Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Catia Santos de Oliveira (1181350)
	
	Disciplina:
	Literatura Infantojuvenil (LET39)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657158) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27657493
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Considere o texto que segue:
"E aqui se situa a contradição da preocupação educativa na transmissão de normas: o objeto das tarefas pedagógicas é um sujeito ideal, membro de uma sociedade que se espera construir um dia, graças à transmissão de padrões vigentes que não conseguiram concretizar a ordem social almejada. À caça do sonho, todos os conceitos pedagógicos estão voltados para a criança no sentido de dizer no que ela deve se tornar. O objetivo da pedagogia só será atingido se ela conseguir realizar um sujeito senhor de sua própria linguagem e de seus atos, dirigido pela razão e pela lógica, sujeito do consciente e destituído de conflito" (MAGALHÃES apud ZILBERMAN, 1984, p. 43). Com base no texto, disserte sobre a relação entre o universo lógico do adulto e o da criança.
FONTE: ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1984.
	Resposta Esperada:
O texto de Magalhães expõe a ideia de transmissão de normas, advindas das instituições tradicionais e do comportamento e atitudes dos adultos. Tal ideia visa transformar a criança em um indivíduo capaz de conter suas inquietações e de responder aos eventos imprevistos de uma maneira educada e lógica. Percebe-se, desse modo, uma relação assimétrica que se estabelece entre a criança e o adulto, para além da relação familiar, adentrando quase todas as esferas de convívio social, como também a primazia dos valores e os pontos de vista dos adultos.
	2.
	As histórias em quadrinhos - HQs - apresentam linguagem dinâmica, marcada pela ludicidade e pela associação de imagens, por isso, contribuem para o desenvolvimento da leitura e da escrita, especialmente na sala de aula. Com base no exposto, disserte sobre os aspectos que atraem crianças e adolescentes à leitura das HQs.
	Resposta Esperada:
*As HQs desenvolvem na criança estímulos propícios à pratica da leitura, pois mesclam palavras e imagens, facilitando a leitura. *O apelo visual através das cores, os quadros, os balões e as onomatopeias dão uma movimentação à narrativa, *além do humor e o otimismo com personagens interessantes ou heroicos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais