A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Senac TST - UC08 Atividade 1 (Prestar Assistencia de Primeiros Socorros)

Pré-visualização | Página 1 de 1

Senac
Atividade I
Senac EAD 2020
ATIVIDADE 1
	
Cena 1 – Acidente em altura
	
Como o acidente poderia ter sido evitado?
O Colaborador deveria utilizar escada com guarda corpo, e EPIs específicos para trabalho em altura. No trecho 35.3.1, o empregador deve promover programa de capacitação dos trabalhadores de trabalho em altura. E no trecho 35.4.3, todo trabalhado em altura deve ser realizado sob supervisão, cuja forma será definida pela análise de risco de acordo com as peculiaridades da
atividade.
	Quais seriam a avaliação do cenário do acidente e os procedimentos em ordem cronológica corretos para o atendimento de primeiros socorros no atendimento pré-hospitalar?
Realizar o isolamento da área com cones, fitas zebradas, ou outro material; Solicitar o desligamento da energia elétrica do local;
Acionar a equipe médica;
Verificar se a vítima está consciente, mantendo-a calma e ciência do que está acontecendo;
Observar o estado geral, identificando se as lesões foram graves. Controlando uma eventual hemorragia ou ferimento externo antes de proceder com uma imobilização dos membros afetados, caso seja necessária a imobilização, realizar em uma posição menos dolorosa para o acidentado. Caso a pessoa não seja capacitada, aguardar o atendimento especializado, evitando assim o agravamento das lesões durante o pré atendimento.
	Quais seriam os limites de atuação do técnico em segurança do trabalho nessa prática?
O primeiro procedimento em caso de acidente de trabalho deve ser prestar atendimento médico à vítima. Por conta disso, o técnico em segurança do trabalho deve ser devidamente treinado para prestar os primeiros socorros.
Afinal, este pré-atendimento pode evitar complicações futuras.
	
Realizar o preenchimento da CAT. Obrigatória por lei, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) existe para formalizar os casos de acidente ou doença ocupacional dos trabalhadores. Ela atua como uma maneira de garantir apoio ao funcionário acidentado através de documentação reconhecida. Sem ela, a vítima do acidente não consegue ter acesso aos benefícios destinados para tais ocasiões como obter o auxílio-doença acidentário, dar entrada no INSS e tirar o FGTS.
Próximo passo é conversar com testemunhas, as investigações de acidentes devem apurar o que, como e por que aconteceu. Além disso, é necessário entender como o acontecido poderia ter sido evitado. Somente com as informações a postos você poderá partir para o próximo passo, que é escrever a análise do acidente. Utilize as suas informações sólidas obtidas na versão do acidentado, das testemunhas e, até mesmo, nas informações do processo produtivo, afinal, o acidente pode ter ocorrido por conta de uma mudança ligada à produção, como falhas de manutenção, atrasos, etc.
	Cena 2 – Acidente com produto químico
	Como o acidente poderia ter sido evitado?
O colaborador estava sem os óculos de proteção e a máscara com filtro, usando o produto de forma inadequada, sem ver as orientações da FISPQ. Antes de utilizar qualquer produto químico deve-se ler atentamente o rotulo e seguir as recomendações de uso com segurança. Em caso de acidente devemos identificar o tipo de produto químico consultando a FISPQ que deve estar sempre disponível no local de trabalho e com os colaboradores que vão utilizar os produtos cientes delas, os produtos devem ser mantidos e conservados em ambientes fechados e seguro, deve ser utilizado na embalagem original.
	Quais seriam a avaliação do cenário do acidente e os procedimentos em ordem cronológica corretos para o atendimento de primeiros socorros no atendimento pré-hospitalar? (Para este item, as orientações e as condutas também devem levar em consideração o produto causador do acidente [desengraxante alcalino]).
De acordo com a FISPQ, tem que usar roupa de proteção (luvas de borracha nitrílica ou PVC, botas e óculos e protetor facial) e evitar o contato com os
	olhos. Lavar com água abundante ou recolha o produto com material absorvente (terra, areia, vermiculita, etc.). Neutralizar o material derramado, de preferência com cal.. Evitar atingir a terceiros. Todo material absorvente deve ser disposto em aterro sanitário.
Em contato com os olhos pode causa intensa irritação e queimaduras, e pode causar lesão da córnea, caso não se proceda aos primeiros socorros.
Medidas de primeiros socorros: Lavar os olhos com água em abundância por 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas, movimentando bem o olho.
Procurar um oftalmologista imediatamente, levando o rótulo do produto sempre que possível.