Buscar

historia da america ii prova 3 discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O comércio foi determinante para fundar o início do mundo moderno e também para o renascimento urbano. Com as transações comerciais entre Ocidente e Oriente, ocorreu o ressurgimento das cidades nos caminhos dos peregrinos e a sociedade europeia começou a se urbanizar. Além disso, as transações comerciais necessitavam de uma nova estrutura econômica e de governo. Surge, então, uma nova ordem política na Europa feudal: o Estado. Com a Modernidade, a racionalização, a secularização e a laicização, o Estado Moderno passou a ter uma nova estrutura de funcionamento. Até então, os principais ritos de passagem da vida de um indivíduo estavam relacionados à fé, e com o Estado Moderno, passaram a ser simbolizados por uma ligação com a pátria. Partindo desse pressuposto, disserte sobre o Estado, que é uma das principais instituições a regular a vida dos indivíduos no Ocidente.
	Resposta Esperada:
*Com a formação dos Estados Modernos, há uma separação entre o poder da Igreja e o poder do Estado. Desde então, os governos começam a se pautar na racionalidade científica como forma de legitimar as suas ações, e não mais nas ideias da Igreja. *Com a formação dos Estados Modernos, os nascimentos e os casamentos passaram a ser registrados em cartório, e a morte também foi regulamentada pelo Estado, pois os enterros só poderiam ocorrer mediante atestado de óbito. Os cemitérios deixaram de ser administrados pela Igreja para serem dirigidos pelo Estado. *Além disso, as relações econômicas, políticas e sociais passaram a ser mediadas por leis, elaboradas por agentes do Estado. *Também há a divisão do poder em três poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Podemos dizer que o Estado tem como principal função a garantia dos direitos dos cidadãos e do bem comum.
	2.
	Os espanhóis deram início à conquista da América em 1492, quando a expedição de Cristóvão Colombo desembarcou na Ilha Caribenha batizada de Hispaniola e rebatizada de Ilha de São Domingos. Estima-se que, no século XV, vivessem no continente americano em torno de 57 milhões e 300 mil pessoas. Podemos dizer que a América se tornou uma alternativa viável para os governos europeus porque precisavam encontrar novas fontes de metais preciosos como o ouro e a prata para valorizar as suas moedas e, ainda, estabelecer relações extrativistas e de pilhagem para superar a crise econômica, política e social que assolava a Europa. Mas além da submissão e exploração dos povos da América, também impuseram suas práticas artísticas, sobretudo o estilo barroco. Partindo desse pressuposto, disserte sobre a arte colonial, inspirada no estilo barroco.
	Resposta Esperada:
*Com a conquista de colônias na América Latina, tanto os espanhóis como os portugueses trataram de destruir as manifestações artísticas dos povos originários e impor as suas práticas artísticas, que naquele momento se inspiravam no estilo barroco. *Esse estilo era representado na arquitetura das edificações a partir do século XVI, *mas também nas esculturas e pinturas que procuravam retratar, da forma mais realista possível, a arte sagra, sobretudo a história vivenciada por Jesus, a fim de atrair pessoas comuns para as igrejas católicas.

Continue navegando