A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação Final - Políticas Sociais - Família, Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	O principal instrumento normatizador da garantia e defesa dos direitos da Criança e do Adolescente é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E, a partir dele surge o Conselho Tutelar, criado no âmbito dos Municípios, que é um órgão permanente e autônomo e não jurisdicional. Considerando os encargos do Conselho Tutelar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promover o desenvolvimento físico e emocional da criança e adolescente.
(    ) Julgar os casos de discriminação e maus tratos à criança e adolescente.
(    ) Zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
(    ) Decidir sobre a guarda e adoção de crianças abandonadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	A história nos apresenta o conflito de interesses entre a concepção e as atribuições de cada gênero na sociedade, dependendo do período histórico e do território essas atribuições são diferentes, elas vão além dos fatores biológicos, elas existem no âmbito social, político, econômico e sexual. Nesse sentido, considerando as principais mudanças ocorridas na constituição da família a partir da I Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A incapacidade dos genitores de venderem sua força de trabalho e a dependência agrícola impedem o gerenciamento dos descendentes.
	 b)
	O modelo de família extensa passa a ser a base da economia, onde o casal torna-se o gerenciador do ambiente familiar.
	 c)
	O modelo de família tradicionalista é fortalecido como forma de desenvolver o capitalismo.
	 d)
	A possibilidade dos descendentes venderem sua força de trabalho e receberem um salário em troca, podendo assim  iniciar uma auto gerenciamento.
	3.
	A velhice é a recompensa do sucesso da juventude, porém o envelhecimento e as prerrogativas desse ciclo podem apresentar diversidades em relação ao gerenciamento e ao cuidado necessário que pode ocorrer a partir de terceiros. Partindo desse pressuposto e tendo como base o Estatuto do Idoso, no que tange a obrigação do Estado e da sociedade em relação ao direito à liberdade, analise as sentenças a seguir:
I- Garante a participação restrita a vida familiar e comunitária.
II- Garante crença e culto religioso que seguem o catolicismo.
III- Garante a opinião e expressão quando solicitados.
IV- Faculdade de ir, vir .
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Considerando hipoteticamente uma situação de violência no ambiente escolar. Na situação, uma criança relatou para a professora que foi espancada pelos pais. E, a questão ficou sobre a obrigação de avisar a Direção da escola sobre o fato. Diante do preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no que tange a conduta a ser adotada pela professora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Deverá comunicar a direção, pedindo que apenas se converse com os pais.
	 b)
	Deverá comunicar a direção, solicitando que o caso seja comunicado ao Conselho Tutelar.
	 c)
	Deverá comunicar a direção, ignorar o Conselho Tutelar, pois é dever deles  descobrir esses casos.
	 d)
	Deverá comunicar a direção, mas pedindo anonimato da denúncia.
	5.
	Significativas transformações ocorreram na vida doméstica na sociedade brasileira com a legalização do divórcio em 1977. O crescimento de novas modalidades de família tem sido constatado pelos institutos que pesquisam as mudanças comportamentais da sociedade. Apesar das mudanças, as pesquisas indicam que a família nuclear ainda é a predominante. De acordo com os pressupostos do serviço social a respeito da família, analise as sentenças a seguir:  
I- A concepção de família monoparental é aquela formada por apenas um dos pais e sua prole; na maioria dos casos brasileiros, essas famílias são chefiadas por um homem.
II- A concepção de  Família substituta é aquela oriunda da adoção temporária ou permanente e que, apesar da permissão da lei, não cria relações semelhantes àquelas de uma família legítima, uma vez que se constitui por pessoas naturalmente estranhas umas às outras.
III- A concepção de  Família extensa, ou ampliada, é aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, e é formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
IV- A concepção de família homo afetiva é constituída por pessoas do mesmo sexo, desde que formalizada a união estável.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	6.
	A história nos apresenta o conflito de interesses entre a concepção e as atribuições de cada gênero na sociedade. Diante disso, considerando as atribuições de cada gênero advindas a partir da I Guerra Mundial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A mulheres desenvolvem uma postura mais autônoma, a qual abandona a lógica de mercadoria e submissão aos homens.  
(    ) Todas as atividades domésticas eram coletivas, e sua execução era de responsabilidade dos descentes.
(    ) A figura masculina na instituição família é reconhecida como membro do grupo, onde a mãe é reconhecida como a chefe do clã.  
(    ) A figura da mulher continua sendo excluída do mercado de trabalho, sendo esta a única responsável pelo ambiente familiar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	O principal instrumento normatizador da garantia e defesa dos direitos da Criança e do Adolescente é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E, a partir dele surge o Conselho Tutelar. Com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Fitas de vídeo deverão exibir, no invólucro, informações sobre a natureza da obra e a faixa etária a que se destinam.
	 b)
	Nenhum espetáculo será apresentado ou anunciado sem aviso de sua classificação, antes de sua transmissão, apresentação ou exibição.
	 c)
	As editoras cuidarão para que as capas que contenham mensagens pornográficas ou obscenas sejam protegidas com embalagem opaca.
	 d)
	Seguindo o conceito da liberdade de imprensa, não há restrições quanto a veiculação de publicidade em revistas destinadas ao público infanto-juvenil.
	8.
	O feminicídio é um termo utilizado para nominar crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres, mas as definições variam dependendo do contexto cultural. Considerando as tipologias de violência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Psicológica, física, sexual e financeira.
(    ) Psicopática, abandono, material e emocional.
(    ) Material, emocional, fisiológica e sexual.
(    ) Psicopática, fisiológica, emocional e material.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	O cuidado ao outro é uma primazia da sociedade, o que muda são as formas legislativas de garantir o cuidado e a proteção. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Curatela no caso de crianças ou adolescentes será concedida caso os pais tenham falecimento ou quando estes forem tidos, judicialmente, como ausentes ou, ainda, nos casos em que perderem o poder familiar.
(    ) A tutela tem por objetivo proteger crianças e adolescentes que estão afastados do poder familiar dos genitores.
(    ) Antes de assumir a tutela, o tutor declarará tudo o que o menor lhe deva, sob pena de não lhe poder cobrar, enquanto exerça a tutoria, salvo provando que não conhecia