Buscar

Fundamentos do Empreendedorismo

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS
Semestre: 4º
Disciplina: Empreendedorismo no Agronegócios
Professora: Eliza Claudia Hahn
Acadêmico(a): Cosmo Caciaguerra da Silva RGM: 293.985
ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORRIFÓLIO 1. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
AULA 01
1. Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo? Os conceitos de empreendedorismo são importantes apenas para quem deseja abrir seu próprio negócio? Justifique sua resposta.
Resposta: Entendo que possamos realizar o trabalho que mais gostamos, ou seja, buscar mercados diferentes. Como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso inovando. Foi introduzido o conceito de risco, pois uma pessoa empreendedora precisa correr riscos em algum, uma pessoa empreendedora, dentro de uma organização. No caso dos conceitos não pois um funcionário pode ter essa ideia de empreendedorismo, de inovar dentro da empresa onde trabalha, podendo usar material da empresa, claro que isso e somente possível com a liberdade e aceitação do dono da empresa.
2. Faça a leitura do Relatório Executivo da Pesquisa GEM 2019, disponível em Material de Aula – Arquivo, e em seguida responda:
a) O que é e qual o objetivo da pesquisa GEM?
Resposta: O GEM é um consórcio de várias equipes nacionais, associadas a renomadas instituições acadêmicas que desenvolvem projetos de pesquisa sobre o empreendedorismo no mundo todo. O GEM é a única pesquisa em âmbito global que coleta dados sobre o empreendedorismo diretamente com os indivíduos empreendedores fornece possibilidades de análise sobre as características, motivações e ambições dos indivíduos que estão iniciando um negócio, além das atitudes sociais em relação ao empreendedorismo. 
b) Comente sobre a(s) pelo menos 3 informações que mais lhe chamou a atenção. 
Resposta: Estagio inicial; Os mais ativos são aqueles que possuem apenas o ensino fundamental completo, indivíduos de 25 a 34 anos. Os menos ativos possuem o ensino superior completo, encontram-se na faixa de 55 a 64 anos.
Estagio inicial; Mínima diferença entre homens e mulheres, ligeira prevalecia do empreendedorismo feminino.
Me chamando mais atenção sobre foi o número de empreendedores iniciais com o grau de escolaridade, sem a formação superior. 
3. Leia o arquivo “6 dicas para quem pretende empreender na crise”, disponível em Material de Aula – Links, e em seguida, descreva e justifique em torno das dicas que mais lhe chamou a atenção e aponte também, pelo menos duas ideias de negócio para se empreender na crise.
Resposta: O que mais me chamou atenção e pensar no bolso do cliente, pois com a clise devemos buscar alternativas melhores e mais baratas com qualidade. Em relação a ideias hoje uma das alternativas é o consumo de comidas mais praticas e com valor agregado mais barato e outra ideia seria o conserto de eletrônicos com qualidade e rapidez.
AULA 02 - 
Fundamentos do Empreendedorismo
1. Há basicamente duas situações que levam uma pessoa a se tornar um empreendedor. Quais são elas? Comente sobre cada uma delas de forma a diferenciá-las.
Resposta: Necessidade. E quando por motivos diversos são forcados a empreender não vendo outra opção a não ser ter seu próprio negócio. E a Oportunidade , quando se enxerga uma oportunidade no mercado para se explorar, visando la na frente o sucesso de um negocio.
2. Dolabela (2009) destaca no texto, que apenas o fato de uma pessoa abrir uma empresa e gerenciá-la, não faz com que ela seja empreendedora. Sendo assim, mencione e comente sobre o que é preciso para que de fato esta pessoa possa ser considerada empreendedora.
Resposta: E preciso introduzira inovação (quer seja no produto/serviço oferecido, quer na forma de vender, de produzir, quer seja na maneira de tratar os clientes). Somente gerenciar, não é ser empreendedor. Em primeiro lugar o empreendedorismo envolve processo de criação de algo novo, de valor; em segundo lugar requer a devoção, o comprometimento de tempo e esforço necessário para fazer a empresa crescer; em terceiro, que os riscos calculados sejam assumidos e decisões críticas tomadas; e preciso ousadia e ânimo apesar de falhas e erros.
3. Fale e diferencie sobre os termos ideia e oportunidade. Como nasce uma ideia? E como surge uma oportunidade?
Resposta: O que diferencia uma ideia de uma oportunidade e a questão monetária, propriamente dita. A ideia não precisa ter o compromisso de ser viável economicamente. Em geral ela surge espontaneamente, nasce da criatividade e pode se tornar uma oportunidade. A oportunidade e quando determinado aspecto de um nicho de mercado não está sendo atendido de maneira satisfatória.

Continue navegando