A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Técnica para se concentrar e render mais nos estudos

Pré-visualização|Página 1 de 1

Técnica para se concentrar e render mais nos estudos

Em outro artigo discorremos sobre fatores que possuem impacto direto na nossa concentração, como alimentação, ambiente e formas de estudo. Neste, vamos direto para uma técnica que pode ser aplicada para praticamente qualquer atividade que exija rendimento e concentração -- em especial, seus estudos: a técnica pomodoro.

Aposto como em algum momento você já ouviu esse nome, mesmo que naquele momento não soubesse do que se tratava.

É muito comum ao estarmos começando ou retomando os estudos termos dificuldade para nos concentrarmos. Da mesma forma, quem sentiu essa dificuldade foi Francesco Cirillo, na década de 1980, na Itália, ao não conseguir se manter focado nos estudos da faculdade.

Certo dia, na cozinha de sua casa, observou um cronômetro em forma de tomate (pomodoro, em italiano), e decidiu que iria se concentrar em determinada atividade por 10 minutos, usando o tal cronômetro para avisar quando o tempo terminasse. Foi então que surgiu a técnica pomodoro, que foi sendo aprimorada com o passar dos anos.

HTML image 0

Como funciona

O método, que é muito simples, consiste em se concentrar em determinada atividade por 25 minutos (equivalente a 1 pomodoro) e, logo após, fazer uma pequena pausa de 5 minutos para relaxar a mente.

Nessa pausa, vale se levantar, caminhar, se alongar ou fazer algo leve e relaxante, que não repita o mesmo esforço mental empregado na atividade feita durante os 25 minutos.

Após 4 pomodoros, deve-se fazer uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

HTML image 2

A prática

Agora que você sabe como a técnica pomodoro funciona, é importante saber o que fazer em determinados casos quando aplicar a teoria na prática:

Interrupção: caso aconteça de algum evento inadiável acontecer, como uma ligação importante que você realmente precisou atender, o ideal é que o pomodoro da vez seja reiniciado.

Sobrou tempo: se for o caso de você ter terminado a tarefa e o pomodoro não ter terminado, você pode aproveitar o tempo que sobrou para realizar alguma tarefa mais simples, como responder algum e-mail. Desta forma, o seu cérebro permanecerá no condicionamento de se manter focado durante os 25 minutos. No entanto, no caso de estudos, aconselho que a tarefa secundária não seja muito diferente da principal, ou que pelo menos seja dentro da mesma "temática". Você pode utilizar este tempo, por exemplo, para fazer uma rápida revisão da matéria que estava estudando, permanecendo dentro da mesma linha de raciocínio da tarefa principal.

Por que a técnica pomodoro é eficaz?

  • É uma excelente forma de você definir prioridades;
  • Permite que você se condicione a terminar as tarefas ou a render o máximo nesse período de 25 minutos ao impor uma pressão positiva;
  • Você aprende a lidar com procrastinação ao segmentar trabalhos maiores em pequenas etapas de 25 minutos;
  • Garante um melhor desempenho na realização das atividades ao não exceder a capacidade de concentração;
  • Estimula o foco e a concentração
  • Evita distrações
  • Propicia a satisfação ao atingir metas


Dicas

  • Evite usar o celular ou as redes sociais no intervalo menor, pois além de continuar cansando a sua vista (fazendo algo a curta distância, assim como é ao estudar), isso pode fazer você perder a noção da hora, ou se deparar com alguma situação que tire completamente o seu foco para o próximo pomodoro ou torne o retorno mais difícil de alguma forma.
  • Busque anotar quantos pomodoros foram feitos no dia e até quantos pomodoros leva para fazer atividades que sejam recorrentes na sua rotina. Isso ajudará a observar o seu rendimento no dia e quanto tempo leva para realizar determinadas atividades, ajudando na hora de se programar.
  • A forma mais eficiente para implementar a técnica pomodoro é utilizando um cronômetro simples e anotando em papel quantos pomodoros foram feitos. Assim, você seberá quando for o momento de fazer o intervalo maior.
  • Caso prefira utilizar algum app, existem diversos aplicativos disponíveis, mas para Android recomendo o

Brain Focus Productivity Timer


HTML image 4

Instagram / Facebook / Telegram / Reddit