Buscar

APX1 historia na educação2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTATDO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD 
Avaliação Presencial 1 (AP1) – 2020.2
DATA LIMITE DE ENTREGA – 04/10 ATÉ ÀS 17h
 
Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 2 
Coordenadora(o): HELENA ARAÚJO 
Aluno(a):Vania de Oliveira Teofilo
Matrícula: 19212080313 Polo: Rocinha 
 
 	Boa prova! 
 
1ª Questão: Apresente um plano de atividade demonstrando uma aula, que você possa desenvolver com seus alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental, valorizando as culturas INDÍGENAS no Brasil-Colônia. Enfatize elementos dessa resistência cultural que duram até hoje. Identifique o ano escolar a ser trabalhado, os conceitos (pelo menos dois) a serem ensinados RELATIVOS ÀS SOCIEDADES INDÍGENAS NO BRASIL COLONIAL, o tempo (duração) da aula e a metodologia a ser utilizada. (4,0 p.) 
 
	 
Tema: Os indígenas no Brasil
Ano: 3º ano fundamental
Duração: Uma aula (40 minutos)
Objetivo: Reconhecer os modos de vida dos indígenas no passado e no presente ,os seus desafios sociais , culturais e ambientais do lugar onde vivem.
Material: Imprimir textos, reportagens, fotos sobre o tema ,projetor para passar slides /documentário sobre o tema, quadro branco, lápis, borracha
 
Metodologia: Ler o texto em voz alta , passar o documentário e distribuir as fotos e outros textos. Explorar junto aos alunos a diversidades étnicas no Brasil e como os indígenas são lembrados fisicamente ,suas moradias no ontem e no hoje. 
Análise da atividade: Disponibilizar aos educandos perguntas para que surjam questionamentos e exploração do tema como: O que chamou sua atenção no tema da aula?
No que você e o indígena se parecem?
Pedir que os educandos façam questionamentos do ontem e hoje e falem para seus colegas o que acharam e assim podemos explorar nossos conhecimentos
 
 
2ª Questão: A Reforma Protestante e a Reforma Católica - ou Contrarreforma- foram movimentos históricos que caracterizaram os Tempos Modernos. (2,0 p.) 
Sim , porque ocorrem vários acontecimentos (reforma religiosa ,navegações, mercantilismo ,absolutismo) que marcaram a época e o mundo levando o homem a ter consciência de sua própria capacidade de descobrir/construir/conquistar/inventar / reinventa/superar suas formas de convívio e como se manter no mundo tentando estabelecer uma igualdade entre todos .
 
2.1. Escolha UM (01) dos aspectos a seguir e relacione-o à Reforma Protestante. 
 
1. Indulgências B) Latim
A igreja via a remissão dos pecados não ligado somente a fé para se redimir dos pecados e ser perdoado por Deus se fazia necessário o pagamento de uma taxa imposta pela igreja visando a salvação do povo , assim a igreja obtia vantagens econômicas e políticas e continuava sua influência/domínio sobre o povo.com a reforma protestante o povo começou a questionar o poder /papel da igreja trazendo uma mudança social, política, cultural e econômica para o mundo.
2.2. Identifique dois instrumentos de ação da Reforma Católica.
Catequização pelos jesuítas e proibição da leitura de alguns livros.
 
3ª Questão: Identifique duas características do Mundo Moderno que são permanências no tempo presente e explique sua escolha. (2,0 p.) 
Foram as grandes navegações que dinamizaram o comércio , com isto, as ações econômicas repercutiram em vários locais do planeta .Desenvolvendo a mentalidade econômica e empresarial , dos consumidores ,operários e patões criando mudanças que são sentidas até nos dias atuais. E a valorização do homem (humanismo) se tornar ser racional e senhor dos seus passos e cheios de inquietações, descobrimentos/construções/conquistas/invenções/ reinvenções/superação.
4ª Questão: Diferencie cultura de civilização. (2,0 p.) 
Na cultura de um povo podemos compreender os sistemas que envolve o aspecto material e intelectual ( conhecimento ,música ,hábitos alimentares religião ,etc ), já na civilização ela agrega os aspetos culturais de um povo mostra os níveis socais e culturais de uma determinada sociedade .

Outros materiais