A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Como ter mais concentração nos estudos

Pré-visualização|Página 1 de 1

Como ter mais concentração nos estudos

Não importa o que você faça, está difícil se concentrar para estudar? Tem dias que é complicado mesmo, mas felizmente temos algumas dicas para você resolver o seu problema.

HTML image 0

Alimente-se e descanse no dia anterior

Parece algo bobo, não é? Mas é muito comum estudantes/concurseiros como nós nos empolgarmos e irmos "até o fim" quando estamos rendendo. Nessa tentativa de aproveitarmos ao máximo o nosso momento de rendimento, acabamos por esquecer algumas coisas básicas: como nos alimentarmos corretamente e descansar o necessário. Consequentemente, isso impacta diretamente no desempenho do dia seguinte ou até mais, gerando uma possível frustração e até cobrança por não conseguir repetir os feitos anteriores.

Desligue todos os aparelhos eletrônicos

Isso mesmo. Celular, computador e afins são grandes vilões da concentração. Quando decidir estudar, leve o seu compromisso à sério. Coloque seu celular no modo avião, desligue as notificações no computador e o que mais for necessário para que o seu estudo não seja interrompido.

Faça um cronograma de estudos, mas seja flexível

Fica muito mais fácil estudar quando sabemos certinho o que nos aguarda para aquele dia e quais são as metas a serem batidas.

Para mim, o que melhor funcionou foi "diluir" o conteúdo a ser estudado -- e, principalmente, revisado -- até uma específica data, deixando uma margem de segurança para possíveis imprevistos e levando em conta que eu teria que também revisar aquele conteúdo estudado no meio da programação (assunto para outro artigo). Assim que o planejamento era feito, todo domingo eu imprimia o quadro de estudo daquela semana. Se você prefere planejar os seus estudos semanalmente, domingo é o dia perfeito para sentar e montar o seu quadro.

Lembre-se de não ser muito duro consigo mesmo. Esforce-se para bater as suas metas, mas caso não consiga, não desanime. Respeite seu corpo, descanse e volte mais forte no dia seguinte. O importante é ter consistência.

Neste artigo abordei alguns passos para quem está com dificuldades para [re]começar os estudos/treinos e também sobre como balancear o seu rendimento de forma realista e sustentável.

Faça pequenas pausas entre as matérias

Se você estuda mais de uma matéria no dia, é importante dar um tempo entre uma matéria e outra por vários motivos: dentre deles está se desprender da matéria anterior e entrar com a mente com um "quadro branco" para a próxima. Use essa pausa também para relaxar um pouco. Levante-se da cadeira, alongue-se, dê uma volta pela casa. Use isso como um ritual entre cada matéria e veja a diferença nas próximas vezes ao iniciar a próxima matéria.

Estude em um local organizado e tranquilo

Saber escolher ou tornar o seu local de estudo um local adequado é um passo fundamental. São muitos os fatores no ambiente que influenciam diretamente na nossa concentração. É importante que ele:

  • seja bem arejado,
  • tenha a temperatura ideal (que você não passe frio ou calor),
  • possua a quantidade ideal de iluminação (para que você fique alerta),
  • conte com tudo o que você precisará durante o período de estudos,
  • seja silencioso;
  • seja livre de distrações ao máximo.


Música? Apenas instrumentais ou em línguas que você não entenda

A música pode ser realmente benéfica na hora de estudar, fazendo com que você se empolgue, fique mais alerta. No entanto, escutar músicas cuja letra você compreenda poderá mudar completamente o seu foco e prejudicar o seu estudo. Em vez de estudar, você se encontrará cantando a letra junto com a música.

Não sei se é o seu caso, mas eu sou fã de filmes, seriados e jogos, assim como sou das respectivas trilhas sonoras. Então quando eu sentia a necessidade de ouvir música para, por exemplo, me isolar de demais ruídos que me atrapalhavam na concentração, eu recorria às trilhas sonoras instrumentais.

Encontre a modalidade ideal

Esse aqui é um tópico a ser tratado com mais profundidade num artigo futuro. Em linhas gerais, é importante saber se você rende mais lendo PDFs, vendo videoaulas, indo às aulas presenciais, fazendo questões, fazendo resumos, etc. Não há respostas corretas, pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Se você tiver tempo, seria interessante que testasse os métodos e visse quais apresentam uma melhor retenção do conteúdo estudado e quais mantêm você mais motivado. Veja sobre a pirâmide de William Glasser no tópico complementar abaixo.

Estude sozinho

Embora num primeiro momento possa parecer mais interessante estudar em grupo para se sentir motivado ou buscar incentivo, muito provavelmente os amigos acabarão falando mais de outras coisas e as dúvidas ou questões importantes ficarão de lado.

Minha orientação é que você busque estudar sozinho por vários motivos, sendo alguns deles:

  • liberdade de horário;
  • metas definidas e ajustadas de acordo com a sua realidade, seus gostos, objetivos, etc.;
  • sem conversas paralelas;
  • estabelecer ritmo próprio, sem esperar por outros.


De acordo com a pirâmide de William Glasser abaixo, o estudante que apenas ouve o que outro explica possui um nível de retenção muito baixo. O estudo em grupo é válido se nele você for quem explica para os demais. Pois, para isso, você realmente terá que ter compreendido o conteúdo para conseguir ensinar outros.

HTML image 2

Beba água

Lembre-se de se manter hidratado durante os estudos. Do contrário, você terá dificuldade para se concentrar, podendo até mesmo ter alguma dor de cabeça insistente.

Crie um pequeno ritual antes de estudar

Além de ter descansado e se alimentado corretamente, ter um pequeno ritual antes de iniciar os estudos acaba preparando a sua mente para as etapas seguintes nos estudos. Aqui vão alguns exemplos do que pode ser feito:

  • desligar o celular;
  • preparar uma garrafa de água;
  • deixar todos os materiais necessários à mão;
  • organizar a mesa;
  • ir ao banheiro.

Respeite seu tempo

Cada pessoa costuma render mais nos estudos em determinado período do dia. Se você é mais produtivo de manhã e puder estudar nesse horário, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando perceber que está ficando mais difícil se concentrar ou que já não é mais possível, faça uma pequena pausa e volte mais tarde. É importante que mantenha intervalos regulares no estudo, e a frequência deles dependerá diretamente do seu ritmo.


Se você ainda não conhecia essas dicas, é importante ter em mente que mudar alguns hábitos pode levar algum tempo. Seja consistente e persista diariamente, pois assim os hábitos serão incorporados mais rápida e facilmente, tornando a concentração nos estudos apenas uma consequência natural.

Espero ter ajudado.

Até o próximo artigo!


HTML image 6

Fonte: @projetopolicia.com.br


HTML image 8

Instagram / Facebook / Telegram / Reddit