema do cliente.
II- Massagem de Pedras Quentes é a aplicação de termoterapia, em que a condução do calor é transmitida ao corpo através de pedras formadas na parte baixa de vulcões. A energia que provém das pedras penetra profundamente nos músculos, permitindo a limpeza, a desobstrução e a normalização do fluxo energético.
III- Massagem Aromaterapêutica é o nome dado aos tratamentos realizados pelo uso e aplicação correta de óleos vegetais e florais obtidos das plantas. Os tratamentos realizados com a combinação da aromaterapia e massagem trazem e mantêm uma intensa e constante sensação de bem-estar, além de beneficiar a saúde, a vitalidade e promover a melhora da textura da pele.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2019) Desde a década de 1990, o uso das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) tem aumentado em proporções mundiais. Entretanto, seu crescimento e sua visibilidade tornaram-se mais expressivos em 2002, quando a Organização Mundial de Saúde elaborou um documento normativo para seus países membros, que visava ao desenvolvimento e à regulamentação dessas práticas nos serviços de saúde, bem como à ampliação do acesso, do uso racional e da avaliação da sua eficácia e segurança a partir de estudos científicos. Considerando as informações apresentadas sobre as PIC, analise as sentenças a seguir:
I- A geoterapia é uma prática terapêutica natural que consiste na utilização de argila, barros e lamas medicinais, assim como de pedras e cristais.
II- A fitoterapia é uma prática terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.
III- A cromoterapia é uma prática terapêutica que utiliza as cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo.
IV- A aromaterapia é uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	12.
	(ENADE, 2019) As terapias complementares e/ou integrativas são cada vez mais utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre diversas terapias, a reflexologia podal, que consiste em massagear áreas reflexas situadas nos pés com os polegares e, em alguns casos, outros dedos. Considerando as informações apresentadas, avalie as sentenças a seguir:
I- A técnica de reflexologia podal é aplicada nos pontos reflexos equivalentes a cada região afetada e pode auxiliar no tratamento de cefaleias, lombalgias e cervicalgias, além de disfunções na garganta, no baço, no coração e no pulmão.
II- A reflexologia podal é aplicada nos pés porque por eles passam os principais canais ou meridianos que conduzem a energia da força vital existente em todo o corpo humano.
III- O mapa do pé direito reproduz o lado esquerdo do corpo, enquanto o do pé esquerdo, o lado direito do corpo, em decorrência da inversão natural do fluxo de energia da força vital, devendo esse aspecto ser observado para aplicação da técnica.
IV- Uma vez que se trata de uma técnica não invasiva de terapia integrativa, a reflexologia podal é segura e pode ser aplicada sem observar contraindicações ou restrições.
V- Na planta dos pés direito e esquerdo encontram-se as áreas da coluna e dos tornozelos; descendo até o calcanhar, estão as áreas do peito, do estômago, dos demais órgãos associados à digestão e, mais abaixo, dos intestinos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GALETTI, V.C; GUERRERO, T.C; BEINOTTI, F. Reflexologia podal: uma terapia alternativa. Revista Científica da FHO'UNIARARAS. v. 3, n. 1, 2015 (adaptado).
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.