Buscar

Seminário Interdisciplinar - Plano Organizacional

Prévia do material em texto

6
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
Maria Lidyanne Moraes Frota da Silva¹
Luan Gustavo Ferreira da Silva¹
José Ignácio Albuquerque²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este trabalho tem como objetivo apresentar o conhecimento sobre como o microempreendedor pode fazer um planejamento com a finalidade de abrir uma empresa em casa (Home Office). De acordo com os dados obtidos pelo site do G1 - Economia (2018), por meio do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas o país criou 2,5 milhões de novas empresas em 2018, batendo o recorde da série iniciada em 2010. De acordo com o indicador os novos negócios cresceram 15,1% na comparação com 2017 (quando surgiram 2,2 milhões de empreendimentos). Do total, os MEIs (microempreendedores individuais) foram a maioria em 2018, chegando a 81,4%. Por segmento, os serviços de alimentação predominaram, com participação de 8,2%. 
Mas afinal o que é ser MEI?
MEI significa Microempreendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Conforme o SEBRAE (2019, p. 7) “O processo de formalização é simples, rápido e gratuito e permite que o Microempreendedor possua um registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), além do certificado de Microempreendedor Individual e uma Inscrição Municipal.” Quando você se cadastra como um você tem a facilidade com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
Mas o que vem a ser planejamento?
“É um processo que equilibra os meios e os fins, entre recursos e objetivos, na busca da melhoria do funcionamento do sistema educacional. Compreende uma tomada de decisões sobre a ação que envolve busca de informações, elaboração de propostas, encontro de discussão, reunião de decisão e avaliação permanente. Prever as necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos, com o propósito de alcançar os objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas a partir do conhecimento e avaliação” (PADILHA, 2001, p. 30 -31).
Conforme defendido por Chiavenato (2004), o planejamento se estabelece na primeira função do processo administrativo, proporcionando a formação dos objetivos organizacionais, trabalhando/focando os recursos necessários para chegar a um resultado eficaz. Por isso, para uma melhor compreensão é necessário conhecer o seu conceito.
Com base nesta análise é de extrema importância que a empresa desenvolva um planejamento organizacional eficaz, mas para que isso aconteça é fundamental conhecer bem o seu mercado de atuação e o seu negócio, definir o propósito da empresa, sua missão, visão e valores, além de estabelecer as metas e os planos estratégicos bem definidos. Para isso se faz necessário a criação e utilização de ferramentas que contribuam para a análise dos objetivos desejados e por meio destas articular e estipular planos e metas.
Vamos falar sobre algumas ferramentas essenciais para a criação e execução do planejamento organizacional:
Análise SWOT
A análise SWOT serve para embasar a tomada de decisões. Esta análise estuda a competitividade de uma empresa por meio de quatro elementos: Força (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunites) e Ameaças (Threats).
Com ela, temos um diagnóstico completo sobre a empresa, o que reduz os riscos na hora de dar um passo importante, como explorar novos mercados, lançar um novo produto ou criar novas estratégias de marketing.
Portanto, a análise SWOT pode ajudar o negócio das seguintes formas:
· Dar mais segurança para a tomada de decisão
· Conhecer profundamente o cenário
· Compreender a posição em relação aos concorrentes
· Antecipar-se a movimentos externos
· Indicar alternativas de ação
A metodologia é bastante versátil e fácil de ser aplicada.
Por intermédio desta ferramenta é possível identificar:
· Forças (Strengths): Forças são elementos internos que promovem condições positivas para o desempenho da empresa. O empreendedor deve refletir sobre os pontos fortes do negócio. Ou seja, aquilo que se apresenta como uma vantagem competitiva. Ex: Empregados comprometidos, o preço, a qualidade do seu produto ou serviços; 
· Fraquezas (Weaknesses): São pontos negativos internos que enfraquecem o desenvolvimento da empresa, é preciso identificar tudo aquilo que o coloca em desvantagem e que, como consequência, o leva a perder vendas e clientes, além de gerar maiores gastos. Ex: Recursos financeiros limitados, empregados mal treinados e desinteressados, tecnologias desatualizadas;
· Oportunidades (Opportunities): São situações que ocorrem externamente e que criam condições favoráveis para o ambiente organizacional. Ex: novas tecnologias, rápido crescimento do mercado, falência da empresa rival;
· Ameaças (Threats): São elementos externos que podem impedir que a empresa obtenha sucesso. Ex: entrada de concorrentes, empresas rivais com novas estratégias, queda na atividade econômica.
Os 4 P’s do Marketing
A teoria dos 4 P’s do Marketing em si mapeia as variáveis ou elementos de mercado que uma marca terá que considerar ao fazer uma oferta a um determinado público-alvo e te permite formular seu posicionamento de marketing. Inicialmente eram 12 elementos, mas Jerome McCarthy simplificou os elementos para os famosos 4 P’s de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.
É importante saber o significado e como funciona cada um deles:
· Produto – solução que você está oferecendo, ou melhor, o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que você está oferecendo para o seu público. A maioria dos bons negócios nasce de problemas a serem resolvidos no mundo e o produto é a solução proposta para eles. Por exemplo, o McDonalds nasceu para resolver o problema de que as pessoas estavam cada vez com mais pressa para comer. O Google nasceu para indexar toda a informação do mundo no mesmo lugar.
· Praça – distribuição do produto/serviço. Onde o público que precisa dele está e quais são os canais de distribuição necessários para levar o produto ao público?
· Preço – valor monetário que será cobrado ao entregar o produto/serviço ao público. Muita gente acha que precificação é uma mera questão de pagar os custos, mas na verdade ele é um dos atributos de marketing mais importantes, pois vai ser o coração da sua estratégia de posicionamento.
· Promoção – comunicação que será utilizada para persuadir o seu cliente a comprar o seu produto. Consistem em propaganda, incentivos de curto prazo, como amostras, descontos e relações públicas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
FIGURA I – ANÁLISE SWOT
Figura 1 Fonte: CASAROTTO (2018) Disponível em: https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/
FIGURA II – Os 4 Ps do Marketing
Figura 1 Fonte: Ghermandi (2016) Disponível em: https://blog.luz.vc/o-que-e/posicionamento-de-marketing/
4. CONTEXTUALIZAÇÃO DO REGISTRO FOTOGRÁFICO
A figura 1 analisa o ambiente interno o que torna possível verificar quais são as forças e as fraquezas da empresa, fatores que colocam a em vantagem ou desvantagem em relação à concorrência, aumentando as suas forças e utilizando estratégias para diminuir as fraquezas. Embora a análise interna olhe para dentro de casa, é preciso estar de olho também nos que os vizinhos (os concorrentes) estão fazendo. Já as situações do ambiente externo, as oportunidades e ameaças, não são controláveis, nenhuma ação da empresa pode influenciar sua existência. Elas simplesmente estão lá, porém cabem aos seus gerentes a verificação das oportunidades criando metodologias que tragam benefícios a empresa e reduzam as ameaças. 
A figura 2 mostra os 4 elementos básicos também chamado de Mix de Marketing ou Composto de Marketing que compõe a estratégia utilizada pela empresa que tende a crescer e a conquistar o público quando esses 4 estão equilibrados, mas para isso é necessário entender como funciona cada um desses elementos, são eles: Preço, Praça, Produto e Promoção. Esse Planejamento estratégico é essencial para alcançar o público desejado e obter resultadospositivos. Colocar em equilíbrio essas quatro variáveis exige muito estudo e esforço na hora de aplicar na prática. Mas quando você consegue achar esse equilíbrio, fica muito mais fácil de atingir as metas e objetivos traçados.
5. CONCLUSÃO
É possível notar que os autores seguem uma linha de raciocínio que indica a necessidade de um excelente planejamento para que a empresa, seja ela pequena ou grande, obtenha o sucesso no mercado.
O planejamento tem o dever de pensar no futuro da organização, fazendo planos e metas, utilizando de ferramentas com o intuito que obtenha êxito ao executar este processo.
O estudo deste seminário voltou-se sobre a Análise SWOT e os 4P’s do Marketing. Estas duas ferramentas são apontadas como opções de métodos de planejamento para os empreendimentos. 
A análise SWOT é, portanto, perfeitamente adequada para ser aplicada a empresas de pequeno a grande porte ou home office a multinacionais. Ela é usada para estudar um setor ou mercado econômico e uma entidade definida dentro deste conjunto. Ao destacar os pontos fortes e fracos do conjunto em questão, é possível identificar as oportunidades e ameaças que ele apresenta à empresa. Fazendo com que ela esteja preparada para obstáculos a que venha enfrentar e conseguir mantê-la no mercado. Usar essa ferramenta é como estudar a relevância e a coerência de ações futuras.
	Quando o Composto de Marketing ou Mix de Marketing como o termo sugere, é de fato uma mistura de muitas ferramentas táticas de marketing. É o conjunto de fatores na qual uma empresa utiliza para alavancar e fazer com que o consumidor utilize seus produtos ou serviços. O papel do mix de marketing é sintetizar as qualidades visíveis e invisíveis de um produto com as aspirações dos clientes-alvo. Com essa ferramenta é possível criar uma sinergia e chegar ao consenso que: “O todo é maior que a soma de suas partes”.
REFERÊNCIAS
CASAROTTO, Camila. Análise SWOT (ou Análise FOFA) é a sigla em para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). É uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. Rock Content, 2018. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/> Acesso em: 30 jun 2019 às 21:32h,
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.610p. 
GHERMANDI, Filippo. Como Definir o Posicionamento de Marketing de uma Marca. Planilhas Empresariais, 2016. Disponível em: <https://blog.luz.vc/o-que-e/posicionamento-de-marketing/> Acesso em: 30 jun 2019 às 21:17h.
GUIA COMPLETO PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL – COM ALTERAÇÕES DA LEI GERAL. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/BA/Anexos/guia_do_microempreendedor_(2).pdf> Acesso em: 30 jun 2019 às 20:51h.
G1 ECONOMIA. Brasil criou 2,5 milhões de empresas em 2018; mais de 80% eram MEIs. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/03/26/brasil-criou-25-milhoes-de-empresas-em-2018-mais-de-80percent-eram-meis.ghtml> Acesso em: 30 jun 2019 às 18:50h.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola/ Paulo Roberto Padilha – São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2007-2/T1-3SF/Planejamento_Pol%EDtico_Pedag%F3gico.pdf> Acesso em: 30 jun 2019 às 21:13h.
1 Maria Lidyanne Moraes Frota da Silva; Luan Gustavo Ferreira da Silva - Acadêmicos
2 José Ignácio Albuquerque - Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - 01/07/19

Outros materiais